Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Journal of Physical Education (Maringá) |
Texto Completo: | https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245 |
Resumo: | O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula e promoveu reflexão conjunta entre três professores de EF do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a pesquisadora. Os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas: situações de conflito e ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo Moore1. Professores, anteriormente resistentes em relação à convivência com os conflitos, passaram a exercitar o papel de mediadores entre as partes. Tais condutas foram ocasionadas pela mudança na percepção sobre como lidar com os conflitos em aula, o que alterou sua prática pedagógica ao utilizar novas estratégias, como a negociação com base na empatia. |
id |
UEM-9_7f1dd85f1f5035f6a98e93c0a3649374 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.uem.br/ojs:article/40245 |
network_acronym_str |
UEM-9 |
network_name_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository_id_str |
|
spelling |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação FísicaEducação física. Escolas. Conflito. Mediação. Formação continuadaO objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula e promoveu reflexão conjunta entre três professores de EF do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a pesquisadora. Os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas: situações de conflito e ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo Moore1. Professores, anteriormente resistentes em relação à convivência com os conflitos, passaram a exercitar o papel de mediadores entre as partes. Tais condutas foram ocasionadas pela mudança na percepção sobre como lidar com os conflitos em aula, o que alterou sua prática pedagógica ao utilizar novas estratégias, como a negociação com base na empatia.Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil2018-06-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/4024510.4025/jphyseduc.v29i1.2950Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2950Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2950Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-29502448-2455reponame:Journal of Physical Education (Maringá)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245/751375137879Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEMinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Andreia Camila deSilva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos2019-07-17T08:43:16Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/40245Revistahttp://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revdef@uem.br2448-24552448-2455opendoar:2019-07-17T08:43:16Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física |
title |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física |
spellingShingle |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física Oliveira, Andreia Camila de Educação física. Escolas. Conflito. Mediação. Formação continuada |
title_short |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física |
title_full |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física |
title_fullStr |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física |
title_full_unstemmed |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física |
title_sort |
Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de Educação Física |
author |
Oliveira, Andreia Camila de |
author_facet |
Oliveira, Andreia Camila de Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Andreia Camila de Silva, Sheila Aparecida Pereira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física. Escolas. Conflito. Mediação. Formação continuada |
topic |
Educação física. Escolas. Conflito. Mediação. Formação continuada |
description |
O objetivo da pesquisa foi compreender a percepção docente sobre a relação existente entre situações de conflito e intervenções pedagógicas em aulas de Educação Física (EF). Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, que utilizou entrevistas semiestruturadas, diário de aula e promoveu reflexão conjunta entre três professores de EF do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e a pesquisadora. Os dados da pesquisa passaram por análise de conteúdo a partir de categorias pré-definidas: situações de conflito e ações implementadas. Os conflitos foram classificados segundo Moore1. Professores, anteriormente resistentes em relação à convivência com os conflitos, passaram a exercitar o papel de mediadores entre as partes. Tais condutas foram ocasionadas pela mudança na percepção sobre como lidar com os conflitos em aula, o que alterou sua prática pedagógica ao utilizar novas estratégias, como a negociação com base na empatia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245 10.4025/jphyseduc.v29i1.2950 |
url |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245 |
identifier_str_mv |
10.4025/jphyseduc.v29i1.2950 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/40245/751375137879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Journal of Physical Education/UEM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
publisher.none.fl_str_mv |
Department of Physical Education - State University of Maringá (UEM), Maringá-PR, Brazil |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Physical Education; Vol 29 No 1 (2018); e-2950 Journal of Physical Education; Vol. 29 Núm. 1 (2018); e-2950 Journal of Physical Education; v. 29 n. 1 (2018); e-2950 2448-2455 reponame:Journal of Physical Education (Maringá) instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM) instacron:UEM |
instname_str |
Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
instacron_str |
UEM |
institution |
UEM |
reponame_str |
Journal of Physical Education (Maringá) |
collection |
Journal of Physical Education (Maringá) |
repository.name.fl_str_mv |
Journal of Physical Education (Maringá) - Universidade Estadual de Maringá (UEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revdef@uem.br |
_version_ |
1754732545180696576 |