Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alzira Fabiana de Christo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190076
Resumo: O tema desta tese é compreender a representação da infância nos contos de Miguel Sanches Neto a partir da fundamentação teórica que entende a experiência da infância como possibilidade para a mudança da sociedade e os rumos da própria História. Diante da vasta produção de pesquisa sobre a infância – quase sempre ligada a aspectos cronológicos e históricos – e sua relação com a arte e a literatura, nos pareceu importante investigar um campo que ainda vem ganhando espaço nos estudos literários: a leitura da infância na obra de arte que toma como ponto de partida a Filosofia. Deste modo, o propósito central é verificar como Miguel Sanches Neto se vale da infância em seus contos enquanto condição humana de resistência, como uma experiência para a formação do humano e enquanto possibilidade de mudanças futuras. Pode-se dizer que em seus contos o escritor rompe com a visão predominante na sociedade: a de que a infância é o primeiro degrau da vida humana e que ela deve ser superada. Em seus contos, o escritor nega esta visão evolucionista e adultocêntrica de infância e ao abordá-la como experiência abre a possibilidade de transformar a experiência com a infância. Pensar a infância enquanto experiência é pensá-la enquanto descontinuidade, é a possibilidade de pensar e fazer o impensável, como faz a criança, como faz o in-fante. Diferentemente do adulto, que ao longo do tempo, devido à influência da rotina, foi perdendo a capacidade de olhar o mundo com sensibilidade, a criança está inebriada e envolvida com tudo o que os adultos não querem ver, por isso ela tem sutileza e competência suficientes para ensinar aos adultos, para fazê-los pensar sobre uma outra possibilidade de olhar o mundo e reconduzir a própria existência. Nos contos aqui analisados, a experiência da infância desperta um novo olhar sobre as crianças e a infância e, ao mesmo tempo, devido às simulações da memória empreendidas pelo escritor, propõe uma retomada e revisão desse período da vida para os leitores que passam a se confrontar com acontecimentos da própria infância e, dessa forma, compreendem muitos dos sentimentos que fazem parte da sua subjetividade. É possível dizer que a infância-criança presente nos contos de Miguel Sanches Neto conduz à in-fância do pensar.
id UEL_8b5ac161e3f4ebff656a90971d2f5a18
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000190076
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisExperiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto2013-11-18Regina Helena Machado Aquino Corrêa . Antonio Donizeti da Cruz Marly Catarina Soares Adelaide Caramuru Cezar Alamir Aquino CorrêaAlzira Fabiana de ChristoUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.URLBRO tema desta tese é compreender a representação da infância nos contos de Miguel Sanches Neto a partir da fundamentação teórica que entende a experiência da infância como possibilidade para a mudança da sociedade e os rumos da própria História. Diante da vasta produção de pesquisa sobre a infância – quase sempre ligada a aspectos cronológicos e históricos – e sua relação com a arte e a literatura, nos pareceu importante investigar um campo que ainda vem ganhando espaço nos estudos literários: a leitura da infância na obra de arte que toma como ponto de partida a Filosofia. Deste modo, o propósito central é verificar como Miguel Sanches Neto se vale da infância em seus contos enquanto condição humana de resistência, como uma experiência para a formação do humano e enquanto possibilidade de mudanças futuras. Pode-se dizer que em seus contos o escritor rompe com a visão predominante na sociedade: a de que a infância é o primeiro degrau da vida humana e que ela deve ser superada. Em seus contos, o escritor nega esta visão evolucionista e adultocêntrica de infância e ao abordá-la como experiência abre a possibilidade de transformar a experiência com a infância. Pensar a infância enquanto experiência é pensá-la enquanto descontinuidade, é a possibilidade de pensar e fazer o impensável, como faz a criança, como faz o in-fante. Diferentemente do adulto, que ao longo do tempo, devido à influência da rotina, foi perdendo a capacidade de olhar o mundo com sensibilidade, a criança está inebriada e envolvida com tudo o que os adultos não querem ver, por isso ela tem sutileza e competência suficientes para ensinar aos adultos, para fazê-los pensar sobre uma outra possibilidade de olhar o mundo e reconduzir a própria existência. Nos contos aqui analisados, a experiência da infância desperta um novo olhar sobre as crianças e a infância e, ao mesmo tempo, devido às simulações da memória empreendidas pelo escritor, propõe uma retomada e revisão desse período da vida para os leitores que passam a se confrontar com acontecimentos da própria infância e, dessa forma, compreendem muitos dos sentimentos que fazem parte da sua subjetividade. É possível dizer que a infância-criança presente nos contos de Miguel Sanches Neto conduz à in-fância do pensar.The aim of this thesis is understand the representation of childhood in Miguel Sanches Neto short stories, from the theoretical to understand the experience of childhood as a possibility for change in society and the course of history itself. Given the vast production of research on childhood - almost always linked to the chronological and historical - and its relationship to art and literature, it seemed important to investigate a field that has been gaining ground in literary studies: the reading of the work of childhood