Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Selingardi, Gabriela
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
Texto Completo: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
id UEM-10_f041b4998cb88173b01891dc5981d423
oai_identifier_str oai:localhost:1/5804
network_acronym_str UEM-10
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository_id_str
spelling Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corposFísica - Queda dos corposHistória da ciênciaEnsino de física530.07Ciências Exatas e da TerraCiências Exatas e da TerraMatemáticaMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni NevesDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018Resumo: O processo de construção histórica da ciência converge com o processo de construção do conhecimento dos alunos (processo de aprendizagem). Observar, hipotetizar, colocar teorias ou percepções à prova sob certas circunstâncias, errar ou acertar e generalizar são comuns a ambos os processos. Entretanto, observa-se a pouca ou nenhuma referência ao emprego da História da Ciência no Ensino Médio. Tendo em vista essa problemática, esta pesquisa procura discutir as seguintes questões: Como os professores do Ensino Médio abordam a construção da História da Ciência ao ensinar Queda dos Corpos? Como esse tema é abordado no material de apoio dos professores? Dicotomia ou Convergência entre o discurso dos professores e o material de apoio? Diante dessas questões, o objetivo desta pesquisa constitui em relacionar a abordagem dos professores do Ensino Médio sobre a construção da História da Ciência ao tratar o conceito de Queda dos Corpos com o material de apoio que utilizam. A constituição dos dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas e em seguida transcritas. A análise destes dados, foi fundamentada na fenomenologia de acordo com Bicudo (2000) e Martins (1988). A pesquisa mostra que os professores possuem lacunas em sua formação inicial, dificuldades em complementar o material de apoio, assim como concepções distorcidas sobre o uso da História da Ciência; apontando para a necessidade de um curso de formação continuada para estes professoresAbstract: The process of building the history of science converges with the process of building students' knowledge (learning process). Observe, hypothesize, put theories to the test or perceptions under right circumstances wrong or right and generalizing are common to both processes. However, there is little or no reference to the use of the History of Science in High School. In view of this problem, this research search to discuss the following questions: How do high school teachers approach the construction of the History of Science when teaching the Fall Bodies? How is this topic addressed in the teacher support material? Dichotomy or Convergence between teacher discourse and supportive material? In view of these questions, the objective of this research is to relate the approach of the professors of High School on the construction of the History of Science when dealing with the concept of Falling of the Bodies with the material of support that they use. The data gathering was done recorded interviews and then transcribed. The analysis of these data was based on phenomenology according to Bicudo (2000) and Martins (1988). The research indicates that the teachers have gaps in their initial formation, difficulties in complementing the support material, as well as distorted conceptions about the use of the History of Science; pointing to the need for a continuing training course for these teachers147 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Silva, Josie Agatha Parrilha daFusinato, Polonia AltoéSelingardi, Gabriela2020-05-12T21:07:46Z2020-05-12T21:07:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSELINGARDI, Gabriela. Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos. 2018. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804openAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-11-10T13:51:13Zoai:localhost:1/5804Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:51.933953Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
title Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
spellingShingle Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
Selingardi, Gabriela
Física - Queda dos corpos
História da ciência
Ensino de física
530.07
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Matemática
title_short Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
title_full Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
title_fullStr Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
title_full_unstemmed Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
title_sort Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
author Selingardi, Gabriela
author_facet Selingardi, Gabriela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-
Silva, Josie Agatha Parrilha da
Fusinato, Polonia Altoé
dc.contributor.author.fl_str_mv Selingardi, Gabriela
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Queda dos corpos
História da ciência
Ensino de física
530.07
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Matemática
topic Física - Queda dos corpos
História da ciência
Ensino de física
530.07
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
Matemática
description Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-05-12T21:07:46Z
2020-05-12T21:07:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SELINGARDI, Gabriela. Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos. 2018. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804
identifier_str_mv SELINGARDI, Gabriela. Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos. 2018. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.
url http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática
Maringá, PR
Centro de Ciências Exatas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
collection Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797150078437163008