Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Fabíola
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Leme Britto, Luiz Percival, Santos, Zair Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6987
Resumo: This paper is dedicated to presenting and analyzing the proposition of the Book Club ODS in portuguese — Chapter Brazil, whose catalog, prepared by Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Brazilian section of the International Board on Books for Young People, consists of literature and non-fiction books for children aged six to twelve years old. The reflection considers the presentation and exploration of previously defined themes in the light of the assumptions Sustainable Development Goals, the production on the uses of literature books at school and literary reading in its formative perspective, describing and analyzing the documents related to the theme. It concludes that, despite the contradictions existing in the proposal, it is possible to create fissures in its scope and, in classrooms and libraries, to take advantage of the initiative for the formation of children in the school environment.
id UEMG-2_faeee07743c5db6b54261906e34569f2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6987
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradiçõesClube de leitura ODSDesenvolvimento sustentávelLeitura literáriaLeitura escolarThis paper is dedicated to presenting and analyzing the proposition of the Book Club ODS in portuguese — Chapter Brazil, whose catalog, prepared by Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Brazilian section of the International Board on Books for Young People, consists of literature and non-fiction books for children aged six to twelve years old. The reflection considers the presentation and exploration of previously defined themes in the light of the assumptions Sustainable Development Goals, the production on the uses of literature books at school and literary reading in its formative perspective, describing and analyzing the documents related to the theme. It concludes that, despite the contradictions existing in the proposal, it is possible to create fissures in its scope and, in classrooms and libraries, to take advantage of the initiative for the formation of children in the school environment.El artículo presenta y analiza la propuesta del Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa – Capítulo Brasil, cuyo catálogo, elaborado por la Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, sección brasileña del International Board on Books for Young People, está compuesto por libros de literatura y no ficción para niños de seis a doce años. La reflexión considera la presentación y exploración de temas previamente definidos a la luz de los presupuestos de los Objetivos de Desarrollo Sostenible, la producción sobre los usos de los libros de literatura em la escuela y la lectura literaria en su perspectiva formativa, describiendo y analizando los documentos relacionados con el tema. El artículo no presenta resultados, pero concluye que, a pesar de las contradicciones existentes en la propuesta, es posible crear fisuras en su alcance y utilizar la iniciativa para educar a los niños en el ámbito escolar. O artigo apresenta e a analisa a proposição do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Capítulo Brasil, cujo catálogo, elaborado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, seção brasileira do International Board on Books for Young People, é composto por livros de literatura e de não ficção para crianças de seis a doze anos de idade. A reflexão considera a apresentação e a exploração de temas previamente definidos à luz dos pressupostos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a produção sobre os usos dos livros de literatura na escola e a leitura literária em sua perspectiva formativa, descrevendo e analisando os documentos atinentes ao tema. O artigo não apresenta resultados, mas conclui que, apesar das contradições existentes na proposta, é possível criar fissuras em seu escopo e se valer da iniciativa para a formação de crianças no ambiente escolar. EDUEMG2024-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/698710.36704/eef.v27i51.6987Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-242317-009310.36704/eef.v27i51reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6987/5090Copyright (c) 2024 Fabíola Farias, Luiz Percival Leme Britto, Zair Henrique Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessFarias, FabíolaLeme Britto, Luiz PercivalSantos, Zair Henrique2024-04-19T18:33:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6987Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2024-04-19T18:33:42Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
title Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
spellingShingle Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
Farias, Fabíola
Clube de leitura ODS
Desenvolvimento sustentável
Leitura literária
Leitura escolar
title_short Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
title_full Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
title_fullStr Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
title_full_unstemmed Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
title_sort Clube de leitura ODS em língua portuguesa: possibilidades e contradições
author Farias, Fabíola
author_facet Farias, Fabíola
Leme Britto, Luiz Percival
Santos, Zair Henrique
author_role author
author2 Leme Britto, Luiz Percival
Santos, Zair Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Fabíola
Leme Britto, Luiz Percival
Santos, Zair Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Clube de leitura ODS
Desenvolvimento sustentável
Leitura literária
Leitura escolar
topic Clube de leitura ODS
Desenvolvimento sustentável
Leitura literária
Leitura escolar
description This paper is dedicated to presenting and analyzing the proposition of the Book Club ODS in portuguese — Chapter Brazil, whose catalog, prepared by Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Brazilian section of the International Board on Books for Young People, consists of literature and non-fiction books for children aged six to twelve years old. The reflection considers the presentation and exploration of previously defined themes in the light of the assumptions Sustainable Development Goals, the production on the uses of literature books at school and literary reading in its formative perspective, describing and analyzing the documents related to the theme. It concludes that, despite the contradictions existing in the proposal, it is possible to create fissures in its scope and, in classrooms and libraries, to take advantage of the initiative for the formation of children in the school environment.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6987
10.36704/eef.v27i51.6987
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6987
identifier_str_mv 10.36704/eef.v27i51.6987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6987/5090
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Fabíola Farias, Luiz Percival Leme Britto, Zair Henrique Santos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Fabíola Farias, Luiz Percival Leme Britto, Zair Henrique Santos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 27 No. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24
Educação em Foco; Vol. 27 Núm. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24
Educação em Foco; v. 27 n. 51 (2024): Educação em Foco (Publicação Contínua); 1-24
2317-0093
10.36704/eef.v27i51
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1798045782509617152