Canais de distribuição: levantamento da percepção dos clientes em relação ao Broker em uma empresa do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Fernando Bonfim de Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1183
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar se os clientes estão satisfeitos com os resultados da atuação do Broker em seu negócio, averiguando qual a percepção com relação a sua atuação. Novos padrões de distribuição, dentro do campo da logística, sobrevêm como alternativas de maneira a resultar em benefícios para a cadeia distributiva, entre os quais encontra-se o broker, para atender as demandas exteriorizadas pelo mercado, propiciando à indústria, mediante este intermediário, atender o varejo particularizadamente, satisfazendo suas necessidades. A satisfação dos clientes é essencial às empresas, onde a captação das informações destes acerca de produtos e serviços, proporcionam a identificação de oportunidades e melhoria de desempenho. O referencial teórico alicerça-se em temáticas abordando os canais de distribuição e suas características, os canais de marketing com seus tipos, estruturas e funções, bem como o marketing de relacionamento. Dentro deste contexto, com o propósito de aferir o grau de satisfação conferidos aos atributos dos serviços prestados na dimensão dos canais de distribuição, foram estabelecidos indicadores e variáveis associados a questões explorando estes atributos. O instrumento de pesquisa foi aplicado em 352 empresas pertencentes ao setor supermercadista consoante a classificação Nielsen para número de checkouts. Os dados obtidos foram tratados mediante ferramenta estatística que legitimou a sua consistência, sendo submetidos a análises estatísticas descritivas: frequência absoluta e relativa, medidas de posição e dispersão, bem como os coeficientes de variação, assimetria e correlação de Pearson. Conforme as evidências apresentadas, fundamentado nos resultados da pesquisa empírica, pode-se atestar que os clientes estão satisfeitos com os resultados da atuação do Broker em seu negócio. Neste cenário, oferecendo um aporte à organização tratada neste estudo, ao entender a percepção dos clientes acerca dos serviços prestados, obtiveram-se importantes informações que poderão ser usadas como elementos diferenciais em sua competitividade, aplicando-as visando intensificar a satisfação dos atuais e futuros clientes.
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A satisfação dos clientes é essencial às empresas, onde a captação das informações destes acerca de produtos e serviços, proporcionam a identificação de oportunidades e melhoria de desempenho. O referencial teórico alicerça-se em temáticas abordando os canais de distribuição e suas características, os canais de marketing com seus tipos, estruturas e funções, bem como o marketing de relacionamento. Dentro deste contexto, com o propósito de aferir o grau de satisfação conferidos aos atributos dos serviços prestados na dimensão dos canais de distribuição, foram estabelecidos indicadores e variáveis associados a questões explorando estes atributos. O instrumento de pesquisa foi aplicado em 352 empresas pertencentes ao setor supermercadista consoante a classificação Nielsen para número de checkouts. Os dados obtidos foram tratados mediante ferramenta estatística que legitimou a sua consistência, sendo submetidos a análises estatísticas descritivas: frequência absoluta e relativa, medidas de posição e dispersão, bem como os coeficientes de variação, assimetria e correlação de Pearson. Conforme as evidências apresentadas, fundamentado nos resultados da pesquisa empírica, pode-se atestar que os clientes estão satisfeitos com os resultados da atuação do Broker em seu negócio. Neste cenário, oferecendo um aporte à organização tratada neste estudo, ao entender a percepção dos clientes acerca dos serviços prestados, obtiveram-se importantes informações que poderão ser usadas como elementos diferenciais em sua competitividade, aplicando-as visando intensificar a satisfação dos atuais e futuros clientes.In this study, we pursue to examine customer satisfaction towards logistics’ brokerage freight forwarding, through an inquiry into their perception with regard to their brokers’ performance. New distribution patterns, within the field of logistics, emerge as alternative processes, largely benefiting retail outlets’ supply chains, with highlight to logistics brokerage, for its potential to enhance the industry’s resourcefulness to meet customized retail outlet’s demands. Customer’s perception is germane for the logistics industry, and environmental scanning on its products and services allows businesses to exploit opportunities and enhance competitive performance. Our theoretical background, construes from the assessment of distribution channels’ main features, structures and roles, as well as relationship marketing strategies. In order to measure customers’ satisfaction regarding brokerage services in distribution channels’ main features, we organized questions reflecting their key performance indicators. We conducted a survey research based on Nielsen’s checkout heuristics, with 352 respondents from the Brazilian Supermarket industry located in the Federal District. Data obtained, were processed and validated through statistical analysis and consistency checking, bringing about, among other data, descriptive statistics (frequency and relative frequency distribution; mean and standard deviation) as well as correlation analysis (coefficient of variation; Pearson’s skewness and correlation coefficients). Construing from an in-depth exploration of our survey, in light of our methodological background, our findings suggest an overall customer satisfaction towards brokerage services in the industry. Some insights, were developed from our findings in terms of key customers’ perceptions, giving room to recommendations for further research, which could provide the enhancement of competitive advantages for firms in the industry.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Gestão, Educação e TecnologiasBrasilUEGUEG ::Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão, Educação e TecnologiasAlmeida, Francisco Alberto Severo dehttps://orcid.org/0000-0002-0302-2059http://lattes.cnpq.br/9726256942245687Almeida, Francisco Alberto Severo deSerpa, Luiz FelipeAvellar, Sérgio Oswaldo de CarvalhoCoelho, Fernando Bonfim de Carvalho2023-04-21T00:35:51Z2023-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/octet-streamCOELHO, Fernando Bonfim de Carvalho. Canais de distribuição: levantamento da percepção dos clientes em relação ao Broker em uma empresa do Distrito Federal. 2023. 143 f. 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