Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andreia Camila de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Journal of Physical Education (Maringá)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245
Resumo: O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula e promoveu reflexão conjunta entre três professores de EF do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a pesquisadora. Os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas: situações de conflito e ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo Moore1. Professores, anteriormente resistentes em relação à convivência com os conflitos, passaram a exercitar o papel de mediadores entre as partes. Tais condutas foram ocasionadas pela mudança na percepção sobre como lidar com os conflitos em aula, o que alterou sua prática pedagógica ao utilizar novas estratégias, como a negociação com base na empatia.
id UEM-9_7f1dd85f1f5035f6a98e93c0a3649374
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40245
network_acronym_str UEM-9
network_name_str Journal of Physical Education (Maringá)
repository_id_str
spelling Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação FísicaEducação física. Escolas. Conflito. Mediação. Formação continuadaO objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula e promoveu reflexão conjunta entre três professores de EF do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a pesquisadora. Os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas: situações de conflito e ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo Moore1. Professores, anteriormente resistentes em relação à convivência com os conflitos, passaram a exercitar o papel de mediadores entre as partes. Tais condutas foram ocasionadas pela mudança na percepção sobre como lidar com os conflitos em aula, o que alterou sua prática pedagógica ao utilizar novas estratégias, como a negociação com base na empatia.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4024510.4025/jphyseduc.v29i1.2950Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2950Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2950Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29502448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245/751375137879Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Andreia Camila deSilva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40245Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
title Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
spellingShingle Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
Oliveira, Andreia Camila de
Educação física. Escolas. Conflito. Mediação. Formação continuada
title_short Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
title_full Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
title_fullStr Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
title_sort Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
author Oliveira, Andreia Camila de
author_facet Oliveira, Andreia Camila de
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
author_role author
author2 Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andreia Camila de
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física. Escolas. Conflito. Mediação. Formação continuada
topic Educação física. Escolas. Conflito. Mediação. Formação continuada
description O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula e promoveu reflexão conjunta entre três professores de EF do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a pesquisadora. Os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas: situações de conflito e ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo Moore1. Professores, anteriormente resistentes em relação à convivência com os conflitos, passaram a exercitar o papel de mediadores entre as partes. Tais condutas foram ocasionadas pela mudança na percepção sobre como lidar com os conflitos em aula, o que alterou sua prática pedagógica ao utilizar novas estratégias, como a negociação com base na empatia.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245
10.4025/jphyseduc.v29i1.2950
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245
identifier_str_mv 10.4025/jphyseduc.v29i1.2950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245/751375137879
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
publisher.none.fl_str_mv Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2950
Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2950
Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2950
2448-2455
reponame:Journal of Physical Education (Maringá)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Journal of Physical Education (Maringá)
collection Journal of Physical Education (Maringá)
repository.name.fl_str_mv Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv ||revdef@uem.br
_version_ 1754732545180696576