Formação de professores para a educação inclusiva nos cursos de pedagogia das universidades públicas paulistas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deimling, Natalia Neves Macedo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Caiado, Kátia Regina Moreno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/25487
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender de que maneira a área da Educação Especial tem sidocontemplada nos cursos de Pedagogia das três Universidades Públicas Estaduais de São Paulo. Para tanto,foi adotada a abordagem qualitativa com o procedimento de análise documental. As fontes analisadasforam: a Proposta Político-Pedagógica, a matriz curricular e as ementas das disciplinas obrigatóriasoferecidas nesses cursos. Os resultados indicam que os cursos analisados não têm contemplado, nosprincípios que norteiam sua Proposta Político-Pedagógica, a formação do futuro professor para aperspectiva da educação inclusiva, com exceção de apenas um curso. Todos os cursos têm contempladoas exigências da Resolução CNE/CP Nº1/2006 quanto à formação do professor para a consciência dadiversidade, uma vez que oferecem, no mínimo, uma disciplina obrigatória sobre Educação Especial emsua matriz curricular. Apesar do número reduzido de disciplinas obrigatórias específicas sobre EducaçãoEspecial, observou-se um número considerável de disciplinas não específicas que contemplam tópicossobre essa área em seus planos de ensino. A partir dos resultados, considera-se que uma alternativa viávelpara a ampliação das discussões relativas à Educação Especial no currículo dos cursos de Pedagogia sejao trabalho disciplinar articulado, no qual os professores busquem, além da relação teoria e prática, a inter-relação dos diferentes conteúdos com questões referentes à Educação Especial em suas dimensões teóricae prática, visando à formação do futuro professor compromissado com o acesso, a permanência e aapropriação do conhecimento como um direito de todos, inclusive de quem, historicamente, esteve fora daescola.
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