A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
Texto Completo: | http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226679 |
Resumo: | A presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita. O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo. Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro. As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunos. |
id |
UEL_ebe50cc7dca124ff213200a23db92f09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:uel.br:vtls000226679 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunosThe experience of radioteatro in the classroom : the voice and the turn of the students2019-04-05Flávio Freire . Márcia Neme Buzalaf Sheila Oliveira LimaJoão Marcos NagyUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.URLBRA presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita. O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo. Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro. As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunos.This present qualitative research reports the experience in the classroom of the use of radioteatro on Portuguese language classe's, for public school students, of the eighth's year in elementary school. It has as its objective the appropriation by the students of the genre in question and the gain of oral, reading and writing abilities. The theoretical framework is based on Bakhtin's theory, being supported by legal documents and Radiojournalism authors. The data were collected in the classroom, during the oral and written activities application, which culminated in the elaboration and presentation of a radioteatro chapter. The final considerations seek to demonstrate the need for greater emphasis on oral activities in the classroom, and how radioteatro can serve in the construction of identity and language improvement of students.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226679porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:28Zoai:uel.br:vtls000226679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-09-26T17:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The experience of radioteatro in the classroom : the voice and the turn of the students |
title |
A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos |
spellingShingle |
A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos João Marcos Nagy |
title_short |
A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos |
title_full |
A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos |
title_fullStr |
A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos |
title_full_unstemmed |
A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos |
title_sort |
A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos |
author |
João Marcos Nagy |
author_facet |
João Marcos Nagy |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flávio Freire . |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Márcia Neme Buzalaf |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Sheila Oliveira Lima |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
João Marcos Nagy |
contributor_str_mv |
Flávio Freire . Márcia Neme Buzalaf Sheila Oliveira Lima |
description |
A presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita. O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo. Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro. As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-04-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226679 |
url |
http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226679 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
URL |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1784990179082108928 |