Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristiane Fernandes
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098399
Resumo: Nesta pesquisa examinamos seis manuais didáticos de língua portuguesa utilizados nos colégios da cidade de Maringá. A pesquisa tem como objetivo examinar os manuais didáticos afim de verificar o ensino de leitura nas aulas de língua materna. O trabalho está dividido em cinco partes. A primeira mostra as condições de produção do manual didático no cenário da educação brasileira. A segunda parte apresenta os pressupostos teóricos do ensino de leitura e dos gêneros do discurso. Na terceira parte encontra-se a análise dos gêneros presentes nos manuais. A quarta parte discute as atividades de leitura presente nos manuais analisados. Para finalizar, tem-se uma proposta de leitura baseada na teoria semiótica greimasiana.
id UEL_ca5f03b8ce0e4354215f4d95f0980ec3
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000098399
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLivro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto2004-04-02Loredana Límoli Elvira Lopes Nascimento Maria do Carmo Oliveira T. SantosCristiane FernandesUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.URLBRNesta pesquisa examinamos seis manuais didáticos de língua portuguesa utilizados nos colégios da cidade de Maringá. A pesquisa tem como objetivo examinar os manuais didáticos afim de verificar o ensino de leitura nas aulas de língua materna. O trabalho está dividido em cinco partes. A primeira mostra as condições de produção do manual didático no cenário da educação brasileira. A segunda parte apresenta os pressupostos teóricos do ensino de leitura e dos gêneros do discurso. Na terceira parte encontra-se a análise dos gêneros presentes nos manuais. A quarta parte discute as atividades de leitura presente nos manuais analisados. Para finalizar, tem-se uma proposta de leitura baseada na teoria semiótica greimasiana.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098399porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:10Zoai:uel.br:vtls000098399Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2007-05-08T18:40:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
title Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
spellingShingle Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
Cristiane Fernandes
title_short Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
title_full Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
title_fullStr Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
title_full_unstemmed Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
title_sort Livro didático : o sujeito leitor na construção do sentido do texto
author Cristiane Fernandes
author_facet Cristiane Fernandes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Loredana Límoli
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Elvira Lopes Nascimento
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maria do Carmo Oliveira T. Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristiane Fernandes
contributor_str_mv Loredana Límoli
Elvira Lopes Nascimento
Maria do Carmo Oliveira T. Santos
description Nesta pesquisa examinamos seis manuais didáticos de língua portuguesa utilizados nos colégios da cidade de Maringá. A pesquisa tem como objetivo examinar os manuais didáticos afim de verificar o ensino de leitura nas aulas de língua materna. O trabalho está dividido em cinco partes. A primeira mostra as condições de produção do manual didático no cenário da educação brasileira. A segunda parte apresenta os pressupostos teóricos do ensino de leitura e dos gêneros do discurso. Na terceira parte encontra-se a análise dos gêneros presentes nos manuais. A quarta parte discute as atividades de leitura presente nos manuais analisados. Para finalizar, tem-se uma proposta de leitura baseada na teoria semiótica greimasiana.
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-04-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098399
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000098399
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990174811258880