O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Marco Aurélio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
Texto Completo: https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3794
Resumo: Este artigo propõe uma leitura do conto Um moço muito branco, de Guimarães Rosa, publicado no livro Primeiras Estórias (2011), mediante uma relação intertextual mais ou menos difusa com a obra O pequeno príncipe (1979), de Antoine de Saint-Exupéry. Aproximando características de enredo e personagens dos textos mencionados, o artigo procura identificar semelhanças teóricas a respeito do fazer literário e das concepções de arte em ambos os autores, enfocando o conceito de “real” e suas relações com a literatura nas obras em questão. Para isso, o texto se apoia, ainda, em certa fortuna crítica a respeito do conto de Guimarães Rosa, dialogando o tema do fantástico e da realidade com avaliações críticas realizadas por autores como Luiz Costa Lima e Silviano Santiago. O trabalho de análise procura demonstrar, trazendo ao texto passagens do conto e do romance infanto-juvenil, as afinidades teóricas entre escritores aparentemente tão diversos quanto o mineiro que recriou literariamente o sertão brasileiro e o aviador francês que ganhou o mundo com sua estória juvenil.
id UEMS-2_f8b240d3fb6d670162185271695ebd6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794
network_acronym_str UEMS-2
network_name_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository_id_str
spelling O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães RosaIntertextualidadeliteratura comparadaGuimarães Rosa.Este artigo propõe uma leitura do conto Um moço muito branco, de Guimarães Rosa, publicado no livro Primeiras Estórias (2011), mediante uma relação intertextual mais ou menos difusa com a obra O pequeno príncipe (1979), de Antoine de Saint-Exupéry. Aproximando características de enredo e personagens dos textos mencionados, o artigo procura identificar semelhanças teóricas a respeito do fazer literário e das concepções de arte em ambos os autores, enfocando o conceito de “real” e suas relações com a literatura nas obras em questão. Para isso, o texto se apoia, ainda, em certa fortuna crítica a respeito do conto de Guimarães Rosa, dialogando o tema do fantástico e da realidade com avaliações críticas realizadas por autores como Luiz Costa Lima e Silviano Santiago. O trabalho de análise procura demonstrar, trazendo ao texto passagens do conto e do romance infanto-juvenil, as afinidades teóricas entre escritores aparentemente tão diversos quanto o mineiro que recriou literariamente o sertão brasileiro e o aviador francês que ganhou o mundo com sua estória juvenil.Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3794REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 26 (2020): (INTER)TEXTUALIDADES E NARRATIVA; 519-5362179-4456reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMSinstname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)instacron:UEMSporhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3794/pdfCopyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMSinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Marco Aurélio2020-12-14T22:16:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3794Revistahttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REVPUBhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/oairevell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com2179-44562179-4456opendoar:2020-12-14T22:16:33REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa
title O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa
spellingShingle O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa
de Souza, Marco Aurélio
Intertextualidade
literatura comparada
Guimarães Rosa.
title_short O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa
title_full O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa
title_fullStr O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa
title_full_unstemmed O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa
title_sort O pequeno (e muito branco) príncipe de Guimarães Rosa
author de Souza, Marco Aurélio
author_facet de Souza, Marco Aurélio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Marco Aurélio
dc.subject.por.fl_str_mv Intertextualidade
literatura comparada
Guimarães Rosa.
topic Intertextualidade
literatura comparada
Guimarães Rosa.
description Este artigo propõe uma leitura do conto Um moço muito branco, de Guimarães Rosa, publicado no livro Primeiras Estórias (2011), mediante uma relação intertextual mais ou menos difusa com a obra O pequeno príncipe (1979), de Antoine de Saint-Exupéry. Aproximando características de enredo e personagens dos textos mencionados, o artigo procura identificar semelhanças teóricas a respeito do fazer literário e das concepções de arte em ambos os autores, enfocando o conceito de “real” e suas relações com a literatura nas obras em questão. Para isso, o texto se apoia, ainda, em certa fortuna crítica a respeito do conto de Guimarães Rosa, dialogando o tema do fantástico e da realidade com avaliações críticas realizadas por autores como Luiz Costa Lima e Silviano Santiago. O trabalho de análise procura demonstrar, trazendo ao texto passagens do conto e do romance infanto-juvenil, as afinidades teóricas entre escritores aparentemente tão diversos quanto o mineiro que recriou literariamente o sertão brasileiro e o aviador francês que ganhou o mundo com sua estória juvenil.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3794
url https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/3794/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS
dc.source.none.fl_str_mv REVELL - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS DA UEMS; v. 3 n. 26 (2020): (INTER)TEXTUALIDADES E NARRATIVA; 519-536
2179-4456
reponame:REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
instname:Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron:UEMS
instname_str Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
instacron_str UEMS
institution UEMS
reponame_str REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
collection REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS
repository.name.fl_str_mv REVELL : Revista de Estudos Literários da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
repository.mail.fl_str_mv revell@uems.br||andre_benatti29@hotmail.com
_version_ 1797174564687446016