Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ligia Ayumi Kikuchi
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231395
Resumo: Esta pesquisa realizou uma investigação teórico-metodológica para elaboração e aplicação de uma Unidade Didática de Física de Plasmas com base na História da Ciência, na Aprendizagem Significativa, nos Momentos Pedagógicos e na Didática das Ciências, para estudantes de Licenciatura em Física. Assim, apresentamos um exemplar de uma abordagem didática deste conteúdo, de modo que esta possa contribuir para o repertório de saberes de professores de Física. Os resultados dessa aplicação foram obtidos por meio de questionários, prévio e posterior, e mapas conceituais, na busca de compreender as noções dos estudantes a respeito do tema. Além disso, a Unidade Didática foi enviada a professores atuantes nas Licenciaturas em Física para que esses realizassem uma validação. A partir dos resultados, foi possível inferir que, em função da abordagem com base na História da Ciência, a Unidade Didática possibilitou aos estudantes uma ampliação em suas visões de Natureza da Ciência. Por meio dos resultados obtidos da aplicação da Unidade Didática, observamos indícios de Aprendizagem Significativa. Dessa maneira, podemos afirmar que a Unidade Didática permitiu um enriquecimento dos conceitos por meio da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa realizadas pelos estudantes, portanto, houve uma assimilação dos novos conceitos. Além disso, de acordo com a validação realizada pelos professores participantes, a Unidade Didática construída apresenta uma estrutura com potencial de oferecer aos estudantes em formação inicial uma situação de aprendizagem que aciona, articula e integra os saberes disciplinares relacionados com a Física de Plasmas com seus saberes da formação profissional, saberes experienciais e saberes curriculares. A partir da análise realizada, pudemos inferir que a Unidade Didática de Física de Plasmas elaborada pode contribuir para a construção do repertório de saberes de futuros professores.
id UEL_64aae6e05db9ffcb85c02372fcba43c6
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000231395
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professoresA didactic unit proposal for the teaching of plasma physics in the initial teachers' education2020-02-28Irinéa de Lourdes Batista . Iramaia Jorge Cabral de Paulo Sérgio Camargo Walter Anibal Rammazzina Filho Paulo Sérgio de Camargo FilhoLigia Ayumi KikuchiUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta pesquisa realizou uma investigação teórico-metodológica para elaboração e aplicação de uma Unidade Didática de Física de Plasmas com base na História da Ciência, na Aprendizagem Significativa, nos Momentos Pedagógicos e na Didática das Ciências, para estudantes de Licenciatura em Física. Assim, apresentamos um exemplar de uma abordagem didática deste conteúdo, de modo que esta possa contribuir para o repertório de saberes de professores de Física. Os resultados dessa aplicação foram obtidos por meio de questionários, prévio e posterior, e mapas conceituais, na busca de compreender as noções dos estudantes a respeito do tema. Além disso, a Unidade Didática foi enviada a professores atuantes nas Licenciaturas em Física para que esses realizassem uma validação. A partir dos resultados, foi possível inferir que, em função da abordagem com base na História da Ciência, a Unidade Didática possibilitou aos estudantes uma ampliação em suas visões de Natureza da Ciência. Por meio dos resultados obtidos da aplicação da Unidade Didática, observamos indícios de Aprendizagem Significativa. Dessa maneira, podemos afirmar que a Unidade Didática permitiu um enriquecimento dos conceitos por meio da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa realizadas pelos estudantes, portanto, houve uma assimilação dos novos conceitos. Além disso, de acordo com a validação realizada pelos professores participantes, a Unidade Didática construída apresenta uma estrutura com potencial de oferecer aos estudantes em formação inicial uma situação de aprendizagem que aciona, articula e integra os saberes disciplinares relacionados com a Física de Plasmas com seus saberes da formação profissional, saberes experienciais e saberes curriculares. A partir da análise realizada, pudemos inferir que a Unidade Didática de Física de Plasmas elaborada pode contribuir para a construção do repertório de saberes de futuros professores.This research conducted a theoretical and methodological investigation for the elaboration and application of a Didactic Unit of Plasma Physics based on History of Science, Meaningful Learning, the Pedagogical Moments and the Didactic of Sciences, for Physics Education Undergraduate students. Thus, we present a sample of a didactic approach on this content, so that it can contribute to the repertoire of knowledge of Physics teachers. The results of this application were