GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: DIANA, JULIANA BORDINHÃO, SPANHOL, FERNANDO JOSÉ
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: TICs & EaD em Foco
Texto Completo: https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109
Resumo: A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem se expandido nos últimos anos de modo expressivo no Brasil, mesmo diante dos desafi os econômicos, políticos e sociais encontrados na realidade do país. Assim, considera-se a EaD como uma inovação educacional, extremamente, promissora. Nesse contexto, há diferentes aspectos relacionados a essa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Na EaD, a elaboração da avaliação é uma questão estratégica que infere diretamente na manutenção e perenidade do sistema de um curso a distância. A partir dessa premissa, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo utilizado na gestão da produção de prova presencial para EaD, a partir das ações realizadas pela equipe multidisciplinar de um curso de especialização, ofertado para profi ssionais da área de Segurança Pública. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, aplicada a um estudo de caso. Como resultado, destaca-se que uma avaliação de qualidade é produto do trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada e, para tanto, o mapeamento do processo, como prática de gestão do conhecimento, contribui para a atuação em equipe, bem como para a qualidade pedagógica do produto fi nal – a prova presencial. A partir da pesquisa, considera-se que o uso de conceitos de gestão favorece o desenvolvimento dos processos avaliativos que, nesses cenários, estão pautados em práticas intensivas de conhecimento a partir do trabalho multidisciplinar.Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Gestão.
id UEMA-1_acab614c600c031bb74b50fa1081f46f
oai_identifier_str oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/109
network_acronym_str UEMA-1
network_name_str TICs & EaD em Foco
repository_id_str
spelling GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinarA Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem se expandido nos últimos anos de modo expressivo no Brasil, mesmo diante dos desafi os econômicos, políticos e sociais encontrados na realidade do país. Assim, considera-se a EaD como uma inovação educacional, extremamente, promissora. Nesse contexto, há diferentes aspectos relacionados a essa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Na EaD, a elaboração da avaliação é uma questão estratégica que infere diretamente na manutenção e perenidade do sistema de um curso a distância. A partir dessa premissa, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo utilizado na gestão da produção de prova presencial para EaD, a partir das ações realizadas pela equipe multidisciplinar de um curso de especialização, ofertado para profi ssionais da área de Segurança Pública. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, aplicada a um estudo de caso. Como resultado, destaca-se que uma avaliação de qualidade é produto do trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada e, para tanto, o mapeamento do processo, como prática de gestão do conhecimento, contribui para a atuação em equipe, bem como para a qualidade pedagógica do produto fi nal – a prova presencial. A partir da pesquisa, considera-se que o uso de conceitos de gestão favorece o desenvolvimento dos processos avaliativos que, nesses cenários, estão pautados em práticas intensivas de conhecimento a partir do trabalho multidisciplinar.Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Gestão.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109/192Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, ANDREZA REGINA LOPESDIANA, JULIANA BORDINHÃOSPANHOL, FERNANDO JOSÉ2022-06-30T16:41:34Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/109Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.346168TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
title GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
spellingShingle GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES
title_short GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
title_full GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
title_fullStr GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
title_full_unstemmed GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
title_sort GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
author DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES
author_facet DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES
DIANA, JULIANA BORDINHÃO
SPANHOL, FERNANDO JOSÉ
author_role author
author2 DIANA, JULIANA BORDINHÃO
SPANHOL, FERNANDO JOSÉ
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES
DIANA, JULIANA BORDINHÃO
SPANHOL, FERNANDO JOSÉ
description A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem se expandido nos últimos anos de modo expressivo no Brasil, mesmo diante dos desafi os econômicos, políticos e sociais encontrados na realidade do país. Assim, considera-se a EaD como uma inovação educacional, extremamente, promissora. Nesse contexto, há diferentes aspectos relacionados a essa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Na EaD, a elaboração da avaliação é uma questão estratégica que infere diretamente na manutenção e perenidade do sistema de um curso a distância. A partir dessa premissa, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo utilizado na gestão da produção de prova presencial para EaD, a partir das ações realizadas pela equipe multidisciplinar de um curso de especialização, ofertado para profi ssionais da área de Segurança Pública. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, aplicada a um estudo de caso. Como resultado, destaca-se que uma avaliação de qualidade é produto do trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada e, para tanto, o mapeamento do processo, como prática de gestão do conhecimento, contribui para a atuação em equipe, bem como para a qualidade pedagógica do produto fi nal – a prova presencial. A partir da pesquisa, considera-se que o uso de conceitos de gestão favorece o desenvolvimento dos processos avaliativos que, nesses cenários, estão pautados em práticas intensivas de conhecimento a partir do trabalho multidisciplinar.Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Gestão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109
url https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109/192
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
dc.source.none.fl_str_mv TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco
2447-5726
reponame:TICs & EaD em Foco
instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron:UEMAnet
instname_str Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
instacron_str UEMAnet
institution UEMAnet
reponame_str TICs & EaD em Foco
collection TICs & EaD em Foco
repository.name.fl_str_mv TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)
repository.mail.fl_str_mv tics.eadfoco@uemanet.uema.br
_version_ 1797047055737159680