ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittar, Marisa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira Júnior, Amarílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44754
Resumo: Este estudo apresenta a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial focalizando a relação entre o ensino de humanidades e a instrução de ofícios manuais. O artigo é composto por três partes. Inicialmente, apresentamos as casas de ler e escrever, instituídas em 1549, quando chegou Vicente Rodrigues, o “primeiro Mestre Escola do Brasil”. Em seguida tratamos do teatro como recurso para a catequese e como elemento de transmissão da língua portuguesa sobre os demais idiomas que coexistiam na diversidade de etnias e culturas da época. Na terceira parte, abordamos o ensino de ofícios necessários ao funcionamento da missão jesuítica. Ao focalizarmos as casas de ler e escrever, o ensino de ofícios, a música e o teatro, nosso objetivo é mostrar que a prática pedagógica dos jesuítas no Brasil durante os séculos XVI e XVII foi fruto de uma dialética entre imposição (padrão ocidental), adaptação ao meio e improvisação.
id UEM-11_1b93a8c388ee4145de47fdb20366c4f9
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/44754
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIALHistória da EducaçãoJesuítasPedagogia brasílica.Pedagogia jesuíticaEste estudo apresenta a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial focalizando a relação entre o ensino de humanidades e a instrução de ofícios manuais. O artigo é composto por três partes. Inicialmente, apresentamos as casas de ler e escrever, instituídas em 1549, quando chegou Vicente Rodrigues, o “primeiro Mestre Escola do Brasil”. Em seguida tratamos do teatro como recurso para a catequese e como elemento de transmissão da língua portuguesa sobre os demais idiomas que coexistiam na diversidade de etnias e culturas da época. Na terceira parte, abordamos o ensino de ofícios necessários ao funcionamento da missão jesuítica. Ao focalizarmos as casas de ler e escrever, o ensino de ofícios, a música e o teatro, nosso objetivo é mostrar que a prática pedagógica dos jesuítas no Brasil durante os séculos XVI e XVII foi fruto de uma dialética entre imposição (padrão ocidental), adaptação ao meio e improvisação.Universidade Estadual de Maringá2018-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Históricaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4475410.4025/tpe.v20i1.44754Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 1 (2017); 49-622237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44754/pdfBittar, MarisaFerreira Júnior, Amarílioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-30T10:27:18Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/44754Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:36.177148Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
title ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
spellingShingle ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
Bittar, Marisa
História da Educação
Jesuítas
Pedagogia brasílica.
Pedagogia jesuítica
title_short ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
title_full ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
title_fullStr ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
title_full_unstemmed ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
title_sort ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
author Bittar, Marisa
author_facet Bittar, Marisa
Ferreira Júnior, Amarílio
author_role author
author2 Ferreira Júnior, Amarílio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittar, Marisa
Ferreira Júnior, Amarílio
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação
Jesuítas
Pedagogia brasílica.
Pedagogia jesuítica
topic História da Educação
Jesuítas
Pedagogia brasílica.
Pedagogia jesuítica
description Este estudo apresenta a prática pedagógica da Companhia de Jesus no Brasil colonial focalizando a relação entre o ensino de humanidades e a instrução de ofícios manuais. O artigo é composto por três partes. Inicialmente, apresentamos as casas de ler e escrever, instituídas em 1549, quando chegou Vicente Rodrigues, o “primeiro Mestre Escola do Brasil”. Em seguida tratamos do teatro como recurso para a catequese e como elemento de transmissão da língua portuguesa sobre os demais idiomas que coexistiam na diversidade de etnias e culturas da época. Na terceira parte, abordamos o ensino de ofícios necessários ao funcionamento da missão jesuítica. Ao focalizarmos as casas de ler e escrever, o ensino de ofícios, a música e o teatro, nosso objetivo é mostrar que a prática pedagógica dos jesuítas no Brasil durante os séculos XVI e XVII foi fruto de uma dialética entre imposição (padrão ocidental), adaptação ao meio e improvisação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Histórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44754
10.4025/tpe.v20i1.44754
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44754
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v20i1.44754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/44754/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 20 n. 1 (2017); 49-62
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157729427456