Education Development Arrangements (ADEs): The influence of entrepreneurship on brazilian public basic education
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Teoria e Prática da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/50053 |
Resumo: | O texto tem por objetivo abordar a crescente influência do empresariado na elaboração e na execução de políticas públicas para a educação básica e suas consequências para a consolidação da esfera pública no Brasil. Analisando-se a redefinição do papel do Estado e das fronteiras entre o público e o privado, procura-se compreender a reconfiguração do regime de colaboração entre os entes federados na organização dos sistemas de ensino público por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). A compreensão é de que, nesse processo, manifestam-se os interesses dos grupos empresariais que assumiram o compromisso de apoiar as secretarias municipais de educação na implantação do modelo de cooperação intermunicipal. Essa ação, que se organiza com base na metodologia de trabalho em rede, é parte das novas estratégias para a expansão e para o controle do mercado educacional. |
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Education Development Arrangements (ADEs): The influence of entrepreneurship on brazilian public basic educationArreglos de desarrollo educativo (ADE): la influencia del emprendimiento en la educación básica pública brasileñaArranjos de desenvolvimento da Educação (ades) e a influência do empresariado na Educação Básica Pública BrasileiraStateeducational policiespublic-private relationsEducation Development Arrangements (ADEs)Estadopolíticas educativasrelación público-privadaArreglos de Desarrollo de la Educación (ADEs)estadopolíticas educacionaisrelação público-privadoArranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs)O texto tem por objetivo abordar a crescente influência do empresariado na elaboração e na execução de políticas públicas para a educação básica e suas consequências para a consolidação da esfera pública no Brasil. Analisando-se a redefinição do papel do Estado e das fronteiras entre o público e o privado, procura-se compreender a reconfiguração do regime de colaboração entre os entes federados na organização dos sistemas de ensino público por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). A compreensão é de que, nesse processo, manifestam-se os interesses dos grupos empresariais que assumiram o compromisso de apoiar as secretarias municipais de educação na implantação do modelo de cooperação intermunicipal. Essa ação, que se organiza com base na metodologia de trabalho em rede, é parte das novas estratégias para a expansão e para o controle do mercado educacional.Universidade Estadual de Maringá2019-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontextoapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/5005310.4025/tpe.v22i3.50053Teoria e Prática da Educação; v. 22 n. 3 (2019): A ATUAÇÃO DO SETOR PRIVADO NO PLANEJAMENTO E NA EXECUÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRATIZAÇÃO EDUCAÇÃO; 58-792237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/50053/751375149016Carvalho, Elma Júlia Gonçalves deVera Maria Vidal Peroniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-11T19:08:02Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/50053Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:40.614046Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true |
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