OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas, Fernanda Borges de Andrade
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: ALMEIDA, Célia Maria DE CASTRO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285
Resumo: OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL     RESUMO   Este artigo discorre sobre a contradição entre as exigências de uma sociedade que clama por uma educação voltada à formação de pessoas autônomas, críticas e criativas, capazes de aprender continuamente para poder acompanhar as rápidas transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais do mundo contemporâneo, e, por outro lado, o ensino apostilado, cuja característica principal é a homogeneização do processo ensino e aprendizagem. A adoção desse modelo padronizado no ensino fundamental é o foco de uma pesquisa realizada em quatro escolas particulares de Uberaba/MG. Na pesquisa as informações foram recolhidas mediante observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário com questões abertas. Com exceção de três das doze educadoras sujeitos da pesquisa, observamos entre as mesmas um posicionamento acrítico em relação ao modelo de ensino adotado nas escolas estudadas, manifesto na admiração pelo material apostilado que, segundo elas, é inovador, facilita o trabalho do professor, e pode garantir o sucesso da aprendizagem   Palavras-chave: Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica. THE “DIDACTIC PACKAGES” IN ELEMENTARY SCHOOL   ABSTRACT This article discusses about the contradiction between the demands of a society that complains for an education turned to formation of autonomous, critical and creative people, able to learn continuously to keep up with rapid changes in scientific, technological, economic, social, political and cultural context of the contemporary world, and the booklet learnship system which its main characteristic is the homogenization of teaching and learning. The adoption of this standardized teaching in some Brazilian schools is the focus of a survey held in four private schools. The data was collected through participant observation, semi-structured interview and questionnaire with open questions. Except for three of the twelve educators who were focused on, the rest of them had an uncritical positioning regarding to the teaching model adopted in the schools studied, manifest in admiration for the booklet learnship material that, according to them, is innovative; facilitates the work, and can ensure successful learning.   Keywords: Booklet learnship. Educational practice. Teaching autonomy. Teacher training. Elementary school.    
id UEMG-2_0ab4772da363856c38636aef890bbaed
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/285
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTALEnsino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básicaOS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL     RESUMO   Este artigo discorre sobre a contradição entre as exigências de uma sociedade que clama por uma educação voltada à formação de pessoas autônomas, críticas e criativas, capazes de aprender continuamente para poder acompanhar as rápidas transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais do mundo contemporâneo, e, por outro lado, o ensino apostilado, cuja característica principal é a homogeneização do processo ensino e aprendizagem. A adoção desse modelo padronizado no ensino fundamental é o foco de uma pesquisa realizada em quatro escolas particulares de Uberaba/MG. Na pesquisa as informações foram recolhidas mediante observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário com questões abertas. Com exceção de três das doze educadoras sujeitos da pesquisa, observamos entre as mesmas um posicionamento acrítico em relação ao modelo de ensino adotado nas escolas estudadas, manifesto na admiração pelo material apostilado que, segundo elas, é inovador, facilita o trabalho do professor, e pode garantir o sucesso da aprendizagem   Palavras-chave: Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica. THE “DIDACTIC PACKAGES” IN ELEMENTARY SCHOOL   ABSTRACT This article discusses about the contradiction between the demands of a society that complains for an education turned to formation of autonomous, critical and creative people, able to learn continuously to keep up with rapid changes in scientific, technological, economic, social, political and cultural context of the contemporary world, and the booklet learnship system which its main characteristic is the homogenization of teaching and learning. The adoption of this standardized teaching in some Brazilian schools is the focus of a survey held in four private schools. The data was collected through participant observation, semi-structured interview and questionnaire with open questions. Except for three of the twelve educators who were focused on, the rest of them had an uncritical positioning regarding to the teaching model adopted in the schools studied, manifest in admiration for the booklet learnship material that, according to them, is innovative; facilitates the work, and can ensure successful learning.   Keywords: Booklet learnship. Educational practice. Teaching autonomy. Teacher training. Elementary school.    EDUEMG2014-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/28510.24934/eef.v17i24.285Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 229-2532317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285/416Dantas, Fernanda Borges de AndradeALMEIDA, Célia Maria DE CASTROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/285Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
title OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
Dantas, Fernanda Borges de Andrade
Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica
title_short OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
author Dantas, Fernanda Borges de Andrade
author_facet Dantas, Fernanda Borges de Andrade
ALMEIDA, Célia Maria DE CASTRO
author_role author
author2 ALMEIDA, Célia Maria DE CASTRO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas, Fernanda Borges de Andrade
ALMEIDA, Célia Maria DE CASTRO
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica
topic Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica
description OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL     RESUMO   Este artigo discorre sobre a contradição entre as exigências de uma sociedade que clama por uma educação voltada à formação de pessoas autônomas, críticas e criativas, capazes de aprender continuamente para poder acompanhar as rápidas transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais do mundo contemporâneo, e, por outro lado, o ensino apostilado, cuja característica principal é a homogeneização do processo ensino e aprendizagem. A adoção desse modelo padronizado no ensino fundamental é o foco de uma pesquisa realizada em quatro escolas particulares de Uberaba/MG. Na pesquisa as informações foram recolhidas mediante observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário com questões abertas. Com exceção de três das doze educadoras sujeitos da pesquisa, observamos entre as mesmas um posicionamento acrítico em relação ao modelo de ensino adotado nas escolas estudadas, manifesto na admiração pelo material apostilado que, segundo elas, é inovador, facilita o trabalho do professor, e pode garantir o sucesso da aprendizagem   Palavras-chave: Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica. THE “DIDACTIC PACKAGES” IN ELEMENTARY SCHOOL   ABSTRACT This article discusses about the contradiction between the demands of a society that complains for an education turned to formation of autonomous, critical and creative people, able to learn continuously to keep up with rapid changes in scientific, technological, economic, social, political and cultural context of the contemporary world, and the booklet learnship system which its main characteristic is the homogenization of teaching and learning. The adoption of this standardized teaching in some Brazilian schools is the focus of a survey held in four private schools. The data was collected through participant observation, semi-structured interview and questionnaire with open questions. Except for three of the twelve educators who were focused on, the rest of them had an uncritical positioning regarding to the teaching model adopted in the schools studied, manifest in admiration for the booklet learnship material that, according to them, is innovative; facilitates the work, and can ensure successful learning.   Keywords: Booklet learnship. Educational practice. Teaching autonomy. Teacher training. Elementary school.    
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285
10.24934/eef.v17i24.285
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285
identifier_str_mv 10.24934/eef.v17i24.285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285/416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253
Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253
Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v17i24
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468546891776