A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ruy Martins dos Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Joanes Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150
Resumo: Nas últimas três décadas, muitos pesquisadores dos Estudos da Linguagem (BAGNO, 2007; TARALLO, 2001, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005) têm se dedicado a investigações no campo da Sociolinguística, insistindo que hodiernamente não é mais possível pensar no ensino de Língua Materna (LM) sem levar em consideração o conjunto das variantes sociais. Nesse sentido, sabendo que a língua não é estável e que é constituída de um conjunto de variáveis, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama dos estudos sociolinguísticos, além de uma reflexão acerca do ensino de Língua Materna. Nesse contexto, a presente pesquisa se insere na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-descritivo, embasada em pesquisadores e teóricos que têm a temática em questão como foco. Destarte, compreendemos que os estudos sociolinguísticos têm uma significativa relevância no ensino de LM, por permitir que o contexto sócio-histórico dos usuários da língua seja considerado. 
id UENP-2_1474f528245196b21c4238c768a23b6c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/150
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua maternaSociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna.Nas últimas três décadas, muitos pesquisadores dos Estudos da Linguagem (BAGNO, 2007; TARALLO, 2001, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005) têm se dedicado a investigações no campo da Sociolinguística, insistindo que hodiernamente não é mais possível pensar no ensino de Língua Materna (LM) sem levar em consideração o conjunto das variantes sociais. Nesse sentido, sabendo que a língua não é estável e que é constituída de um conjunto de variáveis, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama dos estudos sociolinguísticos, além de uma reflexão acerca do ensino de Língua Materna. Nesse contexto, a presente pesquisa se insere na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-descritivo, embasada em pesquisadores e teóricos que têm a temática em questão como foco. Destarte, compreendemos que os estudos sociolinguísticos têm uma significativa relevância no ensino de LM, por permitir que o contexto sócio-histórico dos usuários da língua seja considerado. Claraboia2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 26-402357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista, Ruy Martins dos SantosLima, Joanes Magalhães2022-08-12T17:36:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/150Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:07Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
title A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
spellingShingle A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
Batista, Ruy Martins dos Santos
Sociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna.
title_short A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
title_full A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
title_fullStr A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
title_full_unstemmed A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
title_sort A sociolinguística na sala de aula: reflexões acerca do ensino de língua materna
author Batista, Ruy Martins dos Santos
author_facet Batista, Ruy Martins dos Santos
Lima, Joanes Magalhães
author_role author
author2 Lima, Joanes Magalhães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ruy Martins dos Santos
Lima, Joanes Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv Sociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna.
topic Sociolinguística. Variação e Mudança. Ensino. Língua Materna.
description Nas últimas três décadas, muitos pesquisadores dos Estudos da Linguagem (BAGNO, 2007; TARALLO, 2001, 2007; BORTONI-RICARDO, 2005) têm se dedicado a investigações no campo da Sociolinguística, insistindo que hodiernamente não é mais possível pensar no ensino de Língua Materna (LM) sem levar em consideração o conjunto das variantes sociais. Nesse sentido, sabendo que a língua não é estável e que é constituída de um conjunto de variáveis, o presente artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama dos estudos sociolinguísticos, além de uma reflexão acerca do ensino de Língua Materna. Nesse contexto, a presente pesquisa se insere na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico-descritivo, embasada em pesquisadores e teóricos que têm a temática em questão como foco. Destarte, compreendemos que os estudos sociolinguísticos têm uma significativa relevância no ensino de LM, por permitir que o contexto sócio-histórico dos usuários da língua seja considerado. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/150/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 26-40
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422337949696