O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Claraboia |
Texto Completo: | https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/127 |
Resumo: | A língua espanhola é utilizada por mais de 450 milhões de falantes que têm esse idioma como língua materna, segunda ou estrangeira, em mais de 20 países, e seria impossível haver uma unidade linguística homogênea. A língua espanhola possui em si grande variação nos níveis morfossintático, semântico, fonético, fonológico, constituindo sua diversidade nas variantes americanas e peninsular. O ensino do E/LE que se baseasse somente no uso do livro didático não seria capaz de contemplar a diversidade na variação linguística da língua, mesmo porque, pesquisas constataram que a variedade peninsular ainda prevalece sobre as demais variedades americanas. Com relação a essa e outras questões que podemos levantar, o uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) são de grande apoio para complementar as aulas de E/LE, uma vez que, poderíamos através de vídeos, músicas, publicidades, jornais virtuais, e outros recursos, expor as diferentes variedades linguísticas da língua espanhola em diversas situações comunicativas. Levando ao estudante não somente uma visão parcial e padrão da língua, mas diversas visões de seu uso e ampliação de sua competência sociolinguística nas quatro habilidades do ensino e aprendizagem de línguas: falar, ouvir, ler e escrever. |
id |
UENP-2_d9e34f681a4c489c8680b0c16c92dcc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/127 |
network_acronym_str |
UENP-2 |
network_name_str |
Claraboia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/leTDICEspanholA língua espanhola é utilizada por mais de 450 milhões de falantes que têm esse idioma como língua materna, segunda ou estrangeira, em mais de 20 países, e seria impossível haver uma unidade linguística homogênea. A língua espanhola possui em si grande variação nos níveis morfossintático, semântico, fonético, fonológico, constituindo sua diversidade nas variantes americanas e peninsular. O ensino do E/LE que se baseasse somente no uso do livro didático não seria capaz de contemplar a diversidade na variação linguística da língua, mesmo porque, pesquisas constataram que a variedade peninsular ainda prevalece sobre as demais variedades americanas. Com relação a essa e outras questões que podemos levantar, o uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) são de grande apoio para complementar as aulas de E/LE, uma vez que, poderíamos através de vídeos, músicas, publicidades, jornais virtuais, e outros recursos, expor as diferentes variedades linguísticas da língua espanhola em diversas situações comunicativas. Levando ao estudante não somente uma visão parcial e padrão da língua, mas diversas visões de seu uso e ampliação de sua competência sociolinguística nas quatro habilidades do ensino e aprendizagem de línguas: falar, ouvir, ler e escrever.Claraboia2017-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/127Claraboia; n. 8 (2017): linguística; 122-1312357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/127/pdfCopyright (c) 2017 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessBarboza, Carina Mendes2022-08-12T17:35:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/127Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:35:28Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le |
title |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le |
spellingShingle |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le Barboza, Carina Mendes TDIC Espanhol |
title_short |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le |
title_full |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le |
title_fullStr |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le |
title_full_unstemmed |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le |
title_sort |
O uso das TDIC no estudo da variação linguística nas aulas de e/le |
author |
Barboza, Carina Mendes |
author_facet |
Barboza, Carina Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barboza, Carina Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDIC Espanhol |
topic |
TDIC Espanhol |
description |
A língua espanhola é utilizada por mais de 450 milhões de falantes que têm esse idioma como língua materna, segunda ou estrangeira, em mais de 20 países, e seria impossível haver uma unidade linguística homogênea. A língua espanhola possui em si grande variação nos níveis morfossintático, semântico, fonético, fonológico, constituindo sua diversidade nas variantes americanas e peninsular. O ensino do E/LE que se baseasse somente no uso do livro didático não seria capaz de contemplar a diversidade na variação linguística da língua, mesmo porque, pesquisas constataram que a variedade peninsular ainda prevalece sobre as demais variedades americanas. Com relação a essa e outras questões que podemos levantar, o uso das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) são de grande apoio para complementar as aulas de E/LE, uma vez que, poderíamos através de vídeos, músicas, publicidades, jornais virtuais, e outros recursos, expor as diferentes variedades linguísticas da língua espanhola em diversas situações comunicativas. Levando ao estudante não somente uma visão parcial e padrão da língua, mas diversas visões de seu uso e ampliação de sua competência sociolinguística nas quatro habilidades do ensino e aprendizagem de línguas: falar, ouvir, ler e escrever. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/127 |
url |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/127/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claraboia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
publisher.none.fl_str_mv |
Claraboia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Claraboia; n. 8 (2017): linguística; 122-131 2357-9234 reponame:Claraboia instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) instacron:UENP |
instname_str |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
instacron_str |
UENP |
institution |
UENP |
reponame_str |
Claraboia |
collection |
Claraboia |
repository.name.fl_str_mv |
Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||claraboia@uenp.edu.br |
_version_ |
1799317422312783872 |