Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heemann, Christiane
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Townsend, Elisa Correa Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799
Resumo:  A avaliação integra o processo de ensino e aprendizagem e sempre possui espaço para discussão nos processos de ensino, exigindo preparo técnico e capacidade de observação por parte dos envolvidos. Na visão de Perrenoud (2004), a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra relacionada intimamente à gestão da aprendizagem por parte dos alunos. Os métodos de avaliação ocupam um espaço bastante importante no conjunto de práticas pedagógicas, pois avaliar não pode ser um ato que expresse somente um conceito formal e quantitativo. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa também precisa ser priorizada e assim evitar a avaliação tradicional realizada por meio de testes de múltipla escolha e com autocorreção. A utilização de diários de bordo na EAD mantém como foco de avaliação o processo e não somente o produto, configurando-se como uma orientação permanente de aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno, que assumem, solidariamente, compromissos recíprocos. Este artigo relata uma experiência realizada com diários de bordo em um curso de graduação a distância pela Universidade Aberta do Brasil como forma de avaliação formativa em EAD.  
id UEL-3_6a3e4f9aa71c0826d24e542867a3fe7e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21799
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordoEducação a distânciaAvaliação formativaDiários de bordo.Linguística Aplicada A avaliação integra o processo de ensino e aprendizagem e sempre possui espaço para discussão nos processos de ensino, exigindo preparo técnico e capacidade de observação por parte dos envolvidos. Na visão de Perrenoud (2004), a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra relacionada intimamente à gestão da aprendizagem por parte dos alunos. Os métodos de avaliação ocupam um espaço bastante importante no conjunto de práticas pedagógicas, pois avaliar não pode ser um ato que expresse somente um conceito formal e quantitativo. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa também precisa ser priorizada e assim evitar a avaliação tradicional realizada por meio de testes de múltipla escolha e com autocorreção. A utilização de diários de bordo na EAD mantém como foco de avaliação o processo e não somente o produto, configurando-se como uma orientação permanente de aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno, que assumem, solidariamente, compromissos recíprocos. Este artigo relata uma experiência realizada com diários de bordo em um curso de graduação a distância pela Universidade Aberta do Brasil como forma de avaliação formativa em EAD.  EDUEL2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2179910.5433/2237-4876.2015v18n2p253Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 253-275Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 253-2752237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799/17796http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHeemann, ChristianeTownsend, Elisa Correa Santos2022-11-16T18:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21799Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:11:24Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
title Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
spellingShingle Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
Heemann, Christiane
Educação a distância
Avaliação formativa
Diários de bordo.
Linguística Aplicada
title_short Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
title_full Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
title_fullStr Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
title_full_unstemmed Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
title_sort Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
author Heemann, Christiane
author_facet Heemann, Christiane
Townsend, Elisa Correa Santos
author_role author
author2 Townsend, Elisa Correa Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Heemann, Christiane
Townsend, Elisa Correa Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Avaliação formativa
Diários de bordo.
Linguística Aplicada
topic Educação a distância
Avaliação formativa
Diários de bordo.
Linguística Aplicada
description  A avaliação integra o processo de ensino e aprendizagem e sempre possui espaço para discussão nos processos de ensino, exigindo preparo técnico e capacidade de observação por parte dos envolvidos. Na visão de Perrenoud (2004), a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra relacionada intimamente à gestão da aprendizagem por parte dos alunos. Os métodos de avaliação ocupam um espaço bastante importante no conjunto de práticas pedagógicas, pois avaliar não pode ser um ato que expresse somente um conceito formal e quantitativo. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa também precisa ser priorizada e assim evitar a avaliação tradicional realizada por meio de testes de múltipla escolha e com autocorreção. A utilização de diários de bordo na EAD mantém como foco de avaliação o processo e não somente o produto, configurando-se como uma orientação permanente de aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno, que assumem, solidariamente, compromissos recíprocos. Este artigo relata uma experiência realizada com diários de bordo em um curso de graduação a distância pela Universidade Aberta do Brasil como forma de avaliação formativa em EAD.  
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799
10.5433/2237-4876.2015v18n2p253
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2015v18n2p253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799/17796
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEL
publisher.none.fl_str_mv EDUEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 253-275
Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 253-275
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1750315344449241088