Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Amanda Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020
Resumo: Resumo:Esta investigaçãopretendeucaptar as percepções dos docentes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental sobre a relação teoria/prática, especialmente vivenciada com a recepção de estagiários, tivemos como base o aporte teórico das pesquisas sobre estágio efetuadas por Francisco (2006), Pimenta e Lima, (2005-2006)e Lima (2008), bem como a proposta metodológica de Sampieri, Collado, e Lucio (2006) de um modelo multimodal/misto de investigação (unindo aporte quantitativo e qualitativo). Para captar tais percepçõesaplicamos um questionário a docentesda educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do Noroeste Fluminense. Concluímos sobre a necessidade de articulaçãoda teoria/prática no estágioe prática pedagógica dos/as estagiários/as e docentes, incentivando inovações nas práticas pedagógicas e contribuindo para as melhorias locais. 
id UEM-11_3f97ff37ae2eefc96c942980dea17e92
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/48020
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovaçãoestágiorelação teoria e práticaestagiário docente.estágio docenteResumo:Esta investigaçãopretendeucaptar as percepções dos docentes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental sobre a relação teoria/prática, especialmente vivenciada com a recepção de estagiários, tivemos como base o aporte teórico das pesquisas sobre estágio efetuadas por Francisco (2006), Pimenta e Lima, (2005-2006)e Lima (2008), bem como a proposta metodológica de Sampieri, Collado, e Lucio (2006) de um modelo multimodal/misto de investigação (unindo aporte quantitativo e qualitativo). Para captar tais percepçõesaplicamos um questionário a docentesda educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do Noroeste Fluminense. Concluímos sobre a necessidade de articulaçãoda teoria/prática no estágioe prática pedagógica dos/as estagiários/as e docentes, incentivando inovações nas práticas pedagógicas e contribuindo para as melhorias locais. Universidade Estadual de Maringá2019-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrelato de pesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/4802010.4025/tpe.v22i2.48020Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 182-2012237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020/pdf_1Rabelo, Amanda Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-11T12:30:41Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/48020Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:40.309395Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
title Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
spellingShingle Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
Rabelo, Amanda Oliveira
estágio
relação teoria e prática
estagiário docente.
estágio docente
title_short Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
title_full Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
title_fullStr Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
title_full_unstemmed Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
title_sort Prática pedagógica no ensino público: o estágio como elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação
author Rabelo, Amanda Oliveira
author_facet Rabelo, Amanda Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Amanda Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv estágio
relação teoria e prática
estagiário docente.
estágio docente
topic estágio
relação teoria e prática
estagiário docente.
estágio docente
description Resumo:Esta investigaçãopretendeucaptar as percepções dos docentes da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental sobre a relação teoria/prática, especialmente vivenciada com a recepção de estagiários, tivemos como base o aporte teórico das pesquisas sobre estágio efetuadas por Francisco (2006), Pimenta e Lima, (2005-2006)e Lima (2008), bem como a proposta metodológica de Sampieri, Collado, e Lucio (2006) de um modelo multimodal/misto de investigação (unindo aporte quantitativo e qualitativo). Para captar tais percepçõesaplicamos um questionário a docentesda educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental das escolas públicas do Noroeste Fluminense. Concluímos sobre a necessidade de articulaçãoda teoria/prática no estágioe prática pedagógica dos/as estagiários/as e docentes, incentivando inovações nas práticas pedagógicas e contribuindo para as melhorias locais. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
relato de pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020
10.4025/tpe.v22i2.48020
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v22i2.48020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/48020/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 2 (2019); 182-201
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157840576512