obtained by questionnaires, before and after, and concept maps, in order to understand the students’ notions about the theme. In addition, the Didactic Unit was sent to professors, working in Physics Education Undergraduate courses, to validate it. From the results, it was possible to infer that, due to its History of Science approach, the Didactic Unit enabled students to broaden their views on the Nature of Science. Considering the results obtained by applying the Didactic Unit, we noticed Meaningful Learning evidences. Then, we can affirm that the Didactic Unit makes possible an enrichment of concepts through progressive differentiation and integrative reconciliation by the students, therefore, there was an assimilation of new concepts. Moreover, according to the professors’ validation, the elaborated Didactic Unit presents a structure with potential to offer students in initial formation a learning situation that triggers, articulates and integrates the disciplinary knowledge related to Plasma Physics with their professional formation knowledge, experiential knowledge and curricular knowledge. From the analysis performed, it is possible to infer that the elaborated Didactic Unit about Plasma Physics can contribute to the construction of the future teachers’ repertoire of knowledge.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231395porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:57Zoai:uel.br:vtls000231395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2022-08-23T13:11:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A didactic unit proposal for the teaching of plasma physics in the initial teachers' education
title Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores
spellingShingle Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores
Ligia Ayumi Kikuchi
title_short Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores
title_full Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores
title_fullStr Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores
title_full_unstemmed Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores
title_sort Uma proposta de unidade didática para o ensino da física de plasmas na formação inicial de professores
author Ligia Ayumi Kikuchi
author_facet Ligia Ayumi Kikuchi
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Iramaia Jorge Cabral de Paulo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sérgio Camargo
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Walter Anibal Rammazzina Filho
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Paulo Sérgio de Camargo Filho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ligia Ayumi Kikuchi
contributor_str_mv Irinéa de Lourdes Batista .
Iramaia Jorge Cabral de Paulo
Sérgio Camargo
Walter Anibal Rammazzina Filho
Paulo Sérgio de Camargo Filho
description Esta pesquisa realizou uma investigação teórico-metodológica para elaboração e aplicação de uma Unidade Didática de Física de Plasmas com base na História da Ciência, na Aprendizagem Significativa, nos Momentos Pedagógicos e na Didática das Ciências, para estudantes de Licenciatura em Física. Assim, apresentamos um exemplar de uma abordagem didática deste conteúdo, de modo que esta possa contribuir para o repertório de saberes de professores de Física. Os resultados dessa aplicação foram obtidos por meio de questionários, prévio e posterior, e mapas conceituais, na busca de compreender as noções dos estudantes a respeito do tema. Além disso, a Unidade Didática foi enviada a professores atuantes nas Licenciaturas em Física para que esses realizassem uma validação. A partir dos resultados, foi possível inferir que, em função da abordagem com base na História da Ciência, a Unidade Didática possibilitou aos estudantes uma ampliação em suas visões de Natureza da Ciência. Por meio dos resultados obtidos da aplicação da Unidade Didática, observamos indícios de Aprendizagem Significativa. Dessa maneira, podemos afirmar que a Unidade Didática permitiu um enriquecimento dos conceitos por meio da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa realizadas pelos estudantes, portanto, houve uma assimilação dos novos conceitos. Além disso, de acordo com a validação realizada pelos professores participantes, a Unidade Didática construída apresenta uma estrutura com potencial de oferecer aos estudantes em formação inicial uma situação de aprendizagem que aciona, articula e integra os saberes disciplinares relacionados com a Física de Plasmas com seus saberes da formação profissional, saberes experienciais e saberes curriculares. A partir da análise realizada, pudemos inferir que a Unidade Didática de Física de Plasmas elaborada pode contribuir para a construção do repertório de saberes de futuros professores.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231395
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000231395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990185674506240