Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199347 |
Resumo: | Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem Significativa. |
id |
UEL_358f80cea1198fe45c2502a710c8449a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000199347 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médioHistorical-didatical approach with the support of multimedia to the teaching of elementary particles in high school2015-03-04Irinéa de Lourdes Batista . Fernanda Ostermann Mariana A. B. Soares de AndradeMarcia da CostaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem Significativa.This research investigated the potentialities of a historical-didatical approach regarding a Modern Physics subject, with the help of multimedia, in High School. Researches show that the History and Philosophy of Science, such as the study of topics of Modern Physics, can lead to a proper understanding of the nature of scientific knowledge. Based on these arguments it was built and applied a Didactic Unit contemplating the study of a topic of Modern Physics through a historical-didatical approach that took into account principles of Meaningful Learning. At the end, we tried to observe possible signs of changes in notions of the investigated students about the Nature of Science and specific scientific content. The Didactic Unit, questionnaires and conceptual maps were used as data collection. We decided to make use of the procedures of Content Analysis as a data analysis tool. This research is characterized as qualitative with an interpretative nature, whose main stages were: the bibliographic survey related to the issues involved, elaboration of a conceptual theoretical text on the subject Elementary Particles, survey of prior knowledge on the issues addressed, construction and application of the Didactic Unit, acquisition and data analysis. Based on the results obtained, it could be seen that the didactic proposal contributed to the understanding of the content related to Particles Physics, for the construction of real and comprehensive notions about the Nature of Science, as well as it was possible to generate Meaningful Learning of evidence.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199347porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:31Zoai:uel.br:vtls000199347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-08-07T12:20:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Historical-didatical approach with the support of multimedia to the teaching of elementary particles in high school |
title |
Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio |
spellingShingle |
Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio Marcia da Costa |
title_short |
Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio |
title_full |
Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio |
title_fullStr |
Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio |
title_sort |
Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio |
author |
Marcia da Costa |
author_facet |
Marcia da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Irinéa de Lourdes Batista . |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernanda Ostermann |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Mariana A. B. Soares de Andrade |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marcia da Costa |
contributor_str_mv |
Irinéa de Lourdes Batista . Fernanda Ostermann Mariana A. B. Soares de Andrade |
description |
Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem Significativa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199347 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1784990206218207232 |