Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Luisa Teixeira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Castanheira, Maria Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884
Resumo: Esse artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática do Período Neolítico, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de doutorado, defendida em setembro de 2013, intitulada “Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico”, que buscou investigar como a leitura dos textos de História foi socialmente construída em uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da rede pública de Belo Horizonte. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em classe: a Etnografia Interacional. Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada.
id UEMG-2_3ea094bb3e67c933cacbf3bb92644dfa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1884
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narrativesEnsino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura.Esse artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática do Período Neolítico, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de doutorado, defendida em setembro de 2013, intitulada “Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico”, que buscou investigar como a leitura dos textos de História foi socialmente construída em uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da rede pública de Belo Horizonte. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em classe: a Etnografia Interacional. Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada.EDUEMG2017-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/188410.24934/eef.v19i29.1884Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 35-602317-00931519-332210.24934/eef.v19i29reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884/1041Copyright (c) 2017 Educação em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Luisa TeixeiraCastanheira, Maria Lucia2017-04-17T20:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1884Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2017-04-17T20:14:32Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
title Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
spellingShingle Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
Andrade, Luisa Teixeira
Ensino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura.
title_short Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
title_full Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
title_fullStr Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
title_full_unstemmed Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
title_sort Lendo o texto de História do livro didático: construindo práticas de leitura e narrativas históricas / Reading the History textbook: building reading practices and historical narratives
author Andrade, Luisa Teixeira
author_facet Andrade, Luisa Teixeira
Castanheira, Maria Lucia
author_role author
author2 Castanheira, Maria Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Luisa Teixeira
Castanheira, Maria Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura.
topic Ensino-aprendizagem de História. Sala de aula. Leitura.
description Esse artigo apresenta um estudo de uma aula de História acerca da temática do Período Neolítico, extraída do banco de dados gerado pela pesquisa de doutorado, defendida em setembro de 2013, intitulada “Práticas de leitura em aulas de História: um estudo de caso etnográfico”, que buscou investigar como a leitura dos textos de História foi socialmente construída em uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da rede pública de Belo Horizonte. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em classe: a Etnografia Interacional. Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884
10.24934/eef.v19i29.1884
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884
identifier_str_mv 10.24934/eef.v19i29.1884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1884/1041
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 19 No. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60
Educação em Foco; Vol. 19 Núm. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60
Educação em Foco; v. 19 n. 29 (2016): Educação em Foco; 35-60
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v19i29
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469330178048