Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
Texto Completo: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves |
id |
UEM-10_f041b4998cb88173b01891dc5981d423 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:1/5804 |
network_acronym_str |
UEM-10 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corposFísica - Queda dos corposHistória da ciênciaEnsino de física530.07Ciências Exatas e da TerraCiências Exatas e da TerraMatemáticaMatemáticaOrientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni NevesDissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018Resumo: O processo de construção histórica da ciência converge com o processo de construção do conhecimento dos alunos (processo de aprendizagem). Observar, hipotetizar, colocar teorias ou percepções à prova sob certas circunstâncias, errar ou acertar e generalizar são comuns a ambos os processos. Entretanto, observa-se a pouca ou nenhuma referência ao emprego da História da Ciência no Ensino Médio. Tendo em vista essa problemática, esta pesquisa procura discutir as seguintes questões: Como os professores do Ensino Médio abordam a construção da História da Ciência ao ensinar Queda dos Corpos? Como esse tema é abordado no material de apoio dos professores? Dicotomia ou Convergência entre o discurso dos professores e o material de apoio? Diante dessas questões, o objetivo desta pesquisa constitui em relacionar a abordagem dos professores do Ensino Médio sobre a construção da História da Ciência ao tratar o conceito de Queda dos Corpos com o material de apoio que utilizam. A constituição dos dados foi realizada por meio de entrevistas gravadas e em seguida transcritas. A análise destes dados, foi fundamentada na fenomenologia de acordo com Bicudo (2000) e Martins (1988). A pesquisa mostra que os professores possuem lacunas em sua formação inicial, dificuldades em complementar o material de apoio, assim como concepções distorcidas sobre o uso da História da Ciência; apontando para a necessidade de um curso de formação continuada para estes professoresAbstract: The process of building the history of science converges with the process of building students' knowledge (learning process). Observe, hypothesize, put theories to the test or perceptions under right circumstances wrong or right and generalizing are common to both processes. However, there is little or no reference to the use of the History of Science in High School. In view of this problem, this research search to discuss the following questions: How do high school teachers approach the construction of the History of Science when teaching the Fall Bodies? How is this topic addressed in the teacher support material? Dichotomy or Convergence between teacher discourse and supportive material? In view of these questions, the objective of this research is to relate the approach of the professors of High School on the construction of the History of Science when dealing with the concept of Falling of the Bodies with the material of support that they use. The data gathering was done recorded interviews and then transcribed. The analysis of these data was based on phenomenology according to Bicudo (2000) and Martins (1988). The research indicates that the teachers have gaps in their initial formation, difficulties in complementing the support material, as well as distorted conceptions about the use of the History of Science; pointing to the need for a continuing training course for these teachers147 f. : il. (algumas color.).Universidade Estadual de MaringáPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a MatemáticaMaringá, PRCentro de Ciências ExatasNeves, Marcos Cesar Danhoni, 1963-Silva, Josie Agatha Parrilha daFusinato, Polonia AltoéSelingardi, Gabriela2020-05-12T21:07:46Z2020-05-12T21:07:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSELINGARDI, Gabriela. Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos. 2018. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR.http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804openAccessinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM2021-11-10T13:51:13Zoai:localhost:1/5804Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.uem.br:8080/oai/requestopendoar:2024-04-23T14:58:51.933953Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos |
title |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos |
spellingShingle |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos Selingardi, Gabriela Física - Queda dos corpos História da ciência Ensino de física 530.07 Ciências Exatas e da Terra Ciências Exatas e da Terra Matemática Matemática |
title_short |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos |
title_full |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos |
title_fullStr |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos |
title_full_unstemmed |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos |
title_sort |
Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos |
author |
Selingardi, Gabriela |
author_facet |
Selingardi, Gabriela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Neves, Marcos Cesar Danhoni, 1963- Silva, Josie Agatha Parrilha da Fusinato, Polonia Altoé |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Selingardi, Gabriela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Queda dos corpos História da ciência Ensino de física 530.07 Ciências Exatas e da Terra Ciências Exatas e da Terra Matemática Matemática |
topic |
Física - Queda dos corpos História da ciência Ensino de física 530.07 Ciências Exatas e da Terra Ciências Exatas e da Terra Matemática Matemática |
description |
Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-05-12T21:07:46Z 2020-05-12T21:07:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SELINGARDI, Gabriela. Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos. 2018. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804 |
identifier_str_mv |
SELINGARDI, Gabriela. Discurso fenomenológico dos professores sobre o uso da história da ciência no ensino da queda dos corpos. 2018. 147 f. Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e a Matemática)-Universidade Estadual de Maringá, 2018, Maringá, PR. |
url |
http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/5804 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática Maringá, PR Centro de Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Estadual de Maringá (RI-UEM) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797150078437163008 |