Práticas possíveis : criação e fruição da poesia em meio digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Nara Rúbia Gomes Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/849
Resumo: A sociedade contemporânea se encontra sob expressivas mudanças que foram aceleradas pelos avanços científicos e tecnológicos, juntamente com as transformações sociais que revolucionaram as formas de comunicação verbal, de leitura e de escrita, caracterizando o estágio civilizatório reconhecido como Cibercultura. Esta, por sua vez, promoveu alterações significativas no modo como autor e leitor passaram a se relacionar com o texto, consideradas as novas práticas sociais, na perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2013a). Os gêneros literários passaram, assim, a incorporar novas linguagens, formas e texturas próprias das artes visuais e ainda ganharam novos meios e suportes, como a hipermídia, que se faz relevante por instaurar novas materialidades à criação literária. Nesse sentido, esta pesquisa buscou investigar o tema: “Poéticas possíveis: criação e fruição da poesia em meio digital”, a fim de compreender os processos de produção e fruição do texto poético digital, visando oferecer estratégias metodológicas possíveis para a apreciação estética de poesia e o exercício da escrita criativa, em meio digital. Objetivou-se, dessa forma, demonstrar os procedimentos que favoreceram a passagem da palavra à imagem, no processo de transcriação do texto poético impresso ao formato digital, considerando as especificidades da hipermídia. Para isso, foi traçado um percurso histórico que contemplasse poemas concretos e digitais produzidos por artistas portugueses e brasileiros, ao longo desse processo. Com vistas a explorar a experiência de criação e fruição da poesia digital, a pesquisa contemplou também a interatividade com o blog Poemário, do web-poeta português Rui Torres, constituído de motores textuais para produção de poemas digitais, tendo em vista os procedimentos da “escrileitura”, na concepção de Barbosa (2003) e da “escrita criativa”, de Bom (1999) e Mancelos (2007). A metodologia envolveu a investigação qualitativa, compreendendo os princípios da pesquisa- ação, com suporte bibliográfico, para apresentar e discutir concepções teóricas acerca da literatura eletrônica, da ciberliteratura e da Cibercultura. Na pesquisa de campo, foram ministradas a professores de quatro escolas da rede pública e particular de ensino de Goiânia, oficinas de leitura e fruição de poesia em meio digital que buscaram verificar como se efetiva o trabalho com a literatura eletrônica na escola de hoje. Tais procedimentos fizeram-se oportunos para discutir propostas didático-pedagógicas que favorecessem a fruição e a criação de poesia digital em sala de aula. Os resultados apontam que a poesia digital é bem pouco conhecida e explorada em aulas de leitura e escrita pela grande maioria dos professores e que o motivo de se evitar um trabalho pedagógico com a poesia digital ocorre mais pela pouca familiaridade dos professores com as tecnologias de modo geral e com a própria ciberliteratura, em particular, que por falta de recursos materiais na escola. Dessa forma, pode-se concluir que a realidade do ensino formal tem se apresentado, por vezes, desanimadora, entretanto, é passível de ser revertida, se houver capacitação e estrutura física e pedagógica nas escolas. Faz-se necessário, sobretudo, desenvolver, no meio escolar, um trabalho pedagógico criterioso e criativo para fomentar o exercício da leitura, sobretudo do texto poético digital, a fim de se alcançar um ensino contemporâneo, que acompanhe as práticas sociais dos alunos, promovendo assim a capacidade criativa deles, diante das demandas de letramento que contemplam os multimeios e as multissemioses.
