EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | TICs & EaD em Foco |
Download full: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/468 |
Summary: | A web é o maior repositório de informação que disponibiliza conteúdos multimédia. Contudo, a sua localização não é uma tarefa fácil, principalmente, porque sua semântica ou significado só podem ser capturados em seu contexto e de acordo com a perspetiva humana. Nos últimos anos, o World Wide Web Consortium e a comunidade científica internacional têm vindo a realizar esforços significativos, com o objetivo de melhorar a localização, recuperação e reutilização de informações, que podem estar inacessíveis ou armazenadas em servidores espalhados pelo mundo na deep web ou na web semântica. Metadados e ontologias, ferramentas de anotação, sistemas de agentes, entre outros, são os principais elementos para o desenvolvimento de soluções que levam à mudança da realidade da web. Tendo em consideração este contexto, e através de uma análise exploratória, o objetivo desta pesquisa é identificar os MOOCs existentes orientados para o estudo da web semântica e analisar o tipo de conteúdo abordado. |
id |
UEMA-1_1dab2dda86fc5ec1cc06adfbe5df1aa4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/468 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivosWeb Semântica. MOOC. Formação On-line.A web é o maior repositório de informação que disponibiliza conteúdos multimédia. Contudo, a sua localização não é uma tarefa fácil, principalmente, porque sua semântica ou significado só podem ser capturados em seu contexto e de acordo com a perspetiva humana. Nos últimos anos, o World Wide Web Consortium e a comunidade científica internacional têm vindo a realizar esforços significativos, com o objetivo de melhorar a localização, recuperação e reutilização de informações, que podem estar inacessíveis ou armazenadas em servidores espalhados pelo mundo na deep web ou na web semântica. Metadados e ontologias, ferramentas de anotação, sistemas de agentes, entre outros, são os principais elementos para o desenvolvimento de soluções que levam à mudança da realidade da web. Tendo em consideração este contexto, e através de uma análise exploratória, o objetivo desta pesquisa é identificar os MOOCs existentes orientados para o estudo da web semântica e analisar o tipo de conteúdo abordado.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2020-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/46810.18817/ticsead.v6i1.468TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 3 - 13TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 3 - 13TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 3 - 132447-572610.18817/ticsead.v6i1reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/468/335Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, VitorMoreira, José António2022-11-17T14:21:12Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/468Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:52.434860TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos |
title |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos Gonçalves, Vitor Web Semântica. MOOC. Formação On-line. |
title_short |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos |
title_full |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos |
title_sort |
EDUCAÇÃO PARA A WEB SEMÂNTICA: a contribuição dos cursos on-line abertos e massivos |
author |
Gonçalves, Vitor |
author_facet |
Gonçalves, Vitor Moreira, José António |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, José António |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Vitor Moreira, José António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Web Semântica. MOOC. Formação On-line. |
topic |
Web Semântica. MOOC. Formação On-line. |
description |
A web é o maior repositório de informação que disponibiliza conteúdos multimédia. Contudo, a sua localização não é uma tarefa fácil, principalmente, porque sua semântica ou significado só podem ser capturados em seu contexto e de acordo com a perspetiva humana. Nos últimos anos, o World Wide Web Consortium e a comunidade científica internacional têm vindo a realizar esforços significativos, com o objetivo de melhorar a localização, recuperação e reutilização de informações, que podem estar inacessíveis ou armazenadas em servidores espalhados pelo mundo na deep web ou na web semântica. Metadados e ontologias, ferramentas de anotação, sistemas de agentes, entre outros, são os principais elementos para o desenvolvimento de soluções que levam à mudança da realidade da web. Tendo em consideração este contexto, e através de uma análise exploratória, o objetivo desta pesquisa é identificar os MOOCs existentes orientados para o estudo da web semântica e analisar o tipo de conteúdo abordado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/468 10.18817/ticsead.v6i1.468 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/468 |
identifier_str_mv |
10.18817/ticsead.v6i1.468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/468/335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 6 No. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 3 - 13 TICs & EaD em Foco; Vol. 6 Núm. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 3 - 13 TICs & EaD em Foco; v. 6 n. 1 (2020): TICs & EaD em Foco; 3 - 13 2447-5726 10.18817/ticsead.v6i1 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047056221601792 |