A questão ambiental no ensino fundamental no colégio estadual João Sampaio – Vila Yara – Londrina-PR. um estudo de caso*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Nilton Viana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Stipp, Nilza Aparecida Freres, Fernandes, Margarida de Oliveira Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6732
Resumo: A pesquisa teve como objetivo observar o grau de consciência dos alunos e dos professores do Colégio Estadual João Sampaio com relação à temática ambiental que está se tornando de suma importância para a humanidade. Definições e conceitos foram sendo aprimorados ao longo da história da Educação Ambiental, demonstrando a preocupação dos seres humanos em reverter os efeitos maléficos de suas interferências sobre o meio ambiente. Para tanto criaram-se parques e unidades de conservação, livros foram publicados, conferências e reuniões foram realizadas, todos voltados para o bem comum: A conservação do Meio Ambiente. Citando a conferência de Tbilisi realizada em 1977, que se tornou um marco para a Educação Ambiental no mundo, podemos dizer que seus princípios são usados até hoje com poucas modificações, os quais o Brasil incluiu na constituição de 1988, no seu artigo 225 sob o tema: “Do Meio Ambiente” e suas implicações. Em 1999 decretou-se a Lei nº 9795  que dispõe sobre a Educação Ambiental no Brasil de uma forma mais ampla e rigorosa, abordando a necessidade de aplicá-la em todos os níveis de ensino formal e informal, fazendo com que ela seja contextualizada e de maneira interdisciplinar, para que todos os segmentos da população possam ser atingidos.
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