art that takes as its starting point the Philosophy. Thus, the central purpose is to see how Miguel Sanches Neto relies on their childhood short stories while human condition of resistance, as a background for the formation of the human being and as a possibility for future changes. It can be said that in his short stories the writer breaks with the prevailing view in society: that childhood is the first step of human life and it must be overcome. In his stories, the writer denies this evolutionary view of childhood and adult approach, and shows that the experience opens up the possibility of childhood transforming the experience. Think of childhood as an experience is to imagine him as a discontinuity, is the ability to think and do the unthinkable, like the child, as does the in-fânte. Unlike the adult, that over time due to the influence of the routine, was losing the ability to look at the world with sensitivity, the child is intoxicated and involved with everything that adults do not want to see, so she has subtlety and skill sufficient to teach adults to get them thinking about another possibility of looking at the world and bring their own existence. In the short stories analyzed here, the experience of childhood awakens a new look at children and childhood, and at the same time, due to memory simulations undertaken by the writer proposes a revival and revision of this period of life for readers who come to confront with events of her own childhood, and thus comprise many of the feelings that are part of their subjectivity. You can tell that this child-childhood short stories of Miguel Sanches Neto leads to in-fância thinking.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190076porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:50Zoai:uel.br:vtls000190076Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2014-05-12T14:24:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto
title Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto
spellingShingle Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto
Alzira Fabiana de Christo
title_short Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto
title_full Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto
title_fullStr Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto
title_full_unstemmed Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto
title_sort Experiência e imagens da infância nos contos de Miguel Sanches Neto
author Alzira Fabiana de Christo
author_facet Alzira Fabiana de Christo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Regina Helena Machado Aquino Corrêa .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Antonio Donizeti da Cruz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Marly Catarina Soares
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Adelaide Caramuru Cezar
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Alamir Aquino Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alzira Fabiana de Christo
contributor_str_mv Regina Helena Machado Aquino Corrêa .
Antonio Donizeti da Cruz
Marly Catarina Soares
Adelaide Caramuru Cezar
Alamir Aquino Corrêa
description O tema desta tese é compreender a representação da infância nos contos de Miguel Sanches Neto a partir da fundamentação teórica que entende a experiência da infância como possibilidade para a mudança da sociedade e os rumos da própria História. Diante da vasta produção de pesquisa sobre a infância – quase sempre ligada a aspectos cronológicos e históricos – e sua relação com a arte e a literatura, nos pareceu importante investigar um campo que ainda vem ganhando espaço nos estudos literários: a leitura da infância na obra de arte que toma como ponto de partida a Filosofia. Deste modo, o propósito central é verificar como Miguel Sanches Neto se vale da infância em seus contos enquanto condição humana de resistência, como uma experiência para a formação do humano e enquanto possibilidade de mudanças futuras. Pode-se dizer que em seus contos o escritor rompe com a visão predominante na sociedade: a de que a infância é o primeiro degrau da vida humana e que ela deve ser superada. Em seus contos, o escritor nega esta visão evolucionista e adultocêntrica de infância e ao abordá-la como experiência abre a possibilidade de transformar a experiência com a infância. Pensar a infância enquanto experiência é pensá-la enquanto descontinuidade, é a possibilidade de pensar e fazer o impensável, como faz a criança, como faz o in-fante. Diferentemente do adulto, que ao longo do tempo, devido à influência da rotina, foi perdendo a capacidade de olhar o mundo com sensibilidade, a criança está inebriada e envolvida com tudo o que os adultos não querem ver, por isso ela tem sutileza e competência suficientes para ensinar aos adultos, para fazê-los pensar sobre uma outra possibilidade de olhar o mundo e reconduzir a própria existência. Nos contos aqui analisados, a experiência da infância desperta um novo olhar sobre as crianças e a infância e, ao mesmo tempo, devido às simulações da memória empreendidas pelo escritor, propõe uma retomada e revisão desse período da vida para os leitores que passam a se confrontar com acontecimentos da própria infância e, dessa forma, compreendem muitos dos sentimentos que fazem parte da sua subjetividade. É possível dizer que a infância-criança presente nos contos de Miguel Sanches Neto conduz à in-fância do pensar.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-11-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190076
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000190076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990170253099008