O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Andre De Oliveira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2862
Resumo: Este ensaio analisa como o conto “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu (1982), utiliza o ciclo homossocial masculino como estratégia para que encontros não-heterossexuais fossem possibilitados durante a Repressão de Estado de 1964 a 1985. No texto, somos apresentados a um aparato repressor que interditava a diversidade sexual. Apesar desse rígido controle, argumento que a não-heterossexualidade, no texto, subverte a opressão machista, tendo a homossociabilidade como método de aproximação erótica entre homens. Utilizando o conceito de Sedgwick (1985) que apreende a homossexualidade como um continuum da homossociabilidade masculina, proponho que o texto desconstrói essa separação binário que separa simbolicamente o macho da bicha, projetando uma diversidade na identidade sexual num Brasil baixo o controle cívico-militar.
id UEMS-2_9d7440f55d4652d6ee77e979d8364dae
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2862
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando AbreuDitaduraNão-heterossexualidadeFicçãoLiteratura Brasileira.Este ensaio analisa como o conto “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu (1982), utiliza o ciclo homossocial masculino como estratégia para que encontros não-heterossexuais fossem possibilitados durante a Repressão de Estado de 1964 a 1985. No texto, somos apresentados a um aparato repressor que interditava a diversidade sexual. Apesar desse rígido controle, argumento que a não-heterossexualidade, no texto, subverte a opressão machista, tendo a homossociabilidade como método de aproximação erótica entre homens. Utilizando o conceito de Sedgwick (1985) que apreende a homossexualidade como um continuum da homossociabilidade masculina, proponho que o texto desconstrói essa separação binário que separa simbolicamente o macho da bicha, projetando uma diversidade na identidade sexual num Brasil baixo o controle cívico-militar.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2018-10-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2862REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 19 (2018): REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE NAS LITERATURAS LUSÓFONAS; 117-1382179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2862/pdfCopyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Andre De Oliveira2020-11-10T16:36:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2862Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:36:19REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu
title O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu
spellingShingle O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu
Nascimento, Andre De Oliveira
Ditadura
Não-heterossexualidade
Ficção
Literatura Brasileira.
title_short O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu
title_full O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu
title_fullStr O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu
title_full_unstemmed O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu
title_sort O macho performático: a ditadura e a homossociabilidade em “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu
author Nascimento, Andre De Oliveira
author_facet Nascimento, Andre De Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Andre De Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ditadura
Não-heterossexualidade
Ficção
Literatura Brasileira.
topic Ditadura
Não-heterossexualidade
Ficção
Literatura Brasileira.
description Este ensaio analisa como o conto “Sargento Garcia”, de Caio Fernando Abreu (1982), utiliza o ciclo homossocial masculino como estratégia para que encontros não-heterossexuais fossem possibilitados durante a Repressão de Estado de 1964 a 1985. No texto, somos apresentados a um aparato repressor que interditava a diversidade sexual. Apesar desse rígido controle, argumento que a não-heterossexualidade, no texto, subverte a opressão machista, tendo a homossociabilidade como método de aproximação erótica entre homens. Utilizando o conceito de Sedgwick (1985) que apreende a homossexualidade como um continuum da homossociabilidade masculina, proponho que o texto desconstrói essa separação binário que separa simbolicamente o macho da bicha, projetando uma diversidade na identidade sexual num Brasil baixo o controle cívico-militar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2862
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2862
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/2862/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 19 (2018): REPRESENTAÇÕES DA MASCULINIDADE NAS LITERATURAS LUSÓFONAS; 117-138
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564238655488