GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | TICs & EaD em Foco |
Texto Completo: | https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109 |
Resumo: | A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem se expandido nos últimos anos de modo expressivo no Brasil, mesmo diante dos desafi os econômicos, políticos e sociais encontrados na realidade do país. Assim, considera-se a EaD como uma inovação educacional, extremamente, promissora. Nesse contexto, há diferentes aspectos relacionados a essa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Na EaD, a elaboração da avaliação é uma questão estratégica que infere diretamente na manutenção e perenidade do sistema de um curso a distância. A partir dessa premissa, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo utilizado na gestão da produção de prova presencial para EaD, a partir das ações realizadas pela equipe multidisciplinar de um curso de especialização, ofertado para profi ssionais da área de Segurança Pública. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, aplicada a um estudo de caso. Como resultado, destaca-se que uma avaliação de qualidade é produto do trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada e, para tanto, o mapeamento do processo, como prática de gestão do conhecimento, contribui para a atuação em equipe, bem como para a qualidade pedagógica do produto fi nal – a prova presencial. A partir da pesquisa, considera-se que o uso de conceitos de gestão favorece o desenvolvimento dos processos avaliativos que, nesses cenários, estão pautados em práticas intensivas de conhecimento a partir do trabalho multidisciplinar.Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Gestão. |
id |
UEMA-1_acab614c600c031bb74b50fa1081f46f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/109 |
network_acronym_str |
UEMA-1 |
network_name_str |
TICs & EaD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinarA Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem se expandido nos últimos anos de modo expressivo no Brasil, mesmo diante dos desafi os econômicos, políticos e sociais encontrados na realidade do país. Assim, considera-se a EaD como uma inovação educacional, extremamente, promissora. Nesse contexto, há diferentes aspectos relacionados a essa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Na EaD, a elaboração da avaliação é uma questão estratégica que infere diretamente na manutenção e perenidade do sistema de um curso a distância. A partir dessa premissa, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo utilizado na gestão da produção de prova presencial para EaD, a partir das ações realizadas pela equipe multidisciplinar de um curso de especialização, ofertado para profi ssionais da área de Segurança Pública. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, aplicada a um estudo de caso. Como resultado, destaca-se que uma avaliação de qualidade é produto do trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada e, para tanto, o mapeamento do processo, como prática de gestão do conhecimento, contribui para a atuação em equipe, bem como para a qualidade pedagógica do produto fi nal – a prova presencial. A partir da pesquisa, considera-se que o uso de conceitos de gestão favorece o desenvolvimento dos processos avaliativos que, nesses cenários, estão pautados em práticas intensivas de conhecimento a partir do trabalho multidisciplinar.Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Gestão.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA2016-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em FocoTICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco2447-5726reponame:TICs & EaD em Focoinstname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)instacron:UEMAnetporhttps://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109/192Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDA SILVA, ANDREZA REGINA LOPESDIANA, JULIANA BORDINHÃOSPANHOL, FERNANDO JOSÉ2022-06-30T16:41:34Zoai:ojs.www.uemanet.uema.br:article/109Revistahttp://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfocoPUBtics.eadfoco@uemanet.uema.br2447-57262447-5726opendoar:2023-01-13T10:36:47.346168TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar |
title |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar |
spellingShingle |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES |
title_short |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar |
title_full |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar |
title_fullStr |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar |
title_full_unstemmed |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar |
title_sort |
GESTÃO DE PRODUÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS PARA EaD: uma construção multidisciplinar |
author |
DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES |
author_facet |
DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES DIANA, JULIANA BORDINHÃO SPANHOL, FERNANDO JOSÉ |
author_role |
author |
author2 |
DIANA, JULIANA BORDINHÃO SPANHOL, FERNANDO JOSÉ |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DA SILVA, ANDREZA REGINA LOPES DIANA, JULIANA BORDINHÃO SPANHOL, FERNANDO JOSÉ |
description |
A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que tem se expandido nos últimos anos de modo expressivo no Brasil, mesmo diante dos desafi os econômicos, políticos e sociais encontrados na realidade do país. Assim, considera-se a EaD como uma inovação educacional, extremamente, promissora. Nesse contexto, há diferentes aspectos relacionados a essa para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Na EaD, a elaboração da avaliação é uma questão estratégica que infere diretamente na manutenção e perenidade do sistema de um curso a distância. A partir dessa premissa, o objetivo deste artigo é apresentar o modelo utilizado na gestão da produção de prova presencial para EaD, a partir das ações realizadas pela equipe multidisciplinar de um curso de especialização, ofertado para profi ssionais da área de Segurança Pública. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, descritivo-exploratória, aplicada a um estudo de caso. Como resultado, destaca-se que uma avaliação de qualidade é produto do trabalho de uma equipe multidisciplinar integrada e, para tanto, o mapeamento do processo, como prática de gestão do conhecimento, contribui para a atuação em equipe, bem como para a qualidade pedagógica do produto fi nal – a prova presencial. A partir da pesquisa, considera-se que o uso de conceitos de gestão favorece o desenvolvimento dos processos avaliativos que, nesses cenários, estão pautados em práticas intensivas de conhecimento a partir do trabalho multidisciplinar.Palavras-chave: Educação a Distância. Avaliação. Gestão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109 |
url |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/109/192 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 TICs & EaD em Foco |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA |
dc.source.none.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco; Vol. 2 No. 2 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 2 (2016): TICs & EaD em Foco TICs & EaD em Foco; v. 2 n. 2 (2016): TICs & EaD em Foco 2447-5726 reponame:TICs & EaD em Foco instname:Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) instacron:UEMAnet |
instname_str |
Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
instacron_str |
UEMAnet |
institution |
UEMAnet |
reponame_str |
TICs & EaD em Foco |
collection |
TICs & EaD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
TICs & EaD em Foco - Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet) |
repository.mail.fl_str_mv |
tics.eadfoco@uemanet.uema.br |
_version_ |
1797047055737159680 |