O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana dos Reis
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Teixeira, Maysa de Pádua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/86
Resumo: A proposta deste trabalho é construir um discurso, abordando aspectos éticos e diferenciais envoltos no contexto educacional trilhado pelos afrodescendentes brasileiros. Afinal, é comum vivenciar nas escolas, desde outrora, a marcante presença do preconceito racial em relação aos negros. Pensamos que compreender a diversidade étnica e cultural do Brasil pode ser uma maneira de romper com as barreiras impostas pelas diferenças. Dessa forma, ao longo deste estudo, buscamos uma compreensão dos mecanismos que engendraram o processo educacional brasileiro, bem como a problemática da inserção do negro nessa realidade. Esclarecemos que os elementos discursivos estabelecidos nesta pesquisa são corroborados por fatos históricos suscitados pela criação e divulgação de determinados estereótipos acerca do povo africano e promovidos a partir do imaginário socio-econômico brasileiro.
id UEMG-2_b04a1fe9f4166c36d34d25daef40b6b3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendenteEducaçãohistóriaetniaafrodescendentes.A proposta deste trabalho é construir um discurso, abordando aspectos éticos e diferenciais envoltos no contexto educacional trilhado pelos afrodescendentes brasileiros. Afinal, é comum vivenciar nas escolas, desde outrora, a marcante presença do preconceito racial em relação aos negros. Pensamos que compreender a diversidade étnica e cultural do Brasil pode ser uma maneira de romper com as barreiras impostas pelas diferenças. Dessa forma, ao longo deste estudo, buscamos uma compreensão dos mecanismos que engendraram o processo educacional brasileiro, bem como a problemática da inserção do negro nessa realidade. Esclarecemos que os elementos discursivos estabelecidos nesta pesquisa são corroborados por fatos históricos suscitados pela criação e divulgação de determinados estereótipos acerca do povo africano e promovidos a partir do imaginário socio-econômico brasileiro.EDUEMG2010-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/8610.24934/eef.v12i14.86Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 105-121Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 105-121Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 105-1212317-00931519-332210.24934/eef.v12i14reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/86/121Silva, Adriana dos ReisTeixeira, Maysa de Páduainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/86Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
title O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
spellingShingle O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
Silva, Adriana dos Reis
Educação
história
etnia
afrodescendentes.
title_short O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
title_full O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
title_fullStr O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
title_full_unstemmed O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
title_sort O processo educacional brasileiro: um breve olhar ético e histórico acerca do sujeito afrodescendente
author Silva, Adriana dos Reis
author_facet Silva, Adriana dos Reis
Teixeira, Maysa de Pádua
author_role author
author2 Teixeira, Maysa de Pádua
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana dos Reis
Teixeira, Maysa de Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
história
etnia
afrodescendentes.
topic Educação
história
etnia
afrodescendentes.
description A proposta deste trabalho é construir um discurso, abordando aspectos éticos e diferenciais envoltos no contexto educacional trilhado pelos afrodescendentes brasileiros. Afinal, é comum vivenciar nas escolas, desde outrora, a marcante presença do preconceito racial em relação aos negros. Pensamos que compreender a diversidade étnica e cultural do Brasil pode ser uma maneira de romper com as barreiras impostas pelas diferenças. Dessa forma, ao longo deste estudo, buscamos uma compreensão dos mecanismos que engendraram o processo educacional brasileiro, bem como a problemática da inserção do negro nessa realidade. Esclarecemos que os elementos discursivos estabelecidos nesta pesquisa são corroborados por fatos históricos suscitados pela criação e divulgação de determinados estereótipos acerca do povo africano e promovidos a partir do imaginário socio-econômico brasileiro.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/86
10.24934/eef.v12i14.86
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/86
identifier_str_mv 10.24934/eef.v12i14.86
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/86/121
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 12 No. 14 (2009): Educação em Foco; 105-121
Educação em Foco; Vol. 12 Núm. 14 (2009): Educação em Foco; 105-121
Educação em Foco; v. 12 n. 14 (2009): Educação em Foco; 105-121
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v12i14
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468452519936