MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Sousa, Ivan Vale
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Ribanceira
Texto Completo: https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076
Resumo: As concepções de leitura dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parauapebas, sudeste do Pará são demonstradas neste trabalho. As ponderações transitam entre os seguintes objetivos: a) abordar a importância do ato de ler; b) refletir acerca da necessidade da família no contexto escolar e na efetivação da formação discente leitora; c) destacar os anseios e percepções dos educandos no processo leitor e, por fim, d) analisar a relação e o acesso dos sujeitos às práticas competentes de leitura. Há a pretensão, ainda, de que as reflexões contribuam na ampliação procedimental da cultura letrada no ensino básico.
id UEPA-2_533d1c149d554309fc75cc51a923a631
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1076
network_acronym_str UEPA-2
network_name_str Revista Ribanceira
repository_id_str
spelling MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURAConcepções de leitura. Processo leitor. Cultura letrada. Ensino básico.As concepções de leitura dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parauapebas, sudeste do Pará são demonstradas neste trabalho. As ponderações transitam entre os seguintes objetivos: a) abordar a importância do ato de ler; b) refletir acerca da necessidade da família no contexto escolar e na efetivação da formação discente leitora; c) destacar os anseios e percepções dos educandos no processo leitor e, por fim, d) analisar a relação e o acesso dos sujeitos às práticas competentes de leitura. Há a pretensão, ainda, de que as reflexões contribuam na ampliação procedimental da cultura letrada no ensino básico.EDUEPA2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076Revista Ribanceira; v. 7 n. 2 (2016); 23-392318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076/682Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Ivan Vale2017-04-05T00:26:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1076Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-04-05T00:26:38Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
title MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
spellingShingle MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
de Sousa, Ivan Vale
Concepções de leitura. Processo leitor. Cultura letrada. Ensino básico.
title_short MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
title_full MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
title_fullStr MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
title_full_unstemmed MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
title_sort MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
author de Sousa, Ivan Vale
author_facet de Sousa, Ivan Vale
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Sousa, Ivan Vale
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções de leitura. Processo leitor. Cultura letrada. Ensino básico.
topic Concepções de leitura. Processo leitor. Cultura letrada. Ensino básico.
description As concepções de leitura dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parauapebas, sudeste do Pará são demonstradas neste trabalho. As ponderações transitam entre os seguintes objetivos: a) abordar a importância do ato de ler; b) refletir acerca da necessidade da família no contexto escolar e na efetivação da formação discente leitora; c) destacar os anseios e percepções dos educandos no processo leitor e, por fim, d) analisar a relação e o acesso dos sujeitos às práticas competentes de leitura. Há a pretensão, ainda, de que as reflexões contribuam na ampliação procedimental da cultura letrada no ensino básico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076
url https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076/682
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
publisher.none.fl_str_mv EDUEPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Ribanceira; v. 7 n. 2 (2016); 23-39
2318-9746
0000-0000
reponame:Revista Ribanceira
instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron:UEPA
instname_str Universidade do Estado do Pará (UEPA)
instacron_str UEPA
institution UEPA
reponame_str Revista Ribanceira
collection Revista Ribanceira
repository.name.fl_str_mv Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)
repository.mail.fl_str_mv ||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br
_version_ 1754571018246029312