A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS |
Texto Completo: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749 |
Resumo: | O intuito do artigo é discutir a maneira como o conceito da écfrase se configura nos trabalhos do poeta e crítico de arte português João Miguel Fernandes Jorge. Assim sendo, o estudo se propõe a discutir, a partir de dois poemas, como o autor encontra nas artes plásticas o ponto de partida para a sua composição, sem, para tanto, se manter fiel à imagem. Para tornar possível a reflexão proposta, a investigação se centra nos seguintes poemas: o primeiro deles é “Conversação”, publicado em Museu das janelas verdes, de 2002, no qual se tem a écfrase de uma pintura figurativa; já o segundo, intitulado apenas de XVIII, cumprindo a ordem sequencial numérica do restante dos poemas que compõe Oferenda (2012), explora as possibilidades criativas fornecidas por uma pintura abstrata. Com isso, pensa-se a maneira como, a partir do conceito da écfrase, acontece a relação entre poesia e pintura, tendo por base imagens não-figurativas e imagens representativas. |
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A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)ÉcfraseJoão Miguel Fernandes Jorgepoesia portuguesa moderna e contemporâneapinturaO intuito do artigo é discutir a maneira como o conceito da écfrase se configura nos trabalhos do poeta e crítico de arte português João Miguel Fernandes Jorge. Assim sendo, o estudo se propõe a discutir, a partir de dois poemas, como o autor encontra nas artes plásticas o ponto de partida para a sua composição, sem, para tanto, se manter fiel à imagem. Para tornar possível a reflexão proposta, a investigação se centra nos seguintes poemas: o primeiro deles é “Conversação”, publicado em Museu das janelas verdes, de 2002, no qual se tem a écfrase de uma pintura figurativa; já o segundo, intitulado apenas de XVIII, cumprindo a ordem sequencial numérica do restante dos poemas que compõe Oferenda (2012), explora as possibilidades criativas fornecidas por uma pintura abstrata. Com isso, pensa-se a maneira como, a partir do conceito da écfrase, acontece a relação entre poesia e pintura, tendo por base imagens não-figurativas e imagens representativas.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/1 (2019): A Literatura e as Outras Artes no Contemporâneo; 65-822179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749/pdfCopyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Patrícia Resende2020-11-10T16:32:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3749Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:32:04REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false |
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