FATORES ASSOCIADOS À PRESSÃO ARTERIAL ELEVADA EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Renata Aparecida Rodrigues de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mota Júnior,Rômulo José, Tavares,Debora Dornelas Ferreira, Moreira,Osvaldo Costa, Marins,João Carlos Bouzas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Educação física/UEM (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832015000100119
Resumo: RESUMOO objetivo do estudo foi analisar a pressão arterial elevada e os fatores associados a essa alteração pressórica em professores da educação básica. Foi realizado um estudo transversal em 200 professores de Viçosa-MG, com média de idade 43,2 + 10,2 anos. Foram avaliadas variáveis antropométricas, bioquímicas, pressóricas e número de passos diários. Calculou-se a análise de regressão linear múltipla para verificar a associação entre as variáveis. Foram encontrados 20% de hipertensos, com estes obtendo maiores valores de idade, índice de massa corporal (IMC), circunferência abdominal, relação cintura-quadril, percentual de gordura, glicemia e triglicerídeos; e menores valores de lipoproteína de alta densidade e número de passos em comparação aos normotensos (p<0,05). Houve associação entre elevação da pressão arterial e idade (r=0,34; p<0,000), IMC (r=0,27; p<0,000), dislipidemia (r=0,19; p=0,003) e diabetes mellitus (r=0,18; p=0,006). Conclui-se que a prevalência de pressão arterial elevada encontrada foi semelhante à observada em outros estudos, e a idade, índice de massa corporal, presença de dislipidemia e diabetes mellitus, são fatores associados à pressão arterial elevada em professores da educação básica.
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