MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ribanceira |
Texto Completo: | https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076 |
Resumo: | As concepções de leitura dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parauapebas, sudeste do Pará são demonstradas neste trabalho. As ponderações transitam entre os seguintes objetivos: a) abordar a importância do ato de ler; b) refletir acerca da necessidade da família no contexto escolar e na efetivação da formação discente leitora; c) destacar os anseios e percepções dos educandos no processo leitor e, por fim, d) analisar a relação e o acesso dos sujeitos às práticas competentes de leitura. Há a pretensão, ainda, de que as reflexões contribuam na ampliação procedimental da cultura letrada no ensino básico. |
id |
UEPA-2_533d1c149d554309fc75cc51a923a631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1076 |
network_acronym_str |
UEPA-2 |
network_name_str |
Revista Ribanceira |
repository_id_str |
|
spelling |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURAConcepções de leitura. Processo leitor. Cultura letrada. Ensino básico.As concepções de leitura dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parauapebas, sudeste do Pará são demonstradas neste trabalho. As ponderações transitam entre os seguintes objetivos: a) abordar a importância do ato de ler; b) refletir acerca da necessidade da família no contexto escolar e na efetivação da formação discente leitora; c) destacar os anseios e percepções dos educandos no processo leitor e, por fim, d) analisar a relação e o acesso dos sujeitos às práticas competentes de leitura. Há a pretensão, ainda, de que as reflexões contribuam na ampliação procedimental da cultura letrada no ensino básico.EDUEPA2017-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076Revista Ribanceira; v. 7 n. 2 (2016); 23-392318-97460000-0000reponame:Revista Ribanceirainstname:Universidade do Estado do Pará (UEPA)instacron:UEPAporhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076/682Copyright (c) 2017 Revista Ribanceirainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Sousa, Ivan Vale2017-04-05T00:26:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1076Revistahttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceiraPUBhttps://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/oai||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br2318-97462318-9746opendoar:2017-04-05T00:26:38Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA |
title |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA |
spellingShingle |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA de Sousa, Ivan Vale Concepções de leitura. Processo leitor. Cultura letrada. Ensino básico. |
title_short |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA |
title_full |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA |
title_fullStr |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA |
title_full_unstemmed |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA |
title_sort |
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E CONCEPÇÕES DE LEITURA |
author |
de Sousa, Ivan Vale |
author_facet |
de Sousa, Ivan Vale |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Sousa, Ivan Vale |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções de leitura. Processo leitor. Cultura letrada. Ensino básico. |
topic |
Concepções de leitura. Processo leitor. Cultura letrada. Ensino básico. |
description |
As concepções de leitura dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Parauapebas, sudeste do Pará são demonstradas neste trabalho. As ponderações transitam entre os seguintes objetivos: a) abordar a importância do ato de ler; b) refletir acerca da necessidade da família no contexto escolar e na efetivação da formação discente leitora; c) destacar os anseios e percepções dos educandos no processo leitor e, por fim, d) analisar a relação e o acesso dos sujeitos às práticas competentes de leitura. Há a pretensão, ainda, de que as reflexões contribuam na ampliação procedimental da cultura letrada no ensino básico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076 |
url |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uepa.br/index.php/ribanceira/article/view/1076/682 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Ribanceira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Ribanceira; v. 7 n. 2 (2016); 23-39 2318-9746 0000-0000 reponame:Revista Ribanceira instname:Universidade do Estado do Pará (UEPA) instacron:UEPA |
instname_str |
Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
instacron_str |
UEPA |
institution |
UEPA |
reponame_str |
Revista Ribanceira |
collection |
Revista Ribanceira |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ribanceira - Universidade do Estado do Pará (UEPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ru-98@hotmail.com|| bruna.toscano@uepa.br |
_version_ |
1754571018246029312 |