Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156 |
Resumo: | Apresentamos resultados de um estudo cujo foco foi entender como os professores estão mudando suas práticas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1, numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e de categorização. Esse processo permitiu inferir que existem movimentos precursores da constituição de uma nova forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento estrutural. Na medida em que os professores se observam e pensam em seu operar em acoplamento com o outro colega, com os estudantes e com a tecnologia, eles se modificam, em congruência com seu operar e em acoplamento com seu domínio de ação. |
id |
UEMG-2_0c1e4c342fe391b2211202304a6bfa0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1156 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamentalConvivênciaacoplamento estruturalmudanças nas práticas docentesLaptop educacional.Apresentamos resultados de um estudo cujo foco foi entender como os professores estão mudando suas práticas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1, numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e de categorização. Esse processo permitiu inferir que existem movimentos precursores da constituição de uma nova forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento estrutural. Na medida em que os professores se observam e pensam em seu operar em acoplamento com o outro colega, com os estudantes e com a tecnologia, eles se modificam, em congruência com seu operar e em acoplamento com seu domínio de ação.EDUEMG2016-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/115610.24934/eef.v19i27.1156Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 73-952317-00931519-332210.24934/eef.v19i27reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156/943Sacramento Soares, Eliana MariaBrustolin, Rosane Kohlinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1156Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental |
title |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental |
spellingShingle |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental Sacramento Soares, Eliana Maria Convivência acoplamento estrutural mudanças nas práticas docentes Laptop educacional. |
title_short |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental |
title_full |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental |
title_fullStr |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental |
title_sort |
Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental |
author |
Sacramento Soares, Eliana Maria |
author_facet |
Sacramento Soares, Eliana Maria Brustolin, Rosane Kohl |
author_role |
author |
author2 |
Brustolin, Rosane Kohl |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacramento Soares, Eliana Maria Brustolin, Rosane Kohl |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Convivência acoplamento estrutural mudanças nas práticas docentes Laptop educacional. |
topic |
Convivência acoplamento estrutural mudanças nas práticas docentes Laptop educacional. |
description |
Apresentamos resultados de um estudo cujo foco foi entender como os professores estão mudando suas práticas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1, numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e de categorização. Esse processo permitiu inferir que existem movimentos precursores da constituição de uma nova forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento estrutural. Na medida em que os professores se observam e pensam em seu operar em acoplamento com o outro colega, com os estudantes e com a tecnologia, eles se modificam, em congruência com seu operar e em acoplamento com seu domínio de ação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156 10.24934/eef.v19i27.1156 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v19i27.1156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156/943 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95 Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95 Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v19i27 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468952690688 |