Formação inicial : o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Virginia Iara de Andrade Maistro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178998
Resumo: Esta tese consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto de estudo foi analisar os discursos de cinco acadêmicos que optaram pela Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Paraná, em 2009 e 2010, buscando entender como lidavam com a questão de ser professor e como enfrentaram os desafios da prática docente. Procuramos compreender, ainda, que relações estabeleceram com o estágio, o que sentiram e no que acreditavam em termos de valores, levantando alguns indicativos sobre como evolui sua relação com o conteúdo, ensino e aprendizagem. Para tanto, testamos a Matriz 3x3 proposta por Arruda; Lima e Passos (2011), visando ao estudo de seu potencial e à delimitação das condições de sua aplicação. Os dados vieram de entrevistas áudio gravadas, realizadas em quatro momentos, organizados, estruturados e interpretados na Matriz 3x3, que consideram a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot, 2005) em um sistema didático (Chevallard, 2005), e que mostrou as relações de cada acadêmico com o estágio e os sentidos que ele suscitava. Para a análise dos dados, utilizamos os estudos sobre “Análise textual discursiva”, de Moraes (2003), cuja categorização baseou-se em Travaglia (1991). Os resultados sugerem que esta pesquisa avançou quanto ao provocar discussões sobre a importância da experiência inicial para a docência, uma vez que os dados nos mostram que a maioria dos acadêmicos realiza a habilitação para a Licenciatura, mas não a quer para seu futuro. O uso da Matriz 3x3 possibilitou a compreensão do estágio, segundo a visão dos acadêmicos com a acomodação das falas e a ampliação das “Relações de Saber”, o que permitiu o conhecimento sobre os significados que tinham sobre o estágio para a docência. Durante a prática, os estudantes externaram preocupação, principalmente, com aspectos técnicos da gestão do ensino e com sua atuação, não demonstrando grande envolvimento com a aprendizagem propriamente dita, acerca dos aspectos epistemológicos e pessoais. Quanto à relação social com o aprender, alguns demonstraram preocupação relacionada a passar valores e ética, a suprir a falta familiar, para que consigam ensinar e gerenciar a sala de aula. Consideramos que os acadêmicos mantêm-se, principalmente, na coluna 2 da Matriz 3x3, por terem avançado quanto à experiência docente, conquanto suas referências ainda se encontrem no entendimento comum. Embora as preocupações centrem-se mais na sua prática, não se registrou a presença, em suas reflexões, dos saberes da formação que são de responsabilidade da universidade, os conhecimentos da Filosofia da Educação, da Psicologia e da produção acadêmica.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisFormação inicial : o estágio supervisionado segundo a visão de acadêmicos do curso de Ciências Biológicas2012-08-15Sérgio de Mello Arruda . Fernando Bastos Mariana A. B. Soares de Andrade Vera Lúcia Bahl de Oliveira Marinez Meneghello PassosVirginia Iara de Andrade MaistroUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática.URLBREsta tese consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto de estudo foi analisar os discursos de cinco acadêmicos que optaram pela Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Paraná, em 2009 e 2010, buscando entender como lidavam com a questão de ser professor e como enfrentaram os desafios da prática docente. Procuramos compreender, ainda, que relações estabeleceram com o estágio, o que sentiram e no que acreditavam em termos de valores, levantando alguns indicativos sobre como evolui sua relação com o conteúdo, ensino e aprendizagem. Para tanto, testamos a Matriz 3x3 proposta por Arruda; Lima e Passos (2011), visando ao estudo de seu potencial e à delimitação das condições de sua aplicação. Os dados vieram de entrevistas áudio gravadas, realizadas em quatro momentos, organizados, estruturados e interpretados na Matriz 3x3, que consideram a gestão da matéria e a gestão de classe como gestão de relações com o saber (Charlot, 2005) em um sistema didático (Chevallard, 2005), e que mostrou as relações de cada acadêmico com o estágio e os sentidos que ele suscitava. Para a análise dos dados, utilizamos os estudos sobre “Análise textual discursiva”, de Moraes (2003), cuja categorização baseou-se em Travaglia (1991). Os resultados sugerem que esta pesquisa avançou quanto ao provocar discussões sobre a importância da experiência inicial para a docência, uma vez que os dados nos mostram que a maioria dos acadêmicos realiza a habilitação para a Licenciatura, mas não a quer para seu futuro. O uso da Matriz 3x3 possibilitou a compreensão do estágio, segundo a visão dos acadêmicos com a acomodação das falas e a ampliação das “Relações de Saber”, o que permitiu o conhecimento sobre os significados que tinham sobre o estágio para a docência. Durante a prática, os estudantes externaram preocupação, principalmente, com aspectos técnicos da gestão do ensino e com sua atuação, não demonstrando grande envolvimento com a aprendizagem propriamente dita, acerca dos aspectos epistemológicos e pessoais. Quanto à relação social com o aprender, alguns demonstraram preocupação relacionada a passar valores e ética, a suprir a falta familiar, para que consigam ensinar e gerenciar a sala de aula. Consideramos que os acadêmicos mantêm-se, principalmente, na coluna 2 da Matriz 3x3, por terem avançado quanto à experiência docente, conquanto suas referências ainda se encontrem no entendimento comum. Embora as preocupações centrem-se mais na sua prática, não se registrou a presença, em suas reflexões, dos saberes da formação que são de responsabilidade da universidade, os conhecimentos da Filosofia da Educação, da Psicologia e da produção acadêmica.This thesis consists of a qualitative study whose object of study was to analyze the speeches of five students who opted for the bachelor in Biological Sciences from a public university of Paraná, in 2009 and 2010, seeking to understand how they dealt with the issue of being a teacher and how they faced the challenges of teaching practice. We sought to understand also what relations they established with the practice, what they felt and what they believed in concerning values, gathering some signs on how their relationship with content, teaching and learning evolves. Therefore, we tested the 3x3 Matrix proposed by Arruda; Lima and Passos (2011), in order to study its potential and define the conditions of its application. The data came from audio recorded interviews, conducted in four stages, organized, structured and interpreted in the 3x3 Matrix, who consider the matter and class management as relations management with knowledge (Charlot, 2005) in a didactic system (Chevallard, 2005), which showed the relations of each student with the practice and the senses such a practice raised. For data analysis, we use studies on “textual discourse analysis”, de Moraes (2003), whose categorization was based on Travaglia (1991). The results suggest this research has advanced as to provoke discussions about the importance of early experience for teachers, since the data show that most students hold a certificate to degree, but do not want it for their future. The use of the 3x3 Matrix enabled the understanding of the stage, in the view of academics with the accommodation of the speech and the expansion of the “Relations of Knowledge” which allowed us to know what the students meant by teaching practice. During practice, students expressed concern mainly with technical aspects of education management and their performance, not showing great involvement in the learning itself, related to the epistemological and personal features. As for the relationship with the social learning, some expressed concern related to transmit values and ethics, to fill the gap family, so that they can teach and manage the classroom. We believe that students remain mainly in column 2 of the 3x3 Matrix for having advanced in the teaching experience, although their references are still in common understanding. Although concerns focus more on their practice, there was no background knowledge, which is the university responsibility, inferred of their thoughts, philosophy of education, psychology and academic production.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000178998porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:31:38Zoai:uel.br:vtls000178998Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2012-10-23T14:44:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
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