As concepções de professor e suas influências para o processo de formação docente: uma análise crítica sobre as teorias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anes, Rodrigo Roncato Marques
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/18752
Resumo: Este artigo de revisão bibliográfica apresenta uma reflexão sobre as concepções de professor, buscandoextrair delas seus conceitos e características. Entendemos que o professor, no atual contexto, continua sendocompreendido como alvo de intervenção por parte do campo político e acadêmico para a concretização deprojetos de educação e de sociedade. Neste cenário, há disputas entre diferentes concepções, que seentrecruzam com o propósito de orientar as práticas e as deliberações destinadas à formação docente. Emmeio a este processo, como parte estratégica das organizações políticas de cunho neoliberal, tem sido cadavez mais difícil diferenciar, categorizar e compreender as diferentes concepções de professor e os sentidosque estas carregam sobre a educação, a sociedade e o “ser” professor. Por essa razão, torna-se cada vez maisnecessário que os professores compreendam melhor, pela historicidade, as concepções que hoje buscamorientar suas formações, com o intuíto de valorizar o exercício da crítica como caminho necessário paradesvelar as possíveis armadilhas discursivas, tornando o professor necessariamente mais intelectualizado ecapaz de construir práticas educativas mais significativas, criativas e emancipadoras.
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