Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799 |
Resumo: | A avaliação integra o processo de ensino e aprendizagem e sempre possui espaço para discussão nos processos de ensino, exigindo preparo técnico e capacidade de observação por parte dos envolvidos. Na visão de Perrenoud (2004), a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra relacionada intimamente à gestão da aprendizagem por parte dos alunos. Os métodos de avaliação ocupam um espaço bastante importante no conjunto de práticas pedagógicas, pois avaliar não pode ser um ato que expresse somente um conceito formal e quantitativo. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa também precisa ser priorizada e assim evitar a avaliação tradicional realizada por meio de testes de múltipla escolha e com autocorreção. A utilização de diários de bordo na EAD mantém como foco de avaliação o processo e não somente o produto, configurando-se como uma orientação permanente de aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno, que assumem, solidariamente, compromissos recíprocos. Este artigo relata uma experiência realizada com diários de bordo em um curso de graduação a distância pela Universidade Aberta do Brasil como forma de avaliação formativa em EAD. |
id |
UEL-3_6a3e4f9aa71c0826d24e542867a3fe7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21799 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordoEducação a distânciaAvaliação formativaDiários de bordo.Linguística Aplicada A avaliação integra o processo de ensino e aprendizagem e sempre possui espaço para discussão nos processos de ensino, exigindo preparo técnico e capacidade de observação por parte dos envolvidos. Na visão de Perrenoud (2004), a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra relacionada intimamente à gestão da aprendizagem por parte dos alunos. Os métodos de avaliação ocupam um espaço bastante importante no conjunto de práticas pedagógicas, pois avaliar não pode ser um ato que expresse somente um conceito formal e quantitativo. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa também precisa ser priorizada e assim evitar a avaliação tradicional realizada por meio de testes de múltipla escolha e com autocorreção. A utilização de diários de bordo na EAD mantém como foco de avaliação o processo e não somente o produto, configurando-se como uma orientação permanente de aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno, que assumem, solidariamente, compromissos recíprocos. Este artigo relata uma experiência realizada com diários de bordo em um curso de graduação a distância pela Universidade Aberta do Brasil como forma de avaliação formativa em EAD. EDUEL2015-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/2179910.5433/2237-4876.2015v18n2p253Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 253-275Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 253-2752237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799/17796http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHeemann, ChristianeTownsend, Elisa Correa Santos2022-11-16T18:11:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21799Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:11:24Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo |
title |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo |
spellingShingle |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo Heemann, Christiane Educação a distância Avaliação formativa Diários de bordo. Linguística Aplicada |
title_short |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo |
title_full |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo |
title_fullStr |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo |
title_full_unstemmed |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo |
title_sort |
Avaliação em EAD: fortalecendo a aprendizagem com diários de bordo |
author |
Heemann, Christiane |
author_facet |
Heemann, Christiane Townsend, Elisa Correa Santos |
author_role |
author |
author2 |
Townsend, Elisa Correa Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heemann, Christiane Townsend, Elisa Correa Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância Avaliação formativa Diários de bordo. Linguística Aplicada |
topic |
Educação a distância Avaliação formativa Diários de bordo. Linguística Aplicada |
description |
A avaliação integra o processo de ensino e aprendizagem e sempre possui espaço para discussão nos processos de ensino, exigindo preparo técnico e capacidade de observação por parte dos envolvidos. Na visão de Perrenoud (2004), a avaliação da aprendizagem é um processo mediador na construção do currículo e se encontra relacionada intimamente à gestão da aprendizagem por parte dos alunos. Os métodos de avaliação ocupam um espaço bastante importante no conjunto de práticas pedagógicas, pois avaliar não pode ser um ato que expresse somente um conceito formal e quantitativo. Na Educação a Distância (EAD), a avaliação formativa também precisa ser priorizada e assim evitar a avaliação tradicional realizada por meio de testes de múltipla escolha e com autocorreção. A utilização de diários de bordo na EAD mantém como foco de avaliação o processo e não somente o produto, configurando-se como uma orientação permanente de aprendizagem, tanto para o professor como para o aluno, que assumem, solidariamente, compromissos recíprocos. Este artigo relata uma experiência realizada com diários de bordo em um curso de graduação a distância pela Universidade Aberta do Brasil como forma de avaliação formativa em EAD. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799 10.5433/2237-4876.2015v18n2p253 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2015v18n2p253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/21799/17796 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEL |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 18 No. 2 (2015): Volume Atemático; 253-275 Signum: Estudos da Linguagem; v. 18 n. 2 (2015): Volume Atemático; 253-275 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1750315344449241088 |