O fenômeno de expansão das instituições de ensino superior e o território brasileiro
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geografia (Londrina) |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6659 |
Resumo: | Analisa-se a recente dinâmica de expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, considerando, como fator de explicação deste fenômeno, os condicionantes socioespaciais que caracterizam o território brasileiro no período atual. Parte-se do pressuposto de que a constituição do meio técnico-científico-informacional, dado territorialmente de maneira desigual, cria demandas educacionais e condiciona a expansão da educação superior no país. Para a avaliação deste fenômeno tomam-se como variáveis a evolução das IES, dos cursos de graduação e pós-graduação, por estado, bem como o pessoal formado nestes níveis de ensino no período que se estende entre 1991 e 2002. Concomitantemente, busca-se identificar as lógicas e estratégias dos agentes que promovem a oferta do ensino superior no país (o setor público e a iniciativa privada). Estabelecem-se os nexos entre a instalação das IES e a moderna estrutura produtiva existente no território brasileiro destacando-se a presença daquelas instituições como um recurso local. Por fim, a difusão territorial dos cursos de ensino superior no país permite a construção de uma tipologia espacial que encontra seus fundamentos no novo paradigma produtivo e na nova divisão territorial do trabalho – exigentes de racionalidade técnica, instituídos no Brasil. |
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O fenômeno de expansão das instituições de ensino superior e o território brasileiroDinâmica TerritorialInstituições de Ensino SuperiorDesigualdades RegionaisSaberes LocaisGeografia da Educação SuperiorAnalisa-se a recente dinâmica de expansão de Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil, considerando, como fator de explicação deste fenômeno, os condicionantes socioespaciais que caracterizam o território brasileiro no período atual. Parte-se do pressuposto de que a constituição do meio técnico-científico-informacional, dado territorialmente de maneira desigual, cria demandas educacionais e condiciona a expansão da educação superior no país. Para a avaliação deste fenômeno tomam-se como variáveis a evolução das IES, dos cursos de graduação e pós-graduação, por estado, bem como o pessoal formado nestes níveis de ensino no período que se estende entre 1991 e 2002. Concomitantemente, busca-se identificar as lógicas e estratégias dos agentes que promovem a oferta do ensino superior no país (o setor público e a iniciativa privada). Estabelecem-se os nexos entre a instalação das IES e a moderna estrutura produtiva existente no território brasileiro destacando-se a presença daquelas instituições como um recurso local. Por fim, a difusão territorial dos cursos de ensino superior no país permite a construção de uma tipologia espacial que encontra seus fundamentos no novo paradigma produtivo e na nova divisão territorial do trabalho – exigentes de racionalidade técnica, instituídos no Brasil.Universidade Estadual de Londrina2010-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/665910.5433/2447-1747.2006v15n1p145GEOGRAFIA (Londrina); v. 15 n. 1 (2006); 145-1712447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6659/6008Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento Júnior, Francisco das Chagas do Nascimento Júnior2015-07-13T11:26:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6659Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:25Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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