Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caroline Andressa da Silva Esquerdo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000218354
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria. A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II. Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática. Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte. Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem. Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educando.
id UEL_0717d4c7bf798da58c3431a991e70ea2
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000218354
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisTransformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em EscherGeometric transformations in the plane : an approach inspired by Escher2018-03-23Neuza Teramon . Ricardo Cezar Ferreira João Roberto GerônimoCaroline Andressa da Silva EsquerdoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional.URLBREste trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria. A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II. Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática. Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte. Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem. Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educando.This work proposes an analysis about a didactic sequence developed in the area of teaching-learning in the Math class in the area of geometry in Elementary School II. It was dedicated to analyze flat figures and their transformations from reflections, translations and rotations, contemplating the concepts offered by the National Curriculum of Elementary Education II. This work also turns to the studies of Escher, Geometric Constructions through Geogebra and official documents that will serve as base so that the analysis developed has support and foundation for the studies of the didactic sequence. These studies have pointed to the importance of the work of interdisciplinary, taking into consideration that the presence is constant in several areas of knowledge, such as art. This way, the student is able to establish relationships between everyday life and mathematics, placing him as an active individual in the teaching-learning relationship. It is worth noting that there is a greater focus on the study of geometry in the states of São Paulo and Paraná. It is believed that this work is more aid for the use of the teacher in the classroom and that brings a reflection that the teaching must always be based on the interdisciplinary and the constant evolution of both the educator and the student.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000218354porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:08Zoai:uel.br:vtls000218354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2018-07-31T18:30:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Geometric transformations in the plane : an approach inspired by Escher
title Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
spellingShingle Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
Caroline Andressa da Silva Esquerdo
title_short Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title_full Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title_fullStr Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title_full_unstemmed Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
title_sort Transformações geométricas no plano : uma abordagem inspirada em Escher
author Caroline Andressa da Silva Esquerdo
author_facet Caroline Andressa da Silva Esquerdo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Neuza Teramon .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ricardo Cezar Ferreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv João Roberto Gerônimo
dc.contributor.author.fl_str_mv Caroline Andressa da Silva Esquerdo
contributor_str_mv Neuza Teramon .
Ricardo Cezar Ferreira
João Roberto Gerônimo
description Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática na disciplina de Matemática no que tange a área de Geometria do ensino Fundamental II e pretende contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Geometria. A mesma se dedicou a analisar figuras planas e suas transformações a partir de reflexões, translações e rotações, contemplando os conteúdos oferecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental II. Este trabalho também se volta as obras de Escher, às construções geométricas por meio do Geogebra e aos documentos oficiais que nortearão a análise desenvolvida, oferecendo sustentação e embasamento à sequência didática. Estudos apontaram para a importância da interdisciplinaridade, levando em consideração que sua presença é constante em diversas áreas do conhecimento, tal como a Arte. Assim, o aluno consegue estabelecer relações entre o cotidiano e a Matemática, colocando-o como um indivíduo ativo na relação ensino-aprendizagem. Acredita-se que esse trabalho seja mais um auxílio para o uso do professor em sala de aula e traz uma reflexão de que o ensino precisa estar sempre pautado na interdisciplinaridade e na constante evolução tanto do educador quanto do educando.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000218354
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000218354
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990174345691136