Possibilidades de aproximação do cenário escolar na formação inicial em Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bisconsini, Camila Rinaldi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/42001
Resumo: A partir das diretrizes nacionais para a formação docente (Resolução CNE/CP 2/2015), as licenciaturas devem contemplar em seus currículos as atividades formativas (2200 horas), atividades teórico-práticas  de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes (200 horas),  o estágio supervisionado (400 horas) e a Prática como Componente Curricular – PCC (400 horas). O objetivo da pesquisa foi analisar as possibilidades de aproximações do cenário escolar na formação inicial em Educação Física - licenciatura. O método de análise foi qualitativo e contou com o envolvimento de 59 sujeitos, sendo 41 acadêmicos formandos e 18 docentes, os quais participaram por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo com suporte do software NVivo 10. Tanto os docentes quanto os acadêmicos sinalizam o estágio supervisionado como a principal atividade em desenvolvimento no curso para a aproximação com o ambiente escolar. Os entrevistados ainda destacaram a necessidade de outras iniciativas para intensificar os contatos com as escolas ao longo da formação inicial,  para ampliar o repertório de vivências que abordem a rotina do professor de Educação Física na Educação Básica, como a PCC, que pode se concretizar em uma estratégia para viabilizar essa diversificação.
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