Autoavaliação do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR – UEG: constituição da cultura institucional avaliativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Aline
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1051
Resumo: Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a cultura da autoavaliação do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (CEAR) no período de 2015 a 2020 e a sua relação com a atual reforma administrativa da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Entende- se a cultura avaliativa como parte dos processos autoavaliativos de uma instituição e que esteja de acordo com o contexto no qual está inserida, indo além, portanto, de uma etapa meramente burocrática, uma vez que deve possibilitar reflexões sobre a sua missão e as exigências da educação de qualidade. Investiga-se, assim, a trajetória e a cultura da autoavaliação e como essa cultura tem se constituído no CEAR, além da relação que estabelece com a atual reforma administrativa da UEG. Para compreender melhor os significados e conceitos da autoavaliação na educação superior e para dar base à pesquisa, autores como Dias Sobrinho (2003; 2008; 2010; 2013), Campos (2019) e Cruz e Lima (2019), dentre outros, dão suporte aos debates postos pela pesquisa. Compreendendo que o CEAR oferta graduação na modalidade da educação a distância, é indispensável conhecer também as particularidades que o campo de estudo apresenta em face do crescente aumento de cursos de graduação nessa modalidade. A pesquisa é de abordagem qualitativa e utiliza como estratégia de pesquisa o estudo de caso. O levantamento dos dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental de normas e diretrizes sobre a avaliação institucional da educação superior, além de outros documentos sobre o processo de autoavaliação encontrados no sítio da instituição, tais como os relatórios que trazem os resultados dos processos de autoavaliação. Por fim, realizou-se a pesquisa de campo, mediante entrevistas semiestruturadas com os envolvidos nas etapas da autoavaliação e representantes de diferentes segmentos: gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes. A pesquisa é relevante porque estudos anteriores mostraram a importância dos processos autoavaliativos nas Instituições de Educação Superior (IES) e os impactos positivos que nelas provoca esse processo de construção de uma cultura avaliativa. As análises apontam para diferentes visões sobre a avaliação institucional da UEG, a autoavaliação no CEAR e a divulgação dessas, de acordo com os participantes da pesquisa. Enquanto os representantes de cargos de gestão compreendem a importância do processo de autoavaliação e seus certames, os representantes dos técnicos e dos discentes desconhecem o processo. Os dados mostram também que não há, na construção dos relatórios de autoavaliação, especificidades da modalidade a distância. Outro ponto de análise foi a reforma administrativa de 2020, que impossibilitou a representação de um membro do CEAR na Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEG, devido à sobrecarga de trabalho causada pela supressão de alguns cargos. Esses dados apontam para um desmantelamento da construção da cultura avaliativa no CEAR, que perdeu sua representação no processo avaliativo da UEG, o que inviabilizou as discussões da modalidade a distância e sua atuação na instituição. A análise dos dados e dos referenciais permitem concluir que a constituição de uma cultura avaliativa no CEAR-UEG ainda é frágil e não obteve sucesso.
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Entende- se a cultura avaliativa como parte dos processos autoavaliativos de uma instituição e que esteja de acordo com o contexto no qual está inserida, indo além, portanto, de uma etapa meramente burocrática, uma vez que deve possibilitar reflexões sobre a sua missão e as exigências da educação de qualidade. Investiga-se, assim, a trajetória e a cultura da autoavaliação e como essa cultura tem se constituído no CEAR, além da relação que estabelece com a atual reforma administrativa da UEG. Para compreender melhor os significados e conceitos da autoavaliação na educação superior e para dar base à pesquisa, autores como Dias Sobrinho (2003; 2008; 2010; 2013), Campos (2019) e Cruz e Lima (2019), dentre outros, dão suporte aos debates postos pela pesquisa. Compreendendo que o CEAR oferta graduação na modalidade da educação a distância, é indispensável conhecer também as particularidades que o campo de estudo apresenta em face do crescente aumento de cursos de graduação nessa modalidade. A pesquisa é de abordagem qualitativa e utiliza como estratégia de pesquisa o estudo de caso. O levantamento dos dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental de normas e diretrizes sobre a avaliação institucional da educação superior, além de outros documentos sobre o processo de autoavaliação encontrados no sítio da instituição, tais como os relatórios que trazem os resultados dos processos de autoavaliação. Por fim, realizou-se a pesquisa de campo, mediante entrevistas semiestruturadas com os envolvidos nas etapas da autoavaliação e representantes de diferentes segmentos: gestores, docentes, técnicos administrativos e discentes. A pesquisa é relevante porque estudos anteriores mostraram a importância dos processos autoavaliativos nas Instituições