Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098399 |
Resumo: | Nesta pesquisa examinamos seis manuais didáticos de língua portuguesa utilizados nos colégios da cidade de Maringá. A pesquisa tem como objetivo examinar os manuais didáticos afim de verificar o ensino de leitura nas aulas de língua materna. O trabalho está dividido em cinco partes. A primeira mostra as condições de produção do manual didático no cenário da educação brasileira. A segunda parte apresenta os pressupostos teóricos do ensino de leitura e dos gêneros do discurso. Na terceira parte encontra-se a análise dos gêneros presentes nos manuais. A quarta parte discute as atividades de leitura presente nos manuais analisados. Para finalizar, tem-se uma proposta de leitura baseada na teoria semiótica greimasiana. |
id |
UEL_ca5f03b8ce0e4354215f4d95f0980ec3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000098399 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLivro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto2004-04-02Loredana Límoli Elvira Lopes Nascimento Maria do Carmo Oliveira T. SantosCristiane FernandesUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRNesta pesquisa examinamos seis manuais didáticos de língua portuguesa utilizados nos colégios da cidade de Maringá. A pesquisa tem como objetivo examinar os manuais didáticos afim de verificar o ensino de leitura nas aulas de língua materna. O trabalho está dividido em cinco partes. A primeira mostra as condições de produção do manual didático no cenário da educação brasileira. A segunda parte apresenta os pressupostos teóricos do ensino de leitura e dos gêneros do discurso. Na terceira parte encontra-se a análise dos gêneros presentes nos manuais. A quarta parte discute as atividades de leitura presente nos manuais analisados. Para finalizar, tem-se uma proposta de leitura baseada na teoria semiótica greimasiana.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098399porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:10Zoai:uel.br:vtls000098399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2007-05-08T18:40:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto |
title |
Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto |
spellingShingle |
Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto Cristiane Fernandes |
title_short |
Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto |
title_full |
Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto |
title_fullStr |
Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto |
title_full_unstemmed |
Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto |
title_sort |
Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto |
author |
Cristiane Fernandes |
author_facet |
Cristiane Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loredana Límoli |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Elvira Lopes Nascimento |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maria do Carmo Oliveira T. Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristiane Fernandes |
contributor_str_mv |
Loredana Límoli Elvira Lopes Nascimento Maria do Carmo Oliveira T. Santos |
description |
Nesta pesquisa examinamos seis manuais didáticos de língua portuguesa utilizados nos colégios da cidade de Maringá. A pesquisa tem como objetivo examinar os manuais didáticos afim de verificar o ensino de leitura nas aulas de língua materna. O trabalho está dividido em cinco partes. A primeira mostra as condições de produção do manual didático no cenário da educação brasileira. A segunda parte apresenta os pressupostos teóricos do ensino de leitura e dos gêneros do discurso. Na terceira parte encontra-se a análise dos gêneros presentes nos manuais. A quarta parte discute as atividades de leitura presente nos manuais analisados. Para finalizar, tem-se uma proposta de leitura baseada na teoria semiótica greimasiana. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-04-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098399 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1784990174811258880 |