Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Márcia Cristina Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4691
Resumo:   Falar em interdisciplinaridade e formação por área de conhecimento com os educadores das escolas do campo remete a algo ainda distante da realidade educacional brasileira, pois o modelo é baseado em disciplinas, com poucos diálogos entre as mesmas. A Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) investigada está organizada nas Ciências Humanas e Sociais ou Ciências da Natureza e Matemática, que os discentes optam, através da área de seu interesse, a partir do 5º semestre. Os estudos aqui realizados através da pesquisa qualitativa apontam para a importância de reconstruir os Projetos Pedagógicos das Escolas do Campo, trazendo a formação por área de conhecimento e o trabalho coletivo como questões necessárias para contribuir com as políticas de educação do campo na Amazônia Paraense.
id UEMG-2_b68332175a1e2bc74433c3c194eea913
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4691
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campoInterdisciplinaridadeEducação do campoFormação de educadores do campo  Falar em interdisciplinaridade e formação por área de conhecimento com os educadores das escolas do campo remete a algo ainda distante da realidade educacional brasileira, pois o modelo é baseado em disciplinas, com poucos diálogos entre as mesmas. A Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) investigada está organizada nas Ciências Humanas e Sociais ou Ciências da Natureza e Matemática, que os discentes optam, através da área de seu interesse, a partir do 5º semestre. Os estudos aqui realizados através da pesquisa qualitativa apontam para a importância de reconstruir os Projetos Pedagógicos das Escolas do Campo, trazendo a formação por área de conhecimento e o trabalho coletivo como questões necessárias para contribuir com as políticas de educação do campo na Amazônia Paraense.EDUEMG2021-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/469110.24934/eef.v24i42.4691Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 240-258Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 240-258Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 240-2582317-00931519-332210.24934/eef.v24i42reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4691/3349Copyright (c) 2021 Márcia Cristina Lopes Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Márcia Cristina Lopes2021-05-10T12:08:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4691Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2021-05-10T12:08:55Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
title Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
spellingShingle Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
Silva, Márcia Cristina Lopes
Interdisciplinaridade
Educação do campo
Formação de educadores do campo
title_short Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
title_full Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
title_fullStr Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
title_full_unstemmed Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
title_sort Itinerários investigativos sobre interdisciplinaridade: reflexões com a formação de educadores do campo
author Silva, Márcia Cristina Lopes
author_facet Silva, Márcia Cristina Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Márcia Cristina Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Educação do campo
Formação de educadores do campo
topic Interdisciplinaridade
Educação do campo
Formação de educadores do campo
description   Falar em interdisciplinaridade e formação por área de conhecimento com os educadores das escolas do campo remete a algo ainda distante da realidade educacional brasileira, pois o modelo é baseado em disciplinas, com poucos diálogos entre as mesmas. A Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) investigada está organizada nas Ciências Humanas e Sociais ou Ciências da Natureza e Matemática, que os discentes optam, através da área de seu interesse, a partir do 5º semestre. Os estudos aqui realizados através da pesquisa qualitativa apontam para a importância de reconstruir os Projetos Pedagógicos das Escolas do Campo, trazendo a formação por área de conhecimento e o trabalho coletivo como questões necessárias para contribuir com as políticas de educação do campo na Amazônia Paraense.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4691
10.24934/eef.v24i42.4691
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4691
identifier_str_mv 10.24934/eef.v24i42.4691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4691/3349
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Márcia Cristina Lopes Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Márcia Cristina Lopes Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 24 No. 42 (2021): Educação em Foco; 240-258
Educação em Foco; Vol. 24 Núm. 42 (2021): Educação em Foco; 240-258
Educação em Foco; v. 24 n. 42 (2021): Educação em Foco; 240-258
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v24i42
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205469859708928