Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Behr, Ariel
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moro, Eliane Lourdes da Silva, Estabel, Lizandra Brasil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação & Informação
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4350
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de discussão a respeito da qualidade nos serviços de infor­mação, a construção do conhecimento focada no usuário e considerações acerca da utilização da comparação de informações na busca por excelência. Aborda os processos de busca, tratamento, utilização e comparação de informações para a verificação da qualidade dos serviços prestados aos usuários das bibliotecas, enfocando a aplicação de benchmarking e do sensemaking para qualificar os serviços das bibliotecas e atender aos usuários nas suas necessidades de busca da informação. Caracteriza-se como uma contribuição aos bibliotecários, possibilitando uma reflexão a respeito da necessidade de novas atitudes, que incluam a interação com os usuários na verifi­cação do processo de busca de informação no espaço da biblioteca, na interpretação do sentido, na construção do conhecimento e na tomada de decisão a fim de tornar os serviços de informação qualificados e acessíveis para todos.
id UEL-8_0e0ab66cdcc145d7d2fb6d107d5383de
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4350
network_acronym_str UEL-8
network_name_str Informação & Informação
repository_id_str
spelling Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.Uma Proposta de Atendimento às necessidades de informação dos usuários da biblioteca escolar por meio do benchmarking e do sensemaking.Gestão de BibliotecaServiços de InformaçãoBenchmarkingSense-makingEste artigo apresenta uma proposta de discussão a respeito da qualidade nos serviços de infor­mação, a construção do conhecimento focada no usuário e considerações acerca da utilização da comparação de informações na busca por excelência. Aborda os processos de busca, tratamento, utilização e comparação de informações para a verificação da qualidade dos serviços prestados aos usuários das bibliotecas, enfocando a aplicação de benchmarking e do sensemaking para qualificar os serviços das bibliotecas e atender aos usuários nas suas necessidades de busca da informação. Caracteriza-se como uma contribuição aos bibliotecários, possibilitando uma reflexão a respeito da necessidade de novas atitudes, que incluam a interação com os usuários na verifi­cação do processo de busca de informação no espaço da biblioteca, na interpretação do sentido, na construção do conhecimento e na tomada de decisão a fim de tornar os serviços de informação qualificados e acessíveis para todos.Universidade Estadual de Londrina2010-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/435010.5433/1981-8920.2010v15n1p37Informação & Informação; v. 15 n. 1 (2010); 37-541981-8920reponame:Informação & Informaçãoinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4350/5877Copyright (c) 2021 Informação & Informaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBehr, ArielMoro, Eliane Lourdes da SilvaEstabel, Lizandra Brasil2020-06-03T20:30:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4350Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/indexPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/oai||infoeinfo@uel.br10.5433/1981-89201981-89201414-2139opendoar:2020-06-03T20:30:43Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.
Uma Proposta de Atendimento às necessidades de informação dos usuários da biblioteca escolar por meio do benchmarking e do sensemaking.
title Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.
spellingShingle Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.
Behr, Ariel
Gestão de Biblioteca
Serviços de Informação
Benchmarking
Sense-making
title_short Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.
title_full Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.
title_fullStr Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.
title_full_unstemmed Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.
title_sort Una propuesta de asistencia a las necesidades de información de los usuarios de la biblioteca escolar por medio del benchmarking y del sensemaking.
author Behr, Ariel
author_facet Behr, Ariel
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
author_role author
author2 Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Behr, Ariel
Moro, Eliane Lourdes da Silva
Estabel, Lizandra Brasil
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Biblioteca
Serviços de Informação
Benchmarking
Sense-making
topic Gestão de Biblioteca
Serviços de Informação
Benchmarking
Sense-making
description Este artigo apresenta uma proposta de discussão a respeito da qualidade nos serviços de infor­mação, a construção do conhecimento focada no usuário e considerações acerca da utilização da comparação de informações na busca por excelência. Aborda os processos de busca, tratamento, utilização e comparação de informações para a verificação da qualidade dos serviços prestados aos usuários das bibliotecas, enfocando a aplicação de benchmarking e do sensemaking para qualificar os serviços das bibliotecas e atender aos usuários nas suas necessidades de busca da informação. Caracteriza-se como uma contribuição aos bibliotecários, possibilitando uma reflexão a respeito da necessidade de novas atitudes, que incluam a interação com os usuários na verifi­cação do processo de busca de informação no espaço da biblioteca, na interpretação do sentido, na construção do conhecimento e na tomada de decisão a fim de tornar os serviços de informação qualificados e acessíveis para todos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4350
10.5433/1981-8920.2010v15n1p37
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4350
identifier_str_mv 10.5433/1981-8920.2010v15n1p37
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/4350/5877
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Informação & Informação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv Informação & Informação; v. 15 n. 1 (2010); 37-54
1981-8920
reponame:Informação & Informação
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Informação & Informação
collection Informação & Informação
repository.name.fl_str_mv Informação & Informação - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||infoeinfo@uel.br
_version_ 1799305982869766144