Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcia da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199347
Resumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem Significativa.
id UEL_358f80cea1198fe45c2502a710c8449a
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000199347
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médioHistorical-didatical approach with the support of multimedia to the teaching of elementary particles in high school2015-03-04Irinéa de Lourdes Batista . Fernanda Ostermann Mariana A. B. Soares de AndradeMarcia da CostaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem Significativa.This research investigated the potentialities of a historical-didatical approach regarding a Modern Physics subject, with the help of multimedia, in High School. Researches show that the History and Philosophy of Science, such as the study of topics of Modern Physics, can lead to a proper understanding of the nature of scientific knowledge. Based on these arguments it was built and applied a Didactic Unit contemplating the study of a topic of Modern Physics through a historical-didatical approach that took into account principles of Meaningful Learning. At the end, we tried to observe possible signs of changes in notions of the investigated students about the Nature of Science and specific scientific content. The Didactic Unit, questionnaires and conceptual maps were used as data collection. We decided to make use of the procedures of Content Analysis as a data analysis tool. This research is characterized as qualitative with an interpretative nature, whose main stages were: the bibliographic survey related to the issues involved, elaboration of a conceptual theoretical text on the subject Elementary Particles, survey of prior knowledge on the issues addressed, construction and application of the Didactic Unit, acquisition and data analysis. Based on the results obtained, it could be seen that the didactic proposal contributed to the understanding of the content related to Particles Physics, for the construction of real and comprehensive notions about the Nature of Science, as well as it was possible to generate Meaningful Learning of evidence.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199347porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:31Zoai:uel.br:vtls000199347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2015-08-07T12:20:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Historical-didatical approach with the support of multimedia to the teaching of elementary particles in high school
title Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
spellingShingle Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
Marcia da Costa
title_short Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
title_full Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
title_fullStr Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
title_full_unstemmed Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
title_sort Uma abordagem histórico-didática com auxílio de multimídias para o ensino de partículas elementares no ensino médio
author Marcia da Costa
author_facet Marcia da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernanda Ostermann
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mariana A. B. Soares de Andrade
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcia da Costa
contributor_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
Fernanda Ostermann
Mariana A. B. Soares de Andrade
description Esta pesquisa investigou as potencialidades de uma abordagem histórico-didática a respeito de um tema de Física Moderna, com auxílio de multimídias, no Ensino Médio. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, bem como o estudo de tópicos de Física Moderna, podem levar a uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos foi construída e aplicada uma Unidade Didática contemplando o estudo de um tópico de Física Moderna por meio de uma abordagem histórico-didática que levou em consideração princípios da Aprendizagem Significativa. Procurou-se observar possíveis indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados, a Unidade Didática, questionários, mapas conceituais e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração de um texto teórico conceitual a respeito do tema Partículas Elementares, levantamento dos conhecimentos prévios em relação aos assuntos abordados, construção e aplicação da Unidade Didática, tomada e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a proposta didática contribuiu para a compreensão de conteúdos relacionados à Física de Partículas, para a construção de noções reais e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência, bem como possibilitou gerar indícios de Aprendizagem Significativa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199347
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000199347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990206218207232