Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766 |
Resumo: | Esta pesquisa foi motivada pela experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em específico, no que se refere à prática de leitura de literatura na escola. A partir dessa motivação, o objetivo principal deste trabalho visa contribuir com a área de Letras no sentido de buscar algumas possibilidades de o professor atuar como mediador, levando seus alunos a se tornarem competentes na leitura literária. A fundamentação teórica está assentada, principalmente, nas ideias de Antonio Candido (1972; 1988) acerca do valor da literatura para a formação humana do indivíduo, bem como de Rildo Cosson (2012) a respeito da necessidade do letramento literário para a formação do leitor. Foram propostas e executadas, por meio de uma pesquisa de campo, oficinas literárias no Ensino Médio. Os resultados obtidos permitem apontar que as oficinas literárias são um método efetivo de letramento literário, pois as atividades realizadas despertaram o envolvimento e a criticidade dos alunos participantes. |
id |
UEG-2_85c61bce4e863c8a8d69049d1a9121ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2:tede/766 |
network_acronym_str |
UEG-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médioLeituraLetramento literárioOficinas literáriasProfessor mediadorLeitorReadingLiterary literacyLiterary workshopsReaderMediating teacherLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa foi motivada pela experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em específico, no que se refere à prática de leitura de literatura na escola. A partir dessa motivação, o objetivo principal deste trabalho visa contribuir com a área de Letras no sentido de buscar algumas possibilidades de o professor atuar como mediador, levando seus alunos a se tornarem competentes na leitura literária. A fundamentação teórica está assentada, principalmente, nas ideias de Antonio Candido (1972; 1988) acerca do valor da literatura para a formação humana do indivíduo, bem como de Rildo Cosson (2012) a respeito da necessidade do letramento literário para a formação do leitor. Foram propostas e executadas, por meio de uma pesquisa de campo, oficinas literárias no Ensino Médio. Os resultados obtidos permitem apontar que as oficinas literárias são um método efetivo de letramento literário, pois as atividades realizadas despertaram o envolvimento e a criticidade dos alunos participantes.This research was motivated by professional experience as a teacher of Portuguese Language and Literature in Basic Education, in particular, with regard to the practice of reading literature at school. Based on this motivation, the main objective of this work aims to contribute to the area of Letters in order to seek some possibilities for the teacher to act as a mediator, leading his students to become competent in literary reading. The theoretical foundation is based, mainly, on the ideas of Antonio Candido (1972; 1988) about the value of literature for the human formation of the individual, as well as Rildo Cosson (2012) regarding the need for literary literacy for the formation of the reader. Literary workshops in high school were proposed and carried out through field research. The results obtained allow us to point out that literary workshops are an effective method of literary literacy, since the activities carried out aroused the involvement and criticality of the participating students.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)David, Nismária Alveshttp://lattes.cnpq.br/6682621513643586David, Nismária Alveshttp://lattes.cnpq.br/6682621513643586Araújo, Márcia Maria de Melohttp://lattes.cnpq.br/4274917871675439Sales, Paulo Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2235713534521313Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral2021-08-19T01:57:41Z2020-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMUNIZ, Aline de Assis Rodrigues do Amaral. Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-08-19T01:57:41Zoai:tede2:tede/766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-08-19T01:57:41Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio |
title |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio |
spellingShingle |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral Leitura Letramento literário Oficinas literárias Professor mediador Leitor Reading Literary literacy Literary workshops Reader Mediating teacher LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio |
title_full |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio |
title_fullStr |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio |
title_sort |
Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio |
author |
Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral |
author_facet |
Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
David, Nismária Alves http://lattes.cnpq.br/6682621513643586 David, Nismária Alves http://lattes.cnpq.br/6682621513643586 Araújo, Márcia Maria de Melo http://lattes.cnpq.br/4274917871675439 Sales, Paulo Alberto da Silva http://lattes.cnpq.br/2235713534521313 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Letramento literário Oficinas literárias Professor mediador Leitor Reading Literary literacy Literary workshops Reader Mediating teacher LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
Leitura Letramento literário Oficinas literárias Professor mediador Leitor Reading Literary literacy Literary workshops Reader Mediating teacher LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
Esta pesquisa foi motivada pela experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em específico, no que se refere à prática de leitura de literatura na escola. A partir dessa motivação, o objetivo principal deste trabalho visa contribuir com a área de Letras no sentido de buscar algumas possibilidades de o professor atuar como mediador, levando seus alunos a se tornarem competentes na leitura literária. A fundamentação teórica está assentada, principalmente, nas ideias de Antonio Candido (1972; 1988) acerca do valor da literatura para a formação humana do indivíduo, bem como de Rildo Cosson (2012) a respeito da necessidade do letramento literário para a formação do leitor. Foram propostas e executadas, por meio de uma pesquisa de campo, oficinas literárias no Ensino Médio. Os resultados obtidos permitem apontar que as oficinas literárias são um método efetivo de letramento literário, pois as atividades realizadas despertaram o envolvimento e a criticidade dos alunos participantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-06 2021-08-19T01:57:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MUNIZ, Aline de Assis Rodrigues do Amaral. Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766 |
identifier_str_mv |
MUNIZ, Aline de Assis Rodrigues do Amaral. Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020. |
url |
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade Brasil UEG Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
collection |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bibliotecaunucet@ueg.br|| |
_version_ |
1799944608588759040 |