Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento Soares, Eliana Maria
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Brustolin, Rosane Kohl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156
Resumo: Apresentamos resultados de um estudo cujo foco foi entender como os professores estão mudando suas práticas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1, numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e de categorização. Esse processo permitiu inferir que existem movimentos precursores da constituição de uma nova forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento estrutural. Na medida em que os professores se observam e pensam em seu operar em acoplamento com o outro colega, com os estudantes e com a tecnologia, eles se modificam, em congruência com seu operar e em acoplamento com seu domínio de ação.
id UEMG-2_0c1e4c342fe391b2211202304a6bfa0c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1156
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamentalConvivênciaacoplamento estruturalmudanças nas práticas docentesLaptop educacional.Apresentamos resultados de um estudo cujo foco foi entender como os professores estão mudando suas práticas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1, numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e de categorização. Esse processo permitiu inferir que existem movimentos precursores da constituição de uma nova forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento estrutural. Na medida em que os professores se observam e pensam em seu operar em acoplamento com o outro colega, com os estudantes e com a tecnologia, eles se modificam, em congruência com seu operar e em acoplamento com seu domínio de ação.EDUEMG2016-07-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/115610.24934/eef.v19i27.1156Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 73-952317-00931519-332210.24934/eef.v19i27reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156/943Sacramento Soares, Eliana MariaBrustolin, Rosane Kohlinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1156Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
title Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
spellingShingle Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
Sacramento Soares, Eliana Maria
Convivência
acoplamento estrutural
mudanças nas práticas docentes
Laptop educacional.
title_short Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
title_full Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
title_fullStr Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
title_full_unstemmed Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
title_sort Mudanças nas práticas docentes no contexto da inserção de laptops numa escola de ensino fundamental
author Sacramento Soares, Eliana Maria
author_facet Sacramento Soares, Eliana Maria
Brustolin, Rosane Kohl
author_role author
author2 Brustolin, Rosane Kohl
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento Soares, Eliana Maria
Brustolin, Rosane Kohl
dc.subject.por.fl_str_mv Convivência
acoplamento estrutural
mudanças nas práticas docentes
Laptop educacional.
topic Convivência
acoplamento estrutural
mudanças nas práticas docentes
Laptop educacional.
description Apresentamos resultados de um estudo cujo foco foi entender como os professores estão mudando suas práticas no contexto da inserção de laptops na modalidade 1:1, numa escola municipal de ensino fundamental. O objeto de pesquisa foi constituído por dados gerados por meio de entrevista com grupo focal. O corpus foi tratado segundo a análise textual discursiva em movimentos de unitarização e de categorização. Esse processo permitiu inferir que existem movimentos precursores da constituição de uma nova forma de atuar entre professores e seus estudantes em acoplamento estrutural. Na medida em que os professores se observam e pensam em seu operar em acoplamento com o outro colega, com os estudantes e com a tecnologia, eles se modificam, em congruência com seu operar e em acoplamento com seu domínio de ação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156
10.24934/eef.v19i27.1156
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i27.1156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1156/943
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95
Educação em Foco; v. 19 n. 27 (2016): Educação em Foco; 73-95
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i27
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468952690688