O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290 |
Resumo: | A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades online. Por entendermos que as atividades online podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades online praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades online, o que reflete o seu papel nesse contexto. |
id |
UEL-3_ecf193c64f026e6b93419ce27cd05e14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9290 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtualAtividades onlineEnsino de línguasUFC Virtual.A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades online. Por entendermos que as atividades online podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades online praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades online, o que reflete o seu papel nesse contexto.EDUEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/929010.5433/2237-4876.2011v14n2p45Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 45-60Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 45-602237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290/9663Araújo, JúlioLima, Samuel de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9290Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual |
title |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual |
spellingShingle |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual Araújo, Júlio Atividades online Ensino de línguas UFC Virtual. |
title_short |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual |
title_full |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual |
title_fullStr |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual |
title_full_unstemmed |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual |
title_sort |
O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual |
author |
Araújo, Júlio |
author_facet |
Araújo, Júlio Lima, Samuel de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Samuel de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Júlio Lima, Samuel de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades online Ensino de línguas UFC Virtual. |
topic |
Atividades online Ensino de línguas UFC Virtual. |
description |
A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades online. Por entendermos que as atividades online podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades online praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades online, o que reflete o seu papel nesse contexto. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa Empírica de Campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290 10.5433/2237-4876.2011v14n2p45 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2011v14n2p45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290/9663 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEL |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 45-60 Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 45-60 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1750315343650226176 |