O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2009 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Geografia (Londrina) |
Download full: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2380 |
Summary: | O Brasil proporciona condições totalmente favoráveis para o crescimento e desenvolvimento do setor aéreo. Desta forma, este artigo vem demonstrar o desenvolvimento do setor no estado de São Paulo, considerando-o como um processo que engendra a territorialização espacialmente descontínua. Far-se-á um retrospecto evolutivo do transporte aéreo tendo-o como um modal representativo do meio técnico-científico-informacional que corresponde à supressão do espaço pelo tempo e converge para a ligação dos eixos econômicos, justificando assim a inerente importância do setor para economia do país. O processo de territorialização requer múltiplos conceitos como parâmetro de análise, para tanto se compreende o território a partir de autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2002 e 2005) e Saquet (2006 e 2007), como correlações essências para o entendimento do território. Em síntese, o território será tomado neste artigo, como elemento da processualidade espaço-temporal que se manifesta através do uso capitalista do território consubstanciado pelo jogo de poder entre os agentes sociais e econômicos. Para tanto, busca-se apresentar o setor aéreo na atualidade, demonstrando sua potencialidade no estado de São Paulo. |
id |
UEL-7_18e837bab56b6cb741b810b05bc16520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2380 |
network_acronym_str |
UEL-7 |
network_name_str |
Geografia (Londrina) |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulistaO Brasil proporciona condições totalmente favoráveis para o crescimento e desenvolvimento do setor aéreo. Desta forma, este artigo vem demonstrar o desenvolvimento do setor no estado de São Paulo, considerando-o como um processo que engendra a territorialização espacialmente descontínua. Far-se-á um retrospecto evolutivo do transporte aéreo tendo-o como um modal representativo do meio técnico-científico-informacional que corresponde à supressão do espaço pelo tempo e converge para a ligação dos eixos econômicos, justificando assim a inerente importância do setor para economia do país. O processo de territorialização requer múltiplos conceitos como parâmetro de análise, para tanto se compreende o território a partir de autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2002 e 2005) e Saquet (2006 e 2007), como correlações essências para o entendimento do território. Em síntese, o território será tomado neste artigo, como elemento da processualidade espaço-temporal que se manifesta através do uso capitalista do território consubstanciado pelo jogo de poder entre os agentes sociais e econômicos. Para tanto, busca-se apresentar o setor aéreo na atualidade, demonstrando sua potencialidade no estado de São Paulo. Universidade Estadual de Londrina2009-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/238010.5433/2447-1747.2009v18n1p117GEOGRAFIA (Londrina); v. 18 n. 1 (2009); 117-1522447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2380/2267Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessCamilo Pereira, Ana PaulaSilveira, Márcio Rogério2013-06-12T23:13:49Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2380Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2013-06-12T23:13:49Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista |
title |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista |
spellingShingle |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista Camilo Pereira, Ana Paula |
title_short |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista |
title_full |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista |
title_fullStr |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista |
title_full_unstemmed |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista |
title_sort |
O processo de territorialização espacialmente descontínuo: uma análise através do setor de transporte aéreo no interior paulista |
author |
Camilo Pereira, Ana Paula |
author_facet |
Camilo Pereira, Ana Paula Silveira, Márcio Rogério |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Márcio Rogério |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camilo Pereira, Ana Paula Silveira, Márcio Rogério |
description |
O Brasil proporciona condições totalmente favoráveis para o crescimento e desenvolvimento do setor aéreo. Desta forma, este artigo vem demonstrar o desenvolvimento do setor no estado de São Paulo, considerando-o como um processo que engendra a territorialização espacialmente descontínua. Far-se-á um retrospecto evolutivo do transporte aéreo tendo-o como um modal representativo do meio técnico-científico-informacional que corresponde à supressão do espaço pelo tempo e converge para a ligação dos eixos econômicos, justificando assim a inerente importância do setor para economia do país. O processo de territorialização requer múltiplos conceitos como parâmetro de análise, para tanto se compreende o território a partir de autores como Raffestin (1993), Haesbaert (2002 e 2005) e Saquet (2006 e 2007), como correlações essências para o entendimento do território. Em síntese, o território será tomado neste artigo, como elemento da processualidade espaço-temporal que se manifesta através do uso capitalista do território consubstanciado pelo jogo de poder entre os agentes sociais e econômicos. Para tanto, busca-se apresentar o setor aéreo na atualidade, demonstrando sua potencialidade no estado de São Paulo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2380 10.5433/2447-1747.2009v18n1p117 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2380 |
identifier_str_mv |
10.5433/2447-1747.2009v18n1p117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/2380/2267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 GEOGRAFIA (Londrina) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
GEOGRAFIA (Londrina); v. 18 n. 1 (2009); 117-152 2447-1747 reponame:Geografia (Londrina) instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Geografia (Londrina) |
collection |
Geografia (Londrina) |
repository.name.fl_str_mv |
Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br |
_version_ |
1799315429469978624 |