A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150 |
Resumo: | Nas últimas três décadas, muitos pesquisadores dos Estudos da Linguagem (BAGNO, 2007; TARALLO, 2001, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005) têm se dedicado a investigações no campo da Sociolinguística, insistindo que hodiernamente não é mais possível pensar no ensino de Língua Materna (LM) sem levar em consideração o conjunto das variantes sociais. Nesse sentido, sabendo que a língua não é estável e que é constituída de um conjunto de variáveis, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama dos estudos sociolinguísticos, além de uma reflexão acerca do ensino de Língua Materna. Nesse contexto, a presente pesquisa se insere na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-descritivo, embasada em pesquisadores e teóricos que têm a temática em questão como foco. Destarte, compreendemos que os estudos sociolinguísticos têm uma significativa relevância no ensino de LM, por permitir que o contexto sócio-histórico dos usuários da língua seja considerado. |
id |
UENP-2_1474f528245196b21c4238c768a23b6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/150 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua maternaSociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna.Nas últimas três décadas, muitos pesquisadores dos Estudos da Linguagem (BAGNO, 2007; TARALLO, 2001, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005) têm se dedicado a investigações no campo da Sociolinguística, insistindo que hodiernamente não é mais possível pensar no ensino de Língua Materna (LM) sem levar em consideração o conjunto das variantes sociais. Nesse sentido, sabendo que a língua não é estável e que é constituída de um conjunto de variáveis, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama dos estudos sociolinguísticos, além de uma reflexão acerca do ensino de Língua Materna. Nesse contexto, a presente pesquisa se insere na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-descritivo, embasada em pesquisadores e teóricos que têm a temática em questão como foco. Destarte, compreendemos que os estudos sociolinguísticos têm uma significativa relevância no ensino de LM, por permitir que o contexto sócio-histórico dos usuários da língua seja considerado. Claraboia2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 26-402357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Ruy Martins dos SantosLima, Joanes Magalhães2022-08-12T17:36:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/150Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:07Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna |
title |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna |
spellingShingle |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna Batista, Ruy Martins dos Santos Sociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna. |
title_short |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna |
title_full |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna |
title_fullStr |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna |
title_full_unstemmed |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna |
title_sort |
A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna |
author |
Batista, Ruy Martins dos Santos |
author_facet |
Batista, Ruy Martins dos Santos Lima, Joanes Magalhães |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Joanes Magalhães |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Ruy Martins dos Santos Lima, Joanes Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna. |
topic |
Sociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna. |
description |
Nas últimas três décadas, muitos pesquisadores dos Estudos da Linguagem (BAGNO, 2007; TARALLO, 2001, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005) têm se dedicado a investigações no campo da Sociolinguística, insistindo que hodiernamente não é mais possível pensar no ensino de Língua Materna (LM) sem levar em consideração o conjunto das variantes sociais. Nesse sentido, sabendo que a língua não é estável e que é constituída de um conjunto de variáveis, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama dos estudos sociolinguísticos, além de uma reflexão acerca do ensino de Língua Materna. Nesse contexto, a presente pesquisa se insere na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-descritivo, embasada em pesquisadores e teóricos que têm a temática em questão como foco. Destarte, compreendemos que os estudos sociolinguísticos têm uma significativa relevância no ensino de LM, por permitir que o contexto sócio-histórico dos usuários da língua seja considerado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 26-40 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422337949696 |