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Os gêneros literários passaram, assim, a incorporar novas linguagens, formas e texturas próprias das artes visuais e ainda ganharam novos meios e suportes, como a hipermídia, que se faz relevante por instaurar novas materialidades à criação literária. Nesse sentido, esta pesquisa buscou investigar o tema: “Poéticas possíveis: criação e fruição da poesia em meio digital”, a fim de compreender os processos de produção e fruição do texto poético digital, visando oferecer estratégias metodológicas possíveis para a apreciação estética de poesia e o exercício da escrita criativa, em meio digital. Objetivou-se, dessa forma, demonstrar os procedimentos que favoreceram a passagem da palavra à imagem, no processo de transcriação do texto poético impresso ao formato digital, considerando as especificidades da hipermídia. Para isso, foi traçado um percurso histórico que contemplasse poemas concretos e digitais produzidos por artistas portugueses e brasileiros, ao longo desse processo. Com vistas a explorar a experiência de criação e fruição da poesia digital, a pesquisa contemplou também a interatividade com o blog Poemário, do web-poeta português Rui Torres, constituído de motores textuais para produção de poemas digitais, tendo em vista os procedimentos da “escrileitura”, na concepção de Barbosa (2003) e da “escrita criativa”, de Bom (1999) e Mancelos (2007). A metodologia envolveu a investigação qualitativa, compreendendo os princípios da pesquisa- ação, com suporte bibliográfico, para apresentar e discutir concepções teóricas acerca da literatura eletrônica, da ciberliteratura e da Cibercultura. Na pesquisa de campo, foram ministradas a professores de quatro escolas da rede pública e particular de ensino de Goiânia, oficinas de leitura e fruição de poesia em meio digital que buscaram verificar como se efetiva o trabalho com a literatura eletrônica na escola de hoje. Tais procedimentos fizeram-se oportunos para discutir propostas didático-pedagógicas que favorecessem a fruição e a criação de poesia digital em sala de aula. Os resultados apontam que a poesia digital é bem pouco conhecida e explorada em aulas de leitura e escrita pela grande maioria dos professores e que o motivo de se evitar um trabalho pedagógico com a poesia digital ocorre mais pela pouca familiaridade dos professores com as tecnologias de modo geral e com a própria ciberliteratura, em particular, que por falta de recursos materiais na escola. Dessa forma, pode-se concluir que a realidade do ensino formal tem se apresentado, por vezes, desanimadora, entretanto, é passível de ser revertida, se houver capacitação e estrutura física e pedagógica nas escolas. Faz-se necessário, sobretudo, desenvolver, no meio escolar, um trabalho pedagógico criterioso e criativo para fomentar o exercício da leitura, sobretudo do texto poético digital, a fim de se alcançar um ensino contemporâneo, que acompanhe as práticas sociais dos alunos, promovendo assim a capacidade criativa deles, diante das demandas de letramento que contemplam os multimeios e as multissemioses.Contemporary society is under expressive changes accelerated by scientific and technological advances along with the social changes that have revolutionized forms of verbal communication, reading and writing, featuring the civilizing stage recognized as Cyberculture. This, in turn, promoted significant changes in the way the author and reader have passed to relate to the text, considering the new social practices from the perspective of multiliteracies (ROJO, 2013a). Thus, literary genres have come to incorporate new languages, forms and textures of visual arts and also gained new media and supports, such as hypermedia, which is relevant to bring new materiality to the literary creation. In this sense, this research aimed to investigate the theme: “Possible Poetics: creation and fruition of poetry in digital media”, in order to understand the production and fruition processes of digital poetry to offer possible methodological strategies for the aesthetic appreciation of poetry and the exercise of creative writing in digital media. It aimed to demonstrate procedures that favored the passage of word to image in the transcreation process of printed poetic text to digital format, considering the hypermedia specifics. For this, it was traced a historical way contemplating concrete and digital poems produced by Portuguese and Brazilian artists. In order to explore the experience of creation e fruition of digital poetry, the research also considered the interactivity with the blog Poemário by Rui Torres, Portuguese web-poet, consisting of textual engines to produce digital poems, in view of procedures of “escrileitura” according to Barbosa (2003) and “creative writing” by Bom (1999) and Mancelos (2007). The methodology involved qualitative research, according to the principles of action research with bibliographic support, to present and discuss theoretical conceptions of electronic literature, cyberliterature and cyberculture. In the field research, reading and fruition workshops of poetry in digital media were given to teachers from four public and private schools in Goiania to verify how to actualize work with electronic literature in schools nowadays. These procedures were important to discuss didactic and pedagogical proposals favoring the fruition and creation of digital poetry in the classroom. The results indicate that digital poetry is little known and explored in reading and writing class and that the pedagogical work with digital poetry is avoided more because of the unfamiliarity of teachers with technology, in general, and with the cyberliterature, in particular, than because of the lack of material resources at school. Thus, it can conclude that reality of formal teaching has presented itself sometimes discouraging, however, it can be reversed if there is training and physical and pedagogical structure in schools. It is necessary above all develop a careful and creative pedagogical work to promote the reading practice, especially of digital poetic text, to reach a contemporary teaching, that accompany social practices of students, promoting the creative capacity of them, front the demands of literacy that contemplate the multimedia and multisemiosis.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Silva, Débora Cristina Santos eSilva, Débora Cristina Santos eLima, Daniela da Costa Brito PereiraIgnácio, Ewerton de FreitasXavier, Nara Rúbia Gomes Duarte2021-11-29T12:14:33Z2015-10-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfXAVIER, Nara Rúbia Gomes Duarte. Práticas possíveis : criação e fruição da poesia em meio digital. 2015. 209 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/849porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-11-29T12:14:33Zoai:tede2:tede/849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-11-29T12:14:33Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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