OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285 |
Resumo: | OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO Este artigo discorre sobre a contradição entre as exigências de uma sociedade que clama por uma educação voltada à formação de pessoas autônomas, críticas e criativas, capazes de aprender continuamente para poder acompanhar as rápidas transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais do mundo contemporâneo, e, por outro lado, o ensino apostilado, cuja característica principal é a homogeneização do processo ensino e aprendizagem. A adoção desse modelo padronizado no ensino fundamental é o foco de uma pesquisa realizada em quatro escolas particulares de Uberaba/MG. Na pesquisa as informações foram recolhidas mediante observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário com questões abertas. Com exceção de três das doze educadoras sujeitos da pesquisa, observamos entre as mesmas um posicionamento acrítico em relação ao modelo de ensino adotado nas escolas estudadas, manifesto na admiração pelo material apostilado que, segundo elas, é inovador, facilita o trabalho do professor, e pode garantir o sucesso da aprendizagem Palavras-chave: Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica. THE “DIDACTIC PACKAGES” IN ELEMENTARY SCHOOL ABSTRACT This article discusses about the contradiction between the demands of a society that complains for an education turned to formation of autonomous, critical and creative people, able to learn continuously to keep up with rapid changes in scientific, technological, economic, social, political and cultural context of the contemporary world, and the booklet learnship system which its main characteristic is the homogenization of teaching and learning. The adoption of this standardized teaching in some Brazilian schools is the focus of a survey held in four private schools. The data was collected through participant observation, semi-structured interview and questionnaire with open questions. Except for three of the twelve educators who were focused on, the rest of them had an uncritical positioning regarding to the teaching model adopted in the schools studied, manifest in admiration for the booklet learnship material that, according to them, is innovative; facilitates the work, and can ensure successful learning. Keywords: Booklet learnship. Educational practice. Teaching autonomy. Teacher training. Elementary school. |
id |
UEMG-2_0ab4772da363856c38636aef890bbaed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/285 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTALEnsino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básicaOS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO Este artigo discorre sobre a contradição entre as exigências de uma sociedade que clama por uma educação voltada à formação de pessoas autônomas, críticas e criativas, capazes de aprender continuamente para poder acompanhar as rápidas transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais do mundo contemporâneo, e, por outro lado, o ensino apostilado, cuja característica principal é a homogeneização do processo ensino e aprendizagem. A adoção desse modelo padronizado no ensino fundamental é o foco de uma pesquisa realizada em quatro escolas particulares de Uberaba/MG. Na pesquisa as informações foram recolhidas mediante observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário com questões abertas. Com exceção de três das doze educadoras sujeitos da pesquisa, observamos entre as mesmas um posicionamento acrítico em relação ao modelo de ensino adotado nas escolas estudadas, manifesto na admiração pelo material apostilado que, segundo elas, é inovador, facilita o trabalho do professor, e pode garantir o sucesso da aprendizagem Palavras-chave: Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica. THE “DIDACTIC PACKAGES” IN ELEMENTARY SCHOOL ABSTRACT This article discusses about the contradiction between the demands of a society that complains for an education turned to formation of autonomous, critical and creative people, able to learn continuously to keep up with rapid changes in scientific, technological, economic, social, political and cultural context of the contemporary world, and the booklet learnship system which its main characteristic is the homogenization of teaching and learning. The adoption of this standardized teaching in some Brazilian schools is the focus of a survey held in four private schools. The data was collected through participant observation, semi-structured interview and questionnaire with open questions. Except for three of the twelve educators who were focused on, the rest of them had an uncritical positioning regarding to the teaching model adopted in the schools studied, manifest in admiration for the booklet learnship material that, according to them, is innovative; facilitates the work, and can ensure successful learning. Keywords: Booklet learnship. Educational practice. Teaching autonomy. Teacher training. Elementary school. EDUEMG2014-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/28510.24934/eef.v17i24.285Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 229-2532317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285/416Dantas, Fernanda Borges de AndradeALMEIDA, Célia Maria DE CASTROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/285Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:04Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL Dantas, Fernanda Borges de Andrade Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica |
title_short |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Dantas, Fernanda Borges de Andrade |
author_facet |
Dantas, Fernanda Borges de Andrade ALMEIDA, Célia Maria DE CASTRO |
author_role |
author |
author2 |
ALMEIDA, Célia Maria DE CASTRO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Fernanda Borges de Andrade ALMEIDA, Célia Maria DE CASTRO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica |
topic |
Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica |
description |
OS “PACOTES DIDÁTICOS” NO ENSINO FUNDAMENTAL RESUMO Este artigo discorre sobre a contradição entre as exigências de uma sociedade que clama por uma educação voltada à formação de pessoas autônomas, críticas e criativas, capazes de aprender continuamente para poder acompanhar as rápidas transformações científicas, tecnológicas, econômicas, políticas e socioculturais do mundo contemporâneo, e, por outro lado, o ensino apostilado, cuja característica principal é a homogeneização do processo ensino e aprendizagem. A adoção desse modelo padronizado no ensino fundamental é o foco de uma pesquisa realizada em quatro escolas particulares de Uberaba/MG. Na pesquisa as informações foram recolhidas mediante observação participante, entrevista semi-estruturada e questionário com questões abertas. Com exceção de três das doze educadoras sujeitos da pesquisa, observamos entre as mesmas um posicionamento acrítico em relação ao modelo de ensino adotado nas escolas estudadas, manifesto na admiração pelo material apostilado que, segundo elas, é inovador, facilita o trabalho do professor, e pode garantir o sucesso da aprendizagem Palavras-chave: Ensino apostilado. Prática educativa. Autonomia docente. Formação de professores. Educação básica. THE “DIDACTIC PACKAGES” IN ELEMENTARY SCHOOL ABSTRACT This article discusses about the contradiction between the demands of a society that complains for an education turned to formation of autonomous, critical and creative people, able to learn continuously to keep up with rapid changes in scientific, technological, economic, social, political and cultural context of the contemporary world, and the booklet learnship system which its main characteristic is the homogenization of teaching and learning. The adoption of this standardized teaching in some Brazilian schools is the focus of a survey held in four private schools. The data was collected through participant observation, semi-structured interview and questionnaire with open questions. Except for three of the twelve educators who were focused on, the rest of them had an uncritical positioning regarding to the teaching model adopted in the schools studied, manifest in admiration for the booklet learnship material that, according to them, is innovative; facilitates the work, and can ensure successful learning. Keywords: Booklet learnship. Educational practice. Teaching autonomy. Teacher training. Elementary school. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285 10.24934/eef.v17i24.285 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v17i24.285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/285/416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253 Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253 Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 229-253 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v17i24 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468546891776 |