OS IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E VOLTADA PARA AS HUMANIDADES
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Argumenta (Online) |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/343 |
Resumo: | O presente artigo aborda os seguintes temas: no primeiro capítulo, aborda a necessidade de se ter uma educação mais voltada para as humanidades (de acordo com Martha Nussbaum) que se preocupa menos com as tecnologias e mais com o aspecto da formação do indivíduo, para que esse seja capaz de ver o outro e assim auxilie na construção de uma melhor democracia, bem como aponta para a necessidade de que a educação seja emancipadora (de acordo com Paulo Freire em contrapartida a uma educação bancária). No segundo capítulo faz um traçado sobre a Reforma do ensino médio instituída pela Lei 13.415/16 e da instituição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC que juntos representaram a retirada da obrigatoriedade de inúmeras disciplinas (justamente aquelas que a teoria das humanidades vai defender ferrenhamente) - do currículo do ensino médio, as diluindo em ações esparsas. Levando em consideração os dois pontos abordados, o texto passa para a conclusão de que tal reforma é bastante prejudicial para a educação brasileira. |
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OS IMPACTOS DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA E VOLTADA PARA AS HUMANIDADESeducação emancipadora e voltada para as humanidadesreforma do ensino médioPaulo FreireMartha NussbaumReforma do ensino médioO presente artigo aborda os seguintes temas: no primeiro capítulo, aborda a necessidade de se ter uma educação mais voltada para as humanidades (de acordo com Martha Nussbaum) que se preocupa menos com as tecnologias e mais com o aspecto da formação do indivíduo, para que esse seja capaz de ver o outro e assim auxilie na construção de uma melhor democracia, bem como aponta para a necessidade de que a educação seja emancipadora (de acordo com Paulo Freire em contrapartida a uma educação bancária). No segundo capítulo faz um traçado sobre a Reforma do ensino médio instituída pela Lei 13.415/16 e da instituição da Base Nacional Comum Curricular – BNCC que juntos representaram a retirada da obrigatoriedade de inúmeras disciplinas (justamente aquelas que a teoria das humanidades vai defender ferrenhamente) - do currículo do ensino médio, as diluindo em ações esparsas. Levando em consideração os dois pontos abordados, o texto passa para a conclusão de que tal reforma é bastante prejudicial para a educação brasileira.Universidade Estadual do Norte do Paraná2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/34310.35356/argumenta.v0i33.1732Argumenta Journal Law; n. 33 (2020): ARGUMENTA JOURNAL LAW; 259-2762317-38821676-280010.35356/argumenta.v0i33reponame:Argumenta (Online)instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/view/343/pdfCopyright (c) 2021 Argumenta Journal Lawinfo:eu-repo/semantics/openAccessNickel, Juliana Silva da RochaSchmidt, João Pedro2022-08-16T17:12:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/343Revistahttp://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/indexPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/oai||mestrado.ccsa@uenp.edu.br2317-38821676-2800opendoar:2022-08-16T17:12:18Argumenta (Online) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
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