Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galatti, Larissa Rafaela
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Reverdito, Riller Silva, Scaglia, Alcides José, Paes, Roberto Rodrigues, Seoane, Antonio Montero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088
Resumo: Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, aprendizagem e vivência do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte. Palavras chave: Ciência; Pedagogia do Esporte; Jogos Esportivos Coletivos; Paradigma.   Abstract: The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, learning and experience of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary science, specifically from the perspective of Sport Pedagogy.   Keywords: Science, Sport Pedagogy; Team Games; Paradigm.
id UEM-9_2f98096dbdc7c471963b7142bdf00bff
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/21088
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos ColetivosCiênciaPedagogia do EsporteJogos Esportivos ColetivosParadigma.Pedagogia do EsporteResumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, aprendizagem e vivência do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte. Palavras chave: Ciência; Pedagogia do Esporte; Jogos Esportivos Coletivos; Paradigma.   Abstract: The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, learning and experience of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary science, specifically from the perspective of Sport Pedagogy.   Keywords: Science, Sport Pedagogy; Team Games; Paradigm.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2014-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão Narrativa/Críticaapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 153-162Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 153-162Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 153-1622448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088/13665Galatti, Larissa RafaelaReverdito, Riller SilvaScaglia, Alcides JoséPaes, Roberto RodriguesSeoane, Antonio Monteroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-17T08:41:38Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/21088Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:41:38Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
title Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
spellingShingle Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
Galatti, Larissa Rafaela
Ciência
Pedagogia do Esporte
Jogos Esportivos Coletivos
Paradigma.
Pedagogia do Esporte
title_short Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
title_full Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
title_fullStr Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
title_full_unstemmed Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
title_sort Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e o ensino dos Jogos Esportivos Coletivos
author Galatti, Larissa Rafaela
author_facet Galatti, Larissa Rafaela
Reverdito, Riller Silva
Scaglia, Alcides José
Paes, Roberto Rodrigues
Seoane, Antonio Montero
author_role author
author2 Reverdito, Riller Silva
Scaglia, Alcides José
Paes, Roberto Rodrigues
Seoane, Antonio Montero
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galatti, Larissa Rafaela
Reverdito, Riller Silva
Scaglia, Alcides José
Paes, Roberto Rodrigues
Seoane, Antonio Montero
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Pedagogia do Esporte
Jogos Esportivos Coletivos
Paradigma.
Pedagogia do Esporte
topic Ciência
Pedagogia do Esporte
Jogos Esportivos Coletivos
Paradigma.
Pedagogia do Esporte
description Resumo: O alargamento das possibilidades de compreensão do fenômeno esporte e avanços em Pedagogia do Esporte tiveram um importante papel da ciência, observando os diferentes personagens, cenários, significados e finalidades do esporte. Todavia, no bojo das transformações que alcançaram a sociedade contemporânea, a própria ciência viu-se em meio a crises e rupturas paradigmáticas. E é esta a alocação deste estudo, que discute as relações entre os paradigmas tradicionais da ciência e a consolidação de metodologias e procedimentos pedagógicos pioneiros no trato com os Jogos Esportivos Coletivos (JEC), muitos dos quais ainda perduram em diferentes contextos de ensino, aprendizagem e vivência do esporte. Assim, estando no presente (crises, rupturas paradigmática) olhando para o passado (ciência normal, conhecimento acumulado), será possível vislumbrar os pressupostos que apontem para uma ciência contemporânea, especificamente sob a ótica da Pedagogia do Esporte. Palavras chave: Ciência; Pedagogia do Esporte; Jogos Esportivos Coletivos; Paradigma.   Abstract: The enlargement of the possibilities to understand the Sport and the advances in Sport Pedagogy phenomenon had an important support of science, observing the different characters, backgrounds, meanings and purposes of the sport. However, in the wake of the transformations that have reached the contemporary society, science found itself in the midst of crises and paradigmatic ruptures. And this is the allocation of this essay, which discusses the relationship between the traditional paradigms of science and consolidation of methodologies and pioneer pedagogical procedures in dealing with Collective Sports Games (JEC), many of which still exist in different contexts of teaching, learning and experience of sport. Thus, being in the present (crisis breaks paradigmatic) looking back (normal science, accumulated knowledge), you can glimpse the assumptions that point to a contemporary science, specifically from the perspective of Sport Pedagogy.   Keywords: Science, Sport Pedagogy; Team Games; Paradigm.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão Narrativa/Crítica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21088/13665
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 25 No 1 (2014); 153-162
Journal of Physical Education; Vol. 25 Núm. 1 (2014); 153-162
Journal of Physical Education; v. 25 n. 1 (2014); 153-162
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732543856345088