Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ananias Agostinho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Claraboia
Texto Completo: https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154
Resumo: Neste artigo, reflito sobre como a Linguística Textual pode contribuir com o ensino e a produção de texto na alfabetização. Para tanto, considerando as noções de coesão e de coerência, analiso textos escritos veiculados em materiais didáticos de alfabetização em atividades de leitura e textos escritos por alunos de escolas que adotam esses materiais, com a intenção de demonstrar que os alunos se orientam, de fato, nas atividades de produção textual, pelos modelos de textos que lhe são apresentados em atividades de leitura. A partir das análises realizadas, demonstro a importância e a necessidade de os alunos, desde os anos escolares do período de alfabetização, serem apresentados a textos reais, pertencentes aos mais diversos gêneros de texto. 
id UENP-2_e9683085a8489ae756c3fdce1e99a2a4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/154
network_acronym_str UENP-2
network_name_str Claraboia
repository_id_str
spelling Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetizaçãoLinguística TextualCoesãoCoerênciaAlfabetizaçãoProdução textual.Neste artigo, reflito sobre como a Linguística Textual pode contribuir com o ensino e a produção de texto na alfabetização. Para tanto, considerando as noções de coesão e de coerência, analiso textos escritos veiculados em materiais didáticos de alfabetização em atividades de leitura e textos escritos por alunos de escolas que adotam esses materiais, com a intenção de demonstrar que os alunos se orientam, de fato, nas atividades de produção textual, pelos modelos de textos que lhe são apresentados em atividades de leitura. A partir das análises realizadas, demonstro a importância e a necessidade de os alunos, desde os anos escolares do período de alfabetização, serem apresentados a textos reais, pertencentes aos mais diversos gêneros de texto. Claraboia2018-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 95-1182357-9234reponame:Claraboiainstname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)instacron:UENPporhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154/pdfCopyright (c) 2018 Claraboiainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ananias Agostinho2022-08-12T17:36:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/154Revistahttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboiaPUBhttps://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/oai||claraboia@uenp.edu.br2357-92342357-9234opendoar:2022-08-12T17:36:07Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
title Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
spellingShingle Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
Silva, Ananias Agostinho
Linguística Textual
Coesão
Coerência
Alfabetização
Produção textual.
title_short Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
title_full Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
title_fullStr Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
title_full_unstemmed Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
title_sort Linguística textual e ensino: coesão e coerência na alfabetização
author Silva, Ananias Agostinho
author_facet Silva, Ananias Agostinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ananias Agostinho
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Textual
Coesão
Coerência
Alfabetização
Produção textual.
topic Linguística Textual
Coesão
Coerência
Alfabetização
Produção textual.
description Neste artigo, reflito sobre como a Linguística Textual pode contribuir com o ensino e a produção de texto na alfabetização. Para tanto, considerando as noções de coesão e de coerência, analiso textos escritos veiculados em materiais didáticos de alfabetização em atividades de leitura e textos escritos por alunos de escolas que adotam esses materiais, com a intenção de demonstrar que os alunos se orientam, de fato, nas atividades de produção textual, pelos modelos de textos que lhe são apresentados em atividades de leitura. A partir das análises realizadas, demonstro a importância e a necessidade de os alunos, desde os anos escolares do período de alfabetização, serem apresentados a textos reais, pertencentes aos mais diversos gêneros de texto. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154
url https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.uenp.edu.br/index.php/claraboia/article/view/154/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Claraboia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Claraboia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Claraboia
publisher.none.fl_str_mv Claraboia
dc.source.none.fl_str_mv Claraboia; n. 10 (2018): linguística; 95-118
2357-9234
reponame:Claraboia
instname:UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron:UENP
instname_str UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
instacron_str UENP
institution UENP
reponame_str Claraboia
collection Claraboia
repository.name.fl_str_mv Claraboia - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)
repository.mail.fl_str_mv ||claraboia@uenp.edu.br
_version_ 1799317422343192576