O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Júlio
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Lima, Samuel de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290
Resumo: A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades online. Por entendermos que as atividades online podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades online praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades online, o que reflete o seu papel nesse contexto.
id UEL-3_ecf193c64f026e6b93419ce27cd05e14
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9290
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtualAtividades onlineEnsino de línguasUFC Virtual.A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades online. Por entendermos que as atividades online podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades online praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades online, o que reflete o seu papel nesse contexto.EDUEL2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa Empírica de Campoapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/929010.5433/2237-4876.2011v14n2p45Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 45-60Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 45-602237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290/9663Araújo, JúlioLima, Samuel de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-16T18:22:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9290Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-11-16T18:22:05Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
title O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
spellingShingle O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
Araújo, Júlio
Atividades online
Ensino de línguas
UFC Virtual.
title_short O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
title_full O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
title_fullStr O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
title_full_unstemmed O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
title_sort O papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC virtual
author Araújo, Júlio
author_facet Araújo, Júlio
Lima, Samuel de Carvalho
author_role author
author2 Lima, Samuel de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Júlio
Lima, Samuel de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades online
Ensino de línguas
UFC Virtual.
topic Atividades online
Ensino de línguas
UFC Virtual.
description A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto UFC Virtual e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferece, entre outros cursos semipresenciais, o de Letras/Inglês e o de Letras/Português, constituídos por propostas de atividades online. Por entendermos que as atividades online podem ser responsáveis pela organização de princípios e pedagogias com foco na implementação das tecnologias da web (SALMON, 2002), o nosso objetivo neste trabalho é o de analisar o papel das propostas de atividades online nas disciplinas semipresenciais de línguas da UFC Virtual, tendo em vista as potencialidades de interatividade da web e os letramentos atualizados nesse contexto. Nosso recorte teórico-metodológico compreendeu a realização de uma pesquisa exploratória, descritiva e predominantemente qualitativa, embasada nas concepções de Shetzer e Warschauer (2000), Salmon (2002), entre outros autores. A investigação resultou na categorização de 4 tipos de atividades online praticadas nas disciplinas Língua Inglesa 2A: compreensão e produção oral e Leitura e Produção de Textos Acadêmicos. Ao realizarmos essa categorização, podemos observar as práticas e as habilidades que estão sendo, potencialmente, mediadas por essas atividades online, o que reflete o seu papel nesse contexto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa Empírica de Campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290
10.5433/2237-4876.2011v14n2p45
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2011v14n2p45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/9290/9663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEL
publisher.none.fl_str_mv EDUEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 14 No. 2 (2011): Volume Atemático; 45-60
Signum: Estudos da Linguagem; v. 14 n. 2 (2011): Volume Atemático; 45-60
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1750315343650226176