A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Patrícia Resende
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749
Resumo: O intuito do artigo é discutir a maneira como o conceito da écfrase se configura nos trabalhos do poeta e crítico de arte português João Miguel Fernandes Jorge. Assim sendo, o estudo se propõe a discutir, a partir de dois poemas, como o autor encontra nas artes plásticas o ponto de partida para a sua composição, sem, para tanto, se manter fiel à imagem. Para tornar possível a reflexão proposta, a investigação se centra nos seguintes poemas: o primeiro deles é “Conversação”, publicado em Museu das janelas verdes, de 2002, no qual se tem a écfrase de uma pintura figurativa; já o segundo, intitulado apenas de XVIII, cumprindo a ordem sequencial numérica do restante dos poemas que compõe Oferenda (2012),  explora as possibilidades criativas fornecidas por uma pintura abstrata. Com isso, pensa-se a maneira como, a partir do conceito da écfrase, acontece a relação entre poesia e pintura, tendo por base imagens não-figurativas e imagens representativas.
id UEMS-2_a221df9c9d12120fd3d43f4a00648cb4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3749
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)ÉcfraseJoão Miguel Fernandes Jorgepoesia portuguesa moderna e contemporâneapinturaO intuito do artigo é discutir a maneira como o conceito da écfrase se configura nos trabalhos do poeta e crítico de arte português João Miguel Fernandes Jorge. Assim sendo, o estudo se propõe a discutir, a partir de dois poemas, como o autor encontra nas artes plásticas o ponto de partida para a sua composição, sem, para tanto, se manter fiel à imagem. Para tornar possível a reflexão proposta, a investigação se centra nos seguintes poemas: o primeiro deles é “Conversação”, publicado em Museu das janelas verdes, de 2002, no qual se tem a écfrase de uma pintura figurativa; já o segundo, intitulado apenas de XVIII, cumprindo a ordem sequencial numérica do restante dos poemas que compõe Oferenda (2012),  explora as possibilidades criativas fornecidas por uma pintura abstrata. Com isso, pensa-se a maneira como, a partir do conceito da écfrase, acontece a relação entre poesia e pintura, tendo por base imagens não-figurativas e imagens representativas.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2019-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/1 (2019): A Literatura e as Outras Artes no Contemporâneo; 65-822179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749/pdfCopyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Patrícia Resende2020-11-10T16:32:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3749Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-11-10T16:32:04REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
title A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
spellingShingle A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
Pereira, Patrícia Resende
Écfrase
João Miguel Fernandes Jorge
poesia portuguesa moderna e contemporânea
pintura
title_short A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
title_full A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
title_fullStr A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
title_full_unstemmed A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
title_sort A écfrase em João Miguel Fernandes Jorge: o abstrato e o figurativo em poemas de Museu das janelas verdes (2002) e Oferenda (2012)
author Pereira, Patrícia Resende
author_facet Pereira, Patrícia Resende
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Patrícia Resende
dc.subject.por.fl_str_mv Écfrase
João Miguel Fernandes Jorge
poesia portuguesa moderna e contemporânea
pintura
topic Écfrase
João Miguel Fernandes Jorge
poesia portuguesa moderna e contemporânea
pintura
description O intuito do artigo é discutir a maneira como o conceito da écfrase se configura nos trabalhos do poeta e crítico de arte português João Miguel Fernandes Jorge. Assim sendo, o estudo se propõe a discutir, a partir de dois poemas, como o autor encontra nas artes plásticas o ponto de partida para a sua composição, sem, para tanto, se manter fiel à imagem. Para tornar possível a reflexão proposta, a investigação se centra nos seguintes poemas: o primeiro deles é “Conversação”, publicado em Museu das janelas verdes, de 2002, no qual se tem a écfrase de uma pintura figurativa; já o segundo, intitulado apenas de XVIII, cumprindo a ordem sequencial numérica do restante dos poemas que compõe Oferenda (2012),  explora as possibilidades criativas fornecidas por uma pintura abstrata. Com isso, pensa-se a maneira como, a partir do conceito da écfrase, acontece a relação entre poesia e pintura, tendo por base imagens não-figurativas e imagens representativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3749/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 2 n. 22/1 (2019): A Literatura e as Outras Artes no Contemporâneo; 65-82
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564674863104