de Educação Superior (IES) e os impactos positivos que nelas provoca esse processo de construção de uma cultura avaliativa. As análises apontam para diferentes visões sobre a avaliação institucional da UEG, a autoavaliação no CEAR e a divulgação dessas, de acordo com os participantes da pesquisa. Enquanto os representantes de cargos de gestão compreendem a importância do processo de autoavaliação e seus certames, os representantes dos técnicos e dos discentes desconhecem o processo. Os dados mostram também que não há, na construção dos relatórios de autoavaliação, especificidades da modalidade a distância. Outro ponto de análise foi a reforma administrativa de 2020, que impossibilitou a representação de um membro do CEAR na Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEG, devido à sobrecarga de trabalho causada pela supressão de alguns cargos. Esses dados apontam para um desmantelamento da construção da cultura avaliativa no CEAR, que perdeu sua representação no processo avaliativo da UEG, o que inviabilizou as discussões da modalidade a distância e sua atuação na instituição. A análise dos dados e dos referenciais permitem concluir que a constituição de uma cultura avaliativa no CEAR-UEG ainda é frágil e não obteve sucesso.This dissertation has as its research object the culture of self-assessment of the Network Teaching and Learning Center (CEAR) in the period from 2015 to 2020 and its relationship with the current administrative reform of the State University of Goiás (UEG). The evaluative culture is understood as part of the self-evaluative processes of an institution and that is in accordance with the context in which it is inserted, in addition to a simply bureaucratic step, which should allow reflections on its mission and requirements of quality education. The trajectory and culture of self-assessment is investigated, and how this culture has been constituted at CEAR, in addition to the relationship it establishes with the current administrative reform of the UEG. To better understand the meanings and concepts of self-assessment in higher education and to support the research, authors such as Dias Sobrinho (2003; 2008; 2010; 2013), Campos (2019) and Cruz e Lima (2019), and others, support the debates posed by the research. Understanding that CEAR offers graduation in the distance education modality, it is also essential to know the particularities that the field of study presents with the increasing increase of graduation courses in this modality. The research is qualitative and uses the case study as a type of research. Data collection was carried out through a literature review and research of documents of norms and guidelines on the institutional evaluation of higher education, in addition to other documents about the self-evaluation process found on the institution's website, such as the reports that bring the results of self-assessment processes. Finally, field research was arried out, through semi-structured interviews with those involved in the self-assessment stages and representatives of different segments: managers, teachers, administrative technicians and students. Finally, field research was carried out, through previously structured interviews with those involved in the self-assessment stages and representatives of different segments: managers, teachers, administrative technicians and students. The research is relevant because previous studies show the importance of self- assessment processes in Higher Education Institutions (IES) and the positive impacts that this process of building an evaluative culture causes in them. The analyzes point to different views on the institutional assessment of the UEG, the self-assessment at CEAR and its dissemination, according to the research participants. While representatives of management positions understand the importance of the self-assessment process and its consequences, representatives of technicians and students are unaware of the process. The data also show that, in the construction of self-assessment reports, there are no specificities of the distance modality. Another point of analysis was the 2020 administrative reform, which made it impossible for a member of CEAR to be represented in the UEG's Own Assessment Commission (CPA), due to the cuts in the center's management and coordination positions, resulting from a mass dismissal promoted by the government of the State of Goiás in 2019. These data point to the deconstruction of the evaluative culture at CEAR, which lost its representation in the UEG evaluative process, which made the discussions of the distance modality and its performance in the institution unfeasible. The analysis of data and references allow us to conclude that the constitution of an evaluative culture at CEAR-UEG is still fragile and has not been successful.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Yara Fonseca de Oliveira ehttp://lattes.cnpq.br/1269420694190937Silva, Yara Fonseca de Oliveira eCastro, Raimundo Márcio Mota deLima, Daniela da Costa Britto PereiraAlmeida, Aline2022-05-09T17:49:38Z2022-03-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, A. Autoavaliação do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede – CEAR – UEG: constituição da cultura institucional avaliativa. 2022. 123 f. 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