Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223842
Resumo: Esta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca. Essa proposta didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foram observados indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das simulações computacionais. Foram utilizados os seguintes instrumentos para obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática, aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência. Além disso, foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como alternativas para o aprimoramento do Ensino de Física.
id UEL_3d4cbe94b7eb2dd3a3a6f72fb1fde75b
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000223842
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisExperimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superiorHistorical experiments in virtual environment : historical-didactic approach concerning electroweak theory for the study of particle physics in higher education2019-01-25Irinéa de Lourdes Batista . Leandro Londero da Silva Marcia Begalli Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade Jacques Duílio BrancherMárcia da CostaUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca. Essa proposta didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foram observados indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das simulações computacionais. Foram utilizados os seguintes instrumentos para obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática, aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência. Além disso, foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como alternativas para o aprimoramento do Ensino de Física.This research investigated the potentialities and delimitations of a historical-didactic approach regarding electroweak unification, based on computational simulations of historical experiments and aspects of Significant Learning, as well as steps in the collaborative process between a multidisciplinary team that can be followed in the elaboration of computational simulations of historical experiments. Researches show that History and Philosophy of Science, even as the study of Modern and Contemporary Physics topics, allied to diversified didactic resources, can promote a contextualized and attractive teaching, facilitating Significant Learning of scientific concepts and an adequate understanding of the nature of the scientific knowledge. Based on these arguments, there were developed computational simulations of historical experiments that contributed to the process of unification of the weak and electromagnetic interactions were developed and they were inserted in a Didactic Approach contemplating the study of the Electroweak Theory. This didactic proposal was applied with students of the Licenciatura degree in Physics of the State University of Londrina, in the state of Paraná, Brazil. There were observed the possible evidence of alterations in the notions of the investigated students regarding to the Nature of Science and of specific scientific contents was studied during the process of elaboration of the computational simulations. The following instruments were used to obtain data: the Didactic Approach, questionnaires, Gowin Diagrams and notes made by the researcher. We chose to make use of the Content Analysis procedures as an instrument for data analysis. This survey is characterized as a qualitative one with an interpretive style/mark, using the following stages: the bibliographic gathering related to the themes involved, elaboration of Historical Composition, computational simulations and Didactic Approach, application of didactic proposal, data acquisition and analysis. Based on the results obtained, it was show the didactic proposal contributed to the learning of contents related to Particle Physics and to the construction of scientific and comprehensive notions concerning to the Nature of Science. In addition, it was possible to obtain the steps for the elaboration of computational simulations of historical experiments, which contribute as alternatives for the improvement of Physics Teaching.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223842porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:14Zoai:uel.br:vtls000223842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2021-02-25T13:36:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Historical experiments in virtual environment : historical-didactic approach concerning electroweak theory for the study of particle physics in higher education
title Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
spellingShingle Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
Márcia da Costa
title_short Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
title_full Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
title_fullStr Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
title_full_unstemmed Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
title_sort Experimentos históricos em ambiente virtual : uma abordagem histórico-didática a respeito da teoria eletrofraca para o estudo de física de partículas no ensino superior
author Márcia da Costa
author_facet Márcia da Costa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leandro Londero da Silva
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marcia Begalli
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Jacques Duílio Brancher
dc.contributor.author.fl_str_mv Márcia da Costa
contributor_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
Leandro Londero da Silva
Marcia Begalli
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Jacques Duílio Brancher
description Esta pesquisa investigou as potencialidades e delimitações de uma abordagem histórico-didática a respeito da unificação eletrofraca, baseada em simulações computacionais de experimentos históricos e em aspectos da Aprendizagem Significativa, bem como etapas no processo colaborativo entre uma equipe multidisciplinar que podem ser seguidas na elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos. Pesquisas evidenciam que a História e Filosofia da Ciência, da mesma maneira que o estudo de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, aliados a recursos didáticos diversificados, podem promover um ensino contextualizado e atrativo, facilitando a Aprendizagem Significativa de conceitos científicos e uma compreensão adequada da natureza do conhecimento científico. Com base nesses argumentos, foram elaboradas simulações computacionais de experimentos históricos que contribuíram no processo de unificação das interações fracas e eletromagnéticas e elas foram inseridas em uma Abordagem Didática que contemplou o estudo da Teoria Eletrofraca. Essa proposta didática foi aplicada com alunos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Londrina, no estado do Paraná. Foram observados indícios de alterações nas noções dos alunos investigados a respeito da Natureza da Ciência e de conteúdos científicos específicos, bem como o processo de elaboração das simulações computacionais. Foram utilizados os seguintes instrumentos para obtenção de dados: a Abordagem Didática, questionários, Diagramas de Gowin e anotações feitas pela pesquisadora. Optou-se por fazer uso dos procedimentos da Análise de Conteúdo como instrumento de análise dos dados. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa de cunho interpretativo, cujas principais etapas foram: o levantamento bibliográfico relacionado aos temas envolvidos, elaboração da Composição Histórica, das simulações computacionais e da Abordagem Didática, aplicação da proposta didática, obtenção e análise de dados. Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que a proposta didática contribuiu para a aprendizagem de conteúdos relacionados à Física de Partículas e para a construção de noções científicas e abrangentes a respeito da Natureza da Ciência. Além disso, foi possível obter-se como resultado a sugestão de etapas para a elaboração de simulações computacionais de experimentos históricos, que contribuem como alternativas para o aprimoramento do Ensino de Física.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223842
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000223842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990203052556288