A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Marcos Nagy
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226679
Resumo: A presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita. O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo. Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro. As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunos.
id UEL_ebe50cc7dca124ff213200a23db92f09
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000226679
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunosThe experience of radioteatro in the classroom : the voice and the turn of the students2019-04-05Flávio Freire . Márcia Neme Buzalaf Sheila Oliveira LimaJoão Marcos NagyUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.URLBRA presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita. O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo. Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro. As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunos.This present qualitative research reports the experience in the classroom of the use of radioteatro on Portuguese language classe's, for public school students, of the eighth's year in elementary school. It has as its objective the appropriation by the students of the genre in question and the gain of oral, reading and writing abilities. The theoretical framework is based on Bakhtin's theory, being supported by legal documents and Radiojournalism authors. The data were collected in the classroom, during the oral and written activities application, which culminated in the elaboration and presentation of a radioteatro chapter. The final considerations seek to demonstrate the need for greater emphasis on oral activities in the classroom, and how radioteatro can serve in the construction of identity and language improvement of students.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226679porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:28Zoai:uel.br:vtls000226679Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2019-09-26T17:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The experience of radioteatro in the classroom : the voice and the turn of the students
title A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
spellingShingle A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
João Marcos Nagy
title_short A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
title_full A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
title_fullStr A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
title_full_unstemmed A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
title_sort A experiência do radioteatro em sala de aula : a voz e a vez dos alunos
author João Marcos Nagy
author_facet João Marcos Nagy
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Flávio Freire .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Márcia Neme Buzalaf
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Sheila Oliveira Lima
dc.contributor.author.fl_str_mv João Marcos Nagy
contributor_str_mv Flávio Freire .
Márcia Neme Buzalaf
Sheila Oliveira Lima
description A presente pesquisa, de base qualitativa, relata a experiência em sala de aula do uso do radioteatro em aulas de língua portuguesa, para alunos da rede pública, do oitavo ano do ensino fundamental; tendo como objetivo a apropriação, por parte dos alunos, dos elementos do gênero em questão e a melhoria nas habilidades de oralidade, leitura e escrita. O referencial teórico se sustenta na teoria bakhtiniana, sendo amparada por documentos legais e autores do Radiojornalismo. Os dados foram coletados em sala de aula, durante a aplicação de atividades orais e escritas, que culminaram na elaboração e apresentação de um capítulo de radioteatro. As considerações finais buscam demonstrar a necessidade de maior ênfase às atividades orais em sala de aula, e como o radioteatro pode servir na construção identitária e no aperfeiçoamento linguístico dos alunos.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-04-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226679
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000226679
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Letras e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990179082108928