Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Educação física/UEM (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000300405 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi construir e validar de forma preliminar um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual nas categorias de formação do basquetebol (IAD-BB). A elaboração dos indicadores baseou-se na literatura e em instrumentos de avaliação de desempenho. O processo de validação de conteúdo foi efetivado por 10 profissionais de Educação Física, especialistas da área dos esportes coletivos. A fidedignidade intra-avaliador e interavaliadores foi testada a partir da observação das ações de jogo desempenhadas por duas atletas. A análise dos dados ocorreu por meio de percentual, coeficientes de correlação (Spearman, intraclasse) e índices de concordância (Kappa). Os resultados apresentaram elevados percentuais de aceitação entre os avaliadores, tanto nos indicadores das ações quanto nas componentes técnico-táticos. Os dados de fidedignidade intra e interavaliadores evidenciaram índices de correlação e concordância considerados satisfatórios. Conclui-se que o IAD-BB revelou-se um instrumento cientificamente válido e útil como técnica de avaliação dentro dos estudos da análise do jogo. |
id |
UEM-4_87655e3fc18d49e0c846bc1a7b4f5b14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1983-30832014000300405 |
network_acronym_str |
UEM-4 |
network_name_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebolEsporteValidaçãoDesempenhoO objetivo deste estudo foi construir e validar de forma preliminar um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual nas categorias de formação do basquetebol (IAD-BB). A elaboração dos indicadores baseou-se na literatura e em instrumentos de avaliação de desempenho. O processo de validação de conteúdo foi efetivado por 10 profissionais de Educação Física, especialistas da área dos esportes coletivos. A fidedignidade intra-avaliador e interavaliadores foi testada a partir da observação das ações de jogo desempenhadas por duas atletas. A análise dos dados ocorreu por meio de percentual, coeficientes de correlação (Spearman, intraclasse) e índices de concordância (Kappa). Os resultados apresentaram elevados percentuais de aceitação entre os avaliadores, tanto nos indicadores das ações quanto nas componentes técnico-táticos. Os dados de fidedignidade intra e interavaliadores evidenciaram índices de correlação e concordância considerados satisfatórios. Conclui-se que o IAD-BB revelou-se um instrumento cientificamente válido e útil como técnica de avaliação dentro dos estudos da análise do jogo.Universidade Estadual de Maringá 2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000300405Revista da Educação Física / UEM v.25 n.3 2014reponame:Revista da Educação física/UEM (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEM10.4025/reveducfis.v25i3.23085info:eu-repo/semantics/openAccessFolle,AlexandraQuinaud,Ricardo TeixeiraBarroso,Mario Luiz CoutoRocha,Julio Cesar SchmittRamos,ValmorNascimento,Juarez Vieira dopor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1983-30832014000300405Revistahttp://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFisPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br1983-30830103-3948opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol |
title |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol |
spellingShingle |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol Folle,Alexandra Esporte Validação Desempenho |
title_short |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol |
title_full |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol |
title_fullStr |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol |
title_full_unstemmed |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol |
title_sort |
Construção e validação preliminar de instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual no basquetebol |
author |
Folle,Alexandra |
author_facet |
Folle,Alexandra Quinaud,Ricardo Teixeira Barroso,Mario Luiz Couto Rocha,Julio Cesar Schmitt Ramos,Valmor Nascimento,Juarez Vieira do |
author_role |
author |
author2 |
Quinaud,Ricardo Teixeira Barroso,Mario Luiz Couto Rocha,Julio Cesar Schmitt Ramos,Valmor Nascimento,Juarez Vieira do |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Folle,Alexandra Quinaud,Ricardo Teixeira Barroso,Mario Luiz Couto Rocha,Julio Cesar Schmitt Ramos,Valmor Nascimento,Juarez Vieira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Esporte Validação Desempenho |
topic |
Esporte Validação Desempenho |
description |
O objetivo deste estudo foi construir e validar de forma preliminar um instrumento de avaliação do desempenho técnico-tático individual nas categorias de formação do basquetebol (IAD-BB). A elaboração dos indicadores baseou-se na literatura e em instrumentos de avaliação de desempenho. O processo de validação de conteúdo foi efetivado por 10 profissionais de Educação Física, especialistas da área dos esportes coletivos. A fidedignidade intra-avaliador e interavaliadores foi testada a partir da observação das ações de jogo desempenhadas por duas atletas. A análise dos dados ocorreu por meio de percentual, coeficientes de correlação (Spearman, intraclasse) e índices de concordância (Kappa). Os resultados apresentaram elevados percentuais de aceitação entre os avaliadores, tanto nos indicadores das ações quanto nas componentes técnico-táticos. Os dados de fidedignidade intra e interavaliadores evidenciaram índices de correlação e concordância considerados satisfatórios. Conclui-se que o IAD-BB revelou-se um instrumento cientificamente válido e útil como técnica de avaliação dentro dos estudos da análise do jogo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000300405 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832014000300405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.4025/reveducfis.v25i3.23085 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Educação Física / UEM v.25 n.3 2014 reponame:Revista da Educação física/UEM (Online) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
collection |
Revista da Educação física/UEM (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Educação física/UEM (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1799317486285357056 |