A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Debora Domingas Minikoski
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219007
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar a concepção sociológica de ciência de Bruno Latour (2011, 2012 e 2013) como uma problematização para a premissa b do argumento realista da inferência da melhor explicação (b) a hipótese H explicou melhor E que outras hipóteses rivais). O debate realismo/antirrealismo tem como dois de seus principais pontos de discussão a questão do processo de construção e de aceitação de teorias. Em linhas gerais, realistas defendem que a aceitação de uma teoria implica na sustentação da crença em sua verdade (ou verdade aproximada) e na existência das entidades que ela postula (tanto observáveis quanto inobserváveis). Já antirrealistas defendem que a crença a ser mantida em relação a essas teorias não deve se ligar a verdade, mas se restringir ao seu sucesso empírico. Para defender que a dinâmica da ciência ocorre sob a ótica do realismo, muitos realistas fazem uso do argumento da inferência da melhor explicação, que se estrutura da seguinte forma: a) uma evidência E deve ser explicada; b) a hipótese H explicou melhor E que outras hipóteses rivais; c) conclusão: H é passível de crença em sua verdade e as entidades postuladas por H devem ser inferidas. Em contrapartida, antirrealistas lançam inúmeras dúvidas acerca do argumento, entre eles estão Bas. C. Van Fraassen (1989, 2007) e Stanford (2006). Ambos os autores construíram grandes desafios ao argumento realista no que diz respeito a confiabilidade da avaliação das hipóteses que é pressuposta na segunda premissa do argumento; van Fraassen o fez a partir de uma discussão essencialmente filosófica, já Stanford construiu sua crítica a partir de uma análise filosófica e histórica. Há, porém, um terceiro nível de análise da ciência segundo a qual é possível problematizar o argumento realista (também a partir de sua segunda premissa), esse é o nível sociológico. A partir da concepção sociológica de Latour, argumentaremos que a análise de ciência do autor suscita a seguinte pergunta: dadas as dificuldades (materiais e teóricas) em se reunir todos os elementos necessários para se construir uma hipótese rival, será que sempre haverá rivais disputando para explicar uma mesma evidência como a premissa b pressupõe?
id UEL_5405b0a614d0e17ab936c57dccd75409
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000219007
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação2018-04-16Marcos Rodrigues da Silva . Caetano Ernesto Plastino Eder Soares SantosDebora Domingas MinikoskiUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.URLBRO objetivo deste trabalho é apresentar a concepção sociológica de ciência de Bruno Latour (2011, 2012 e 2013) como uma problematização para a premissa b do argumento realista da inferência da melhor explicação (b) a hipótese H explicou melhor E que outras hipóteses rivais). O debate realismo/antirrealismo tem como dois de seus principais pontos de discussão a questão do processo de construção e de aceitação de teorias. Em linhas gerais, realistas defendem que a aceitação de uma teoria implica na sustentação da crença em sua verdade (ou verdade aproximada) e na existência das entidades que ela postula (tanto observáveis quanto inobserváveis). Já antirrealistas defendem que a crença a ser mantida em relação a essas teorias não deve se ligar a verdade, mas se restringir ao seu sucesso empírico. Para defender que a dinâmica da ciência ocorre sob a ótica do realismo, muitos realistas fazem uso do argumento da inferência da melhor explicação, que se estrutura da seguinte forma: a) uma evidência E deve ser explicada; b) a hipótese H explicou melhor E que outras hipóteses rivais; c) conclusão: H é passível de crença em sua verdade e as entidades postuladas por H devem ser inferidas. Em contrapartida, antirrealistas lançam inúmeras dúvidas acerca do argumento, entre eles estão Bas. C. Van Fraassen (1989, 2007) e Stanford (2006). Ambos os autores construíram grandes desafios ao argumento realista no que diz respeito a confiabilidade da avaliação das hipóteses que é pressuposta na segunda premissa do argumento; van Fraassen o fez a partir de uma discussão essencialmente filosófica, já Stanford construiu sua crítica a partir de uma análise filosófica e histórica. Há, porém, um terceiro nível de análise da ciência segundo a qual é possível problematizar o argumento realista (também a partir de sua segunda premissa), esse é o nível sociológico. A partir da concepção sociológica de Latour, argumentaremos que a análise de ciência do autor suscita a seguinte pergunta: dadas as dificuldades (materiais e teóricas) em se reunir todos os elementos necessários para se construir uma hipótese rival, será que sempre haverá rivais disputando para explicar uma mesma evidência como a premissa b pressupõe?The objective of this work is to present the sociological conception of science by Bruno Latour (2011, 2012 and 2013) as a problematization for the premise b of the realistic argument of the inference of the best explanation (b) the hypothesis H explained better and that other rival hypotheses) . The realism / antirealism debate has as two of its main points of discussion, the question of the process of construction and acceptance of theories. In general, realists argue that the acceptance of a theory implies the support of belief in its truth (or approximate truth) and in the existence of the entities it postulates (both observable and unobservable). Already anti-realists argue that the belief to be held in relation to these theories should not be linked to truth, but restricted to its empirical success. In order to argue that the dynamics of science takes place from the perspective of realism, many realists make use of the argument of inference of the best explanation, which is structured as follows: a) an E-evidence must be explained; b) hypothesis H explained better than other rival hypotheses; c) conclusion: H is believable in its truth and the entities postulated by H must be inferred. On the other hand, antirealists cast numerous doubts about the argument, among them are Bas. C. Van Fraassen (1989, 2007) and Stanford (2006). Both authors have built great challenges to the realistic argument regarding the reliability of the assumptions hypothesis that is presupposed in the second premise of the argument; van Fraassen did so from an essentially philosophical discussion, Stanford already constructed his criticism from a philosophical and historical analysis. There is, however, a third level of analysis of science according to which it is possible to problematize the realist argument (also from its second premise), this is the sociological level. From the sociological conception of Latour, we will argue that the author's analysis of science raises the following question: given the difficulties (material and theoretical) in gathering all the elements necessary to construct a rival hypothesis, will there always be rivals disputing for explain the same evidence as premise b presupposes?http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219007porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:32:00Zoai:uel.br:vtls000219007Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2018-10-23T19:51:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação
title A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação
spellingShingle A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação
Debora Domingas Minikoski
title_short A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação
title_full A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação
title_fullStr A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação
title_full_unstemmed A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação
title_sort A concepção sociológica de Bruno Latour como problematização ao argumento da inferência da melhor explicação
author Debora Domingas Minikoski
author_facet Debora Domingas Minikoski
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Rodrigues da Silva .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Caetano Ernesto Plastino
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eder Soares Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Debora Domingas Minikoski
contributor_str_mv Marcos Rodrigues da Silva .
Caetano Ernesto Plastino
Eder Soares Santos
description O objetivo deste trabalho é apresentar a concepção sociológica de ciência de Bruno Latour (2011, 2012 e 2013) como uma problematização para a premissa b do argumento realista da inferência da melhor explicação (b) a hipótese H explicou melhor E que outras hipóteses rivais). O debate realismo/antirrealismo tem como dois de seus principais pontos de discussão a questão do processo de construção e de aceitação de teorias. Em linhas gerais, realistas defendem que a aceitação de uma teoria implica na sustentação da crença em sua verdade (ou verdade aproximada) e na existência das entidades que ela postula (tanto observáveis quanto inobserváveis). Já antirrealistas defendem que a crença a ser mantida em relação a essas teorias não deve se ligar a verdade, mas se restringir ao seu sucesso empírico. Para defender que a dinâmica da ciência ocorre sob a ótica do realismo, muitos realistas fazem uso do argumento da inferência da melhor explicação, que se estrutura da seguinte forma: a) uma evidência E deve ser explicada; b) a hipótese H explicou melhor E que outras hipóteses rivais; c) conclusão: H é passível de crença em sua verdade e as entidades postuladas por H devem ser inferidas. Em contrapartida, antirrealistas lançam inúmeras dúvidas acerca do argumento, entre eles estão Bas. C. Van Fraassen (1989, 2007) e Stanford (2006). Ambos os autores construíram grandes desafios ao argumento realista no que diz respeito a confiabilidade da avaliação das hipóteses que é pressuposta na segunda premissa do argumento; van Fraassen o fez a partir de uma discussão essencialmente filosófica, já Stanford construiu sua crítica a partir de uma análise filosófica e histórica. Há, porém, um terceiro nível de análise da ciência segundo a qual é possível problematizar o argumento realista (também a partir de sua segunda premissa), esse é o nível sociológico. A partir da concepção sociológica de Latour, argumentaremos que a análise de ciência do autor suscita a seguinte pergunta: dadas as dificuldades (materiais e teóricas) em se reunir todos os elementos necessários para se construir uma hipótese rival, será que sempre haverá rivais disputando para explicar uma mesma evidência como a premissa b pressupõe?
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-04-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219007
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000219007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990186208231424