Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020 |
Resumo: | Resumo:Esta investigaçãopretendeucaptar as percepções dos docentes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental sobre a relação teoria/prática, especialmente vivenciada com a recepção de estagiários, tivemos como base o aporte teórico das pesquisas sobre estágio efetuadas por Francisco (2006), Pimenta e Lima, (2005-2006)e Lima (2008), bem como a proposta metodológica de Sampieri, Collado, e Lucio (2006) de um modelo multimodal/misto de investigação (unindo aporte quantitativo e qualitativo). Para captar tais percepçõesaplicamos um questionário a docentesda educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do Noroeste Fluminense. Concluímos sobre a necessidade de articulaçãoda teoria/prática no estágioe prática pedagógica dos/as estagiários/as e docentes, incentivando inovações nas práticas pedagógicas e contribuindo para as melhorias locais. |
id |
UEM-11_3f97ff37ae2eefc96c942980dea17e92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/48020 |
network_acronym_str |
UEM-11 |
network_name_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovaçãoestágiorelação teoria e práticaestagiário docente.estágio docenteResumo:Esta investigaçãopretendeucaptar as percepções dos docentes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental sobre a relação teoria/prática, especialmente vivenciada com a recepção de estagiários, tivemos como base o aporte teórico das pesquisas sobre estágio efetuadas por Francisco (2006), Pimenta e Lima, (2005-2006)e Lima (2008), bem como a proposta metodológica de Sampieri, Collado, e Lucio (2006) de um modelo multimodal/misto de investigação (unindo aporte quantitativo e qualitativo). Para captar tais percepçõesaplicamos um questionário a docentesda educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do Noroeste Fluminense. Concluímos sobre a necessidade de articulaçãoda teoria/prática no estágioe prática pedagógica dos/as estagiários/as e docentes, incentivando inovações nas práticas pedagógicas e contribuindo para as melhorias locais. Universidade Estadual de Maringá2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4802010.4025/tpe.v22i2.48020Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 182-2012237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020/pdf_1Rabelo, Amanda Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:30:41Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/48020Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:40.309395Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação |
title |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação |
spellingShingle |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação Rabelo, Amanda Oliveira estágio relação teoria e prática estagiário docente. estágio docente |
title_short |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação |
title_full |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação |
title_fullStr |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação |
title_full_unstemmed |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação |
title_sort |
Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação |
author |
Rabelo, Amanda Oliveira |
author_facet |
Rabelo, Amanda Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Amanda Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estágio relação teoria e prática estagiário docente. estágio docente |
topic |
estágio relação teoria e prática estagiário docente. estágio docente |
description |
Resumo:Esta investigaçãopretendeucaptar as percepções dos docentes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental sobre a relação teoria/prática, especialmente vivenciada com a recepção de estagiários, tivemos como base o aporte teórico das pesquisas sobre estágio efetuadas por Francisco (2006), Pimenta e Lima, (2005-2006)e Lima (2008), bem como a proposta metodológica de Sampieri, Collado, e Lucio (2006) de um modelo multimodal/misto de investigação (unindo aporte quantitativo e qualitativo). Para captar tais percepçõesaplicamos um questionário a docentesda educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do Noroeste Fluminense. Concluímos sobre a necessidade de articulaçãoda teoria/prática no estágioe prática pedagógica dos/as estagiários/as e docentes, incentivando inovações nas práticas pedagógicas e contribuindo para as melhorias locais. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion relato de pesquisa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020 10.4025/tpe.v22i2.48020 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020 |
identifier_str_mv |
10.4025/tpe.v22i2.48020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 182-201 2237-8707 1415-837X reponame:Teoria e Prática da Educação (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
collection |
Teoria e Prática da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com |
_version_ |
1792207157840576512 |