Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Oliveira Simões
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000220095
Resumo: O crescente aumento da pós-graduação no Brasil, fez com que a CAPES cada vez mais se preocupasse com a qualidade dos programas de pós-graduação brasileiros. De forma que ela passou a avaliar estes programas continuamente, visando garantir a qualidade dos mesmos. Com isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) também passaram a ser preocupar mais com a qualidade de seus programas de pós-graduação, dessa maneira gerando uma demanda por ferramentas, modelos e frameworks que pudessem auxiliá-las em seus processos, a fim de garantir a qualidade de seus programas. Tendo em vista a necessidade das IES em melhorem ou manterem a qualidade de seus programas, foi proposto o Framework de Análise do Desempenho dos Docentes de Pós-Graduação, que tem por objetivo fornecer aos programas, processos que visam melhorar o desempenho do corpo docente durante as avaliações realizadas pela CAPES. Para este fim, ele fornece processos que podem ser aplicados aos programas de pós-graduação, um ciclo de vida na qual novos processos podem ser criados com base nele, e uma arquitetura que visa permitir a criação de sistemas que possuam o mesmo propósito. O trabalho utilizou como base para a criação do framework o conceito de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), visando oferecer uma estrutura que pudesse ser aplicado em qualquer IES, de forma a auxiliá-las a otimizar seus processos de trabalho.
id UEL_f877c3253055b452fd3892549a557900
oai_identifier_str oai:uel.br:vtls000220095
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFramework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduaçãoFramework for analysis the performance of professor of postgraduate programs2017-12-13Jacques Duílio Brancher . Rodolfo Miranda de Barros João Coelho NetoFelipe Oliveira SimõesUniversidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.URLBRO crescente aumento da pós-graduação no Brasil, fez com que a CAPES cada vez mais se preocupasse com a qualidade dos programas de pós-graduação brasileiros. De forma que ela passou a avaliar estes programas continuamente, visando garantir a qualidade dos mesmos. Com isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) também passaram a ser preocupar mais com a qualidade de seus programas de pós-graduação, dessa maneira gerando uma demanda por ferramentas, modelos e frameworks que pudessem auxiliá-las em seus processos, a fim de garantir a qualidade de seus programas. Tendo em vista a necessidade das IES em melhorem ou manterem a qualidade de seus programas, foi proposto o Framework de Análise do Desempenho dos Docentes de Pós-Graduação, que tem por objetivo fornecer aos programas, processos que visam melhorar o desempenho do corpo docente durante as avaliações realizadas pela CAPES. Para este fim, ele fornece processos que podem ser aplicados aos programas de pós-graduação, um ciclo de vida na qual novos processos podem ser criados com base nele, e uma arquitetura que visa permitir a criação de sistemas que possuam o mesmo propósito. O trabalho utilizou como base para a criação do framework o conceito de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), visando oferecer uma estrutura que pudesse ser aplicado em qualquer IES, de forma a auxiliá-las a otimizar seus processos de trabalho.The increase of post-graduation in Brazil, has made CAPES increasingly concerned about the quality of Brazilian graduate programs. So she started evaluating these programs continuously, in order to guarantee their quality. As a result, the university also became more concerned with the quality of their graduate programs, thereby generating a demand for tools, models and frameworks that could assist them in their processes in order to ensure the quality of their programs. In view of the need for university to improve or maintain the quality of their programs, the Framework for Analysis the Performance of Professor of Postgraduate Programs was proposed, which aims to provide the programs with processes that aim to improve the quality of their programs. performance of the faculty during the evaluations carried out by CAPES. To this end, it provides processes that can be applied to postgraduate programs, a life cycle in which new processes can be created based on it, and an architecture that allows the creation of systems that have the same purpose. The work used as basis for the creation of the framework the concept of Business Process Management (BPM), aiming to offer a structure that could be applied in any university, in order to help them to optimize their work processes.http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000220095porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-11T09:30:44Zoai:uel.br:vtls000220095Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2018-11-12T18:51:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.pt.fl_str_mv Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Framework for analysis the performance of professor of postgraduate programs
title Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação
spellingShingle Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação
Felipe Oliveira Simões
title_short Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação
title_full Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação
title_fullStr Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação
title_full_unstemmed Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação
title_sort Framework para análise do desempenho dos docentes de pós-graduação
author Felipe Oliveira Simões
author_facet Felipe Oliveira Simões
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacques Duílio Brancher .
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodolfo Miranda de Barros
dc.contributor.referee2.fl_str_mv João Coelho Neto
dc.contributor.author.fl_str_mv Felipe Oliveira Simões
contributor_str_mv Jacques Duílio Brancher .
Rodolfo Miranda de Barros
João Coelho Neto
description O crescente aumento da pós-graduação no Brasil, fez com que a CAPES cada vez mais se preocupasse com a qualidade dos programas de pós-graduação brasileiros. De forma que ela passou a avaliar estes programas continuamente, visando garantir a qualidade dos mesmos. Com isso, as Instituições de Ensino Superior (IES) também passaram a ser preocupar mais com a qualidade de seus programas de pós-graduação, dessa maneira gerando uma demanda por ferramentas, modelos e frameworks que pudessem auxiliá-las em seus processos, a fim de garantir a qualidade de seus programas. Tendo em vista a necessidade das IES em melhorem ou manterem a qualidade de seus programas, foi proposto o Framework de Análise do Desempenho dos Docentes de Pós-Graduação, que tem por objetivo fornecer aos programas, processos que visam melhorar o desempenho do corpo docente durante as avaliações realizadas pela CAPES. Para este fim, ele fornece processos que podem ser aplicados aos programas de pós-graduação, um ciclo de vida na qual novos processos podem ser criados com base nele, e uma arquitetura que visa permitir a criação de sistemas que possuam o mesmo propósito. O trabalho utilizou como base para a criação do framework o conceito de Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), visando oferecer uma estrutura que pudesse ser aplicado em qualquer IES, de forma a auxiliá-las a otimizar seus processos de trabalho.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000220095
url http://www.bibliotecadigital.uel.br/document/?code=vtls000220095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
dc.publisher.initials.fl_str_mv URL
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina. Centro de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1784990169142657024