Significação dialógica do messianismo em vereda da salvação de Jorge Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Márcia Cristina de Lima Aguillar Bolzani
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000096693
Resumo: Este estudo analisa a obra dramática Vereda da Salvação, pertencente ao ciclo Marta, a árvore e o relógio de Jorge Andrade, pelo método da análise do dialogismo discursivo de Mikhail Bakhtin. Dá ênfase especial ao discurso religioso messiânico como apropriação parodística (não cômica), por parte de um grupo de trabalhadores rurais que tinham sido posseiros, do discurso religioso católico tradicional, próprio da sociedade dominada pelos fazendeiros, entre os quais se encontram os que lhes retiraram as terras. Mostra também como um discurso cristão fundamentalista, portanto autoritário, contribuiu para a formação contraditória desse discurso messiânico. Aprofunda a análise do conflito discursivo entre os próprios ex-posseiros, através da utilização persuasiva dos discursos da natureza e do bom senso em confronto, que em alguns momentos se torna aberto, com os autoritários discursos fundamentalista e messiânico. Observa o conflito vivido intimamente por Dolor, mãe de Joaquim, protagonista do movimento messiânico, entre o uso do discurso da natureza e do senso comum e o uso do discurso messiânico, ao qual acaba por aderir, consciente do seu caráter ilusório, por amor ao filho e com o fim de denunciar a sociedade injusta que os tem feito sofrer como sofreram Cristo e a Virgem Maria, com os quais Joaquim e Dolor se identificam. E interpreta o desfecho do drama como o resultado da oposição entre dois discursos autoritários, em que os detentores do discurso católico tradicional preferem recorrer à força das armas da polícia para silenciar os potencialmente subversivos seguidores do discurso messiânico, enquanto os agregados mais conscientes se deixam matar, não como crentes messiânicos, mas como pessoas que partilham de um protesto radical contra a injustiça estrutural daquela sociedade. O recurso à teoria de Durkheim sobre a religião como forma de coesão social e à teoria de Northrop Frye sobre o mito de interesse ajuda a explicar a transformação de um conflito social num conflito religioso, expresso pela figuração artística original de uma obra de literatura dramática.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisSignificação dialógica do messianismo em vereda da salvação de Jorge Andrade2003-10-30Henrique Manuel ÁvilaMárcia Cristina de Lima Aguillar BolzaniUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasURLBREste estudo analisa a obra dramática Vereda da Salvação, pertencente ao ciclo Marta, a árvore e o relógio de Jorge Andrade, pelo método da análise do dialogismo discursivo de Mikhail Bakhtin. Dá ênfase especial ao discurso religioso messiânico como apropriação parodística (não cômica), por parte de um grupo de trabalhadores rurais que tinham sido posseiros, do discurso religioso católico tradicional, próprio da sociedade dominada pelos fazendeiros, entre os quais se encontram os que lhes retiraram as terras. Mostra também como um discurso cristão fundamentalista, portanto autoritário, contribuiu para a formação contraditória desse discurso messiânico. Aprofunda a análise do conflito discursivo entre os próprios ex-posseiros, através da utilização persuasiva dos discursos da natureza e do bom senso em confronto, que em alguns momentos se torna aberto, com os autoritários discursos fundamentalista e messiânico. Observa o conflito vivido intimamente por Dolor, mãe de Joaquim, protagonista do movimento messiânico, entre o uso do discurso da natureza e do senso comum e o uso do discurso messiânico, ao qual acaba por aderir, consciente do seu caráter ilusório, por amor ao filho e com o fim de denunciar a sociedade injusta que os tem feito sofrer como sofreram Cristo e a Virgem Maria, com os quais Joaquim e Dolor se identificam. E interpreta o desfecho do drama como o resultado da oposição entre dois discursos autoritários, em que os detentores do discurso católico tradicional preferem recorrer à força das armas da polícia para silenciar os potencialmente subversivos seguidores do discurso messiânico, enquanto os agregados mais conscientes se deixam matar, não como crentes messiânicos, mas como pessoas que partilham de um protesto radical contra a injustiça estrutural daquela sociedade. O recurso à teoria de Durkheim sobre a religião como forma de coesão social e à teoria de Northrop Frye sobre o mito de interesse ajuda a explicar a transformação de um conflito social num conflito religioso, expresso pela figuração artística original de uma obra de literatura dramática.This study analyses the dramatic work Vereda da Salvação, which belongs to the cycle Marta a árvore e o relógio, by Jorge Andrade, through the method of the analysis of the discursive dialogism of Mikhail Bakhtin. It gives emphasis to the messianic religious speech, as parodistic appropriation (not comic), from a group of rural workers who had been landholders of the catholic religious speech, proper from a society dominated by farmers, who took their lands afterwards. It also shows how a fundamentalist Christian speech, although authoritarian, contributed to the contradictory formation of this messianic speech. It deepens the analysis of the discursive conflict among the ex-landholders, through the persusive utilization of the nature speeches and the common sense in confrontation, which in some moments becomes broad with the authoritarian fundamentalist and messianic speeches. Its observes the conflict lived closely by Dolor, Joaquim's mother, who is the protagonist of the messianic movement, among the use of nature speech, common sense and the messianic speech, which she ends up joining, conscious of her illusory character, because of her love for her son, intending to disclose the unfair society which made them suffer like Christ and the Virgin Mary, with whom Joaquim and Dolor identify themselves. The end of the drama is interpreted as the result of the opposition between two authoritarian speeches, which the holders of the traditional catholic speech prefer to run over the police's guns to silence the potentially subversives followers of the messianic speech, meanwhile the landholders who are more conscious, let themselves to be killed not as messianic believers, but as people who share a radical protest against the injustice structured of that society. The resources of the theory of Durkheim about the religion as a way of cohesion and Northrop Frye's theory about the myth of mutual interest help us to explain the transformation of a social conflict in a religious conflict, expressed by the original artistic figuration of the dramatic literature work.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000096693porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:33:01Zoai:uel.br:vtls000096693Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2011-03-24T18:51:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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