Um olhar sobre a Educação Física Adaptada nas universidades públicas paulistas: atividades obrigatórias e facultativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Elizabete
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lopes, Raphael Gregory Bazílio, Ferreira, Raul, Nista-Piccolo, Vilma Lení
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20314
Resumo: Este estudo objetivou verificar como o tema “Educação Física Adaptada” é abordado durante a formação profissional em dez cursos de graduação em Educação Física nas Instituições públicas (estaduais e federais) de Ensino Superior do estado de São Paulo. Nessa pesquisa descritiva, foram analisados dados documentais disponíveis nos websites desses cursos, além das entrevistas semiestruturadas realizadas com os docentes responsáveis pelas disciplinas que discutem essa temática. Todos os cursos analisados dedicam parte da carga didática à disciplina de Educação Física Adaptada que, com estágios obrigatórios e atividades complementares, totalizam entre 60 e 250 horas, e contempla pelo menos uma modalidade de atividade de caráter facultativo, como projetos de extensão à comunidade e grupos de estudo e pesquisa dedicados a Educação Física Adaptada. Consideramos que todos os cursos se ocupam em aprofundar os conhecimentos na temática, o que pode repercutir positivamente na intervenção dos futuros profissionais junto a esse público.
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spelling Um olhar sobre a Educação Física Adaptada nas universidades públicas paulistas: atividades obrigatórias e facultativasEducação Física e TreinamentoPessoas com DeficiênciaFormação de Recursos HumanosEducação Física e TreinamentoPessoas com DeficiênciaFormação de Recursos HumanosEste estudo objetivou verificar como o tema “Educação Física Adaptada” é abordado durante a formação profissional em dez cursos de graduação em Educação Física nas Instituições públicas (estaduais e federais) de Ensino Superior do estado de São Paulo. Nessa pesquisa descritiva, foram analisados dados documentais disponíveis nos websites desses cursos, além das entrevistas semiestruturadas realizadas com os docentes responsáveis pelas disciplinas que discutem essa temática. Todos os cursos analisados dedicam parte da carga didática à disciplina de Educação Física Adaptada que, com estágios obrigatórios e atividades complementares, totalizam entre 60 e 250 horas, e contempla pelo menos uma modalidade de atividade de caráter facultativo, como projetos de extensão à comunidade e grupos de estudo e pesquisa dedicados a Educação Física Adaptada. Consideramos que todos os cursos se ocupam em aprofundar os conhecimentos na temática, o que pode repercutir positivamente na intervenção dos futuros profissionais junto a esse público.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2013-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Descritivaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20314Journal of Physical Education; Vol 24 No 4 (2013); 581-595Journal of Physical Education; Vol. 24 Núm. 4 (2013); 581-595Journal of Physical Education; v. 24 n. 4 (2013); 581-5952448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/20314/12999Ferreira, ElizabeteLopes, Raphael Gregory BazílioFerreira, RaulNista-Piccolo, Vilma Leníinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:29Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/20314Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:29Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
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