Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766
Resumo: Esta pesquisa foi motivada pela experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em específico, no que se refere à prática de leitura de literatura na escola. A partir dessa motivação, o objetivo principal deste trabalho visa contribuir com a área de Letras no sentido de buscar algumas possibilidades de o professor atuar como mediador, levando seus alunos a se tornarem competentes na leitura literária. A fundamentação teórica está assentada, principalmente, nas ideias de Antonio Candido (1972; 1988) acerca do valor da literatura para a formação humana do indivíduo, bem como de Rildo Cosson (2012) a respeito da necessidade do letramento literário para a formação do leitor. Foram propostas e executadas, por meio de uma pesquisa de campo, oficinas literárias no Ensino Médio. Os resultados obtidos permitem apontar que as oficinas literárias são um método efetivo de letramento literário, pois as atividades realizadas despertaram o envolvimento e a criticidade dos alunos participantes.
id UEG-2_85c61bce4e863c8a8d69049d1a9121ed
oai_identifier_str oai:tede2:tede/766
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médioLeituraLetramento literárioOficinas literáriasProfessor mediadorLeitorReadingLiterary literacyLiterary workshopsReaderMediating teacherLINGUISTICA, LETRAS E ARTESEsta pesquisa foi motivada pela experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em específico, no que se refere à prática de leitura de literatura na escola. A partir dessa motivação, o objetivo principal deste trabalho visa contribuir com a área de Letras no sentido de buscar algumas possibilidades de o professor atuar como mediador, levando seus alunos a se tornarem competentes na leitura literária. A fundamentação teórica está assentada, principalmente, nas ideias de Antonio Candido (1972; 1988) acerca do valor da literatura para a formação humana do indivíduo, bem como de Rildo Cosson (2012) a respeito da necessidade do letramento literário para a formação do leitor. Foram propostas e executadas, por meio de uma pesquisa de campo, oficinas literárias no Ensino Médio. Os resultados obtidos permitem apontar que as oficinas literárias são um método efetivo de letramento literário, pois as atividades realizadas despertaram o envolvimento e a criticidade dos alunos participantes.This research was motivated by professional experience as a teacher of Portuguese Language and Literature in Basic Education, in particular, with regard to the practice of reading literature at school. Based on this motivation, the main objective of this work aims to contribute to the area of Letters in order to seek some possibilities for the teacher to act as a mediator, leading his students to become competent in literary reading. The theoretical foundation is based, mainly, on the ideas of Antonio Candido (1972; 1988) about the value of literature for the human formation of the individual, as well as Rildo Cosson (2012) regarding the need for literary literacy for the formation of the reader. Literary workshops in high school were proposed and carried out through field research. The results obtained allow us to point out that literary workshops are an effective method of literary literacy, since the activities carried out aroused the involvement and criticality of the participating students.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)David, Nismária Alveshttp://lattes.cnpq.br/6682621513643586David, Nismária Alveshttp://lattes.cnpq.br/6682621513643586Araújo, Márcia Maria de Melohttp://lattes.cnpq.br/4274917871675439Sales, Paulo Alberto da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2235713534521313Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral2021-08-19T01:57:41Z2020-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMUNIZ, Aline de Assis Rodrigues do Amaral. Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-08-19T01:57:41Zoai:tede2:tede/766Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-08-19T01:57:41Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
title Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
spellingShingle Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral
Leitura
Letramento literário
Oficinas literárias
Professor mediador
Leitor
Reading
Literary literacy
Literary workshops
Reader
Mediating teacher
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
title_full Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
title_fullStr Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
title_full_unstemmed Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
title_sort Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio
author Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral
author_facet Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv David, Nismária Alves
http://lattes.cnpq.br/6682621513643586
David, Nismária Alves
http://lattes.cnpq.br/6682621513643586
Araújo, Márcia Maria de Melo
http://lattes.cnpq.br/4274917871675439
Sales, Paulo Alberto da Silva
http://lattes.cnpq.br/2235713534521313
dc.contributor.author.fl_str_mv Muniz, Aline de Assis Rodrigues do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Letramento literário
Oficinas literárias
Professor mediador
Leitor
Reading
Literary literacy
Literary workshops
Reader
Mediating teacher
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Leitura
Letramento literário
Oficinas literárias
Professor mediador
Leitor
Reading
Literary literacy
Literary workshops
Reader
Mediating teacher
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Esta pesquisa foi motivada pela experiência profissional como docente de Língua Portuguesa e Literatura na Educação Básica, em específico, no que se refere à prática de leitura de literatura na escola. A partir dessa motivação, o objetivo principal deste trabalho visa contribuir com a área de Letras no sentido de buscar algumas possibilidades de o professor atuar como mediador, levando seus alunos a se tornarem competentes na leitura literária. A fundamentação teórica está assentada, principalmente, nas ideias de Antonio Candido (1972; 1988) acerca do valor da literatura para a formação humana do indivíduo, bem como de Rildo Cosson (2012) a respeito da necessidade do letramento literário para a formação do leitor. Foram propostas e executadas, por meio de uma pesquisa de campo, oficinas literárias no Ensino Médio. Os resultados obtidos permitem apontar que as oficinas literárias são um método efetivo de letramento literário, pois as atividades realizadas despertaram o envolvimento e a criticidade dos alunos participantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-06
2021-08-19T01:57:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MUNIZ, Aline de Assis Rodrigues do Amaral. Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766
identifier_str_mv MUNIZ, Aline de Assis Rodrigues do Amaral. Práticas de leitura por meio de oficinas literárias no ensino médio. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1799944608588759040