A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tozetto, Susana Soares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Martinez, Flavia Wegrzyn Magrinelli, Kailer, Priscila Gabriele da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educativa (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14106
Resumo: Este artigo buscou compreender como estão organizados os currículos dos cursos de Pedagogia das instituições públicas do estado do Paraná. Para tanto, foi realizado um levantamento das contribuições que os Projetos Pedagógicos dos cursos trazem para a formação dos pedagogos nessas instituições. Em primeiro lugar, traz-se um olhar para a organização do trabalho do pedagogo no Paraná, considerando diferentes períodos e, também, os momentos pelos quais a formação desses profissionais passou. Em seguida, apresentam-se os cursos de pedagogia nas IES públicas do estado a partir da análise dos Projetos Pedagógicos disponíveis nos sites das instituições. Os resultados apontam que há matrizes curriculares diversas e sob fundamentos teóricos diferentes, de modo a promover a formação de pedagogos no estado com uma pluralidade de concepções. Considera-se, portanto, que a formação inicial do pedagogo no Paraná prevê um árduo trabalho com os fundamentos da educação e com as práticas de ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Pedagogia. Formação do pedagogo. Universidade pública. Abstract Initial teacher education: Pedagogy courses at the public universities of Paraná This paper sought to understand how the curricula of the Pedagogy courses of public institutions in the state of Paraná, Brazil, are organized. For that, a survey was made of the contributions that the Pedagogical Projects of the courses bring to the education of pedagogues in these institutions. Firstly, it is brought up a look at the organization of the work of the pedagogue in Paraná, considering different periods and also the moments by which the education of these professionals passed. Next, the courses of Pedagogy are presented in public HEIs of the state from the analysis of the Pedagogical Projects available on the institutions’ websites. The results indicate that there are different curricular matrices and different theoretical foundations, in order to promote the education of pedagogues in the state with a plurality of conceptions. It is considered, therefore, that the initial education of the pedagogue in Paraná foresees an arduous work with the foundations of education and with the teaching practices in the initial grades of Early Childhood Education and Elementary Education. Keywords: Pedagogy. Education of the pedagogue. Public university. Resumen La formación inicial de profesores: los cursos de Pedagogía en las universidades públicas de Paraná En este artículo se buscó comprender cómo están organizados los planes de estudio de los cursos de Pedagogía de instituciones públicas en el estado de Paraná, Brasil. Para ello, se realizó una encuesta de las contribuciones que los Proyectos Pedagógicos de los cursos aportan a la formación de los pedagogos en estas instituciones. En primer lugar, se observa la organización del trabajo del pedagogo en Paraná, considerando diferentes periodos y también los momentos por los cuales la formación de estos profesionales pasó. A continuación, se presentan los cursos de pedagogía en las IES públicas del estado a partir del análisis de los Proyectos Pedagógicos disponibles en los sitios web de las instituciones. Los resultados indican que hay matrices curriculares diversas y bajo fundamentos teóricos diferentes, para promover la formación de pedagogos en el estado, con una pluralidad de concepciones. Se considera, por lo tanto, que la formación inicial del pedagogo en Paraná prevé un trabajo arduo con los fundamentos de la educación y con las prácticas de enseñanza en la Educación Infantil y en los primeros años de Educación Primaria. Palabras clave: Pedagogía. Formación del pedagogo. Universidad pública.
id UEPG-26_9fb64df2889f21494e4fbd0c46db0216
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/14106
network_acronym_str UEPG-26
network_name_str Práxis Educativa (Online)
repository_id_str
spelling A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do ParanáPedagogiaFormação do pedagogoUniversidade públicaPedagogyEducation of the pedagoguePublic universityPedagogíaFormación del pedagogoUniversidad públicaEste artigo buscou compreender como estão organizados os currículos dos cursos de Pedagogia das instituições públicas do estado do Paraná. Para tanto, foi realizado um levantamento das contribuições que os Projetos Pedagógicos dos cursos trazem para a formação dos pedagogos nessas instituições. Em primeiro lugar, traz-se um olhar para a organização do trabalho do pedagogo no Paraná, considerando diferentes períodos e, também, os momentos pelos quais a formação desses profissionais passou. Em seguida, apresentam-se os cursos de pedagogia nas IES públicas do estado a partir da análise dos Projetos Pedagógicos disponíveis nos sites das instituições. Os resultados apontam que há matrizes curriculares diversas e sob fundamentos teóricos diferentes, de modo a promover a formação de pedagogos no estado com uma pluralidade de concepções. Considera-se, portanto, que a formação inicial do pedagogo no Paraná prevê um árduo trabalho com os fundamentos da educação e com as práticas de ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Pedagogia. Formação do pedagogo. Universidade pública. Abstract Initial teacher education: Pedagogy courses at the public universities of Paraná This paper sought to understand how the curricula of the Pedagogy courses of public institutions in the state of Paraná, Brazil, are organized. For that, a survey was made of the contributions that the Pedagogical Projects of the courses bring to the education of pedagogues in these institutions. Firstly, it is brought up a look at the organization of the work of the pedagogue in Paraná, considering different periods and also the moments by which the education of these professionals passed. Next, the courses of Pedagogy are presented in public HEIs of the state from the analysis of the Pedagogical Projects available on the institutions’ websites. The results indicate that there are different curricular matrices and different theoretical foundations, in order to promote the education of pedagogues in the state with a plurality of conceptions. It is considered, therefore, that the initial education of the pedagogue in Paraná foresees an arduous work with the foundations of education and with the teaching practices in the initial grades of Early Childhood Education and Elementary Education. Keywords: Pedagogy. Education of the pedagogue. Public university. Resumen La formación inicial de profesores: los cursos de Pedagogía en las universidades públicas de Paraná En este artículo se buscó comprender cómo están organizados los planes de estudio de los cursos de Pedagogía de instituciones públicas en el estado de Paraná, Brasil. Para ello, se realizó una encuesta de las contribuciones que los Proyectos Pedagógicos de los cursos aportan a la formación de los pedagogos en estas instituciones. En primer lugar, se observa la organización del trabajo del pedagogo en Paraná, considerando diferentes periodos y también los momentos por los cuales la formación de estos profesionales pasó. A continuación, se presentan los cursos de pedagogía en las IES públicas del estado a partir del análisis de los Proyectos Pedagógicos disponibles en los sitios web de las instituciones. Los resultados indican que hay matrices curriculares diversas y bajo fundamentos teóricos diferentes, para promover la formación de pedagogos en el estado, con una pluralidad de concepciones. Se considera, por lo tanto, que la formación inicial del pedagogo en Paraná prevé un trabajo arduo con los fundamentos de la educación y con las prácticas de enseñanza en la Educación Infantil y en los primeros años de Educación Primaria. Palabras clave: Pedagogía. Formación del pedagogo. Universidad pública.Universidade Estadual de Ponta Grossa2019-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1410610.5212/PraxEduc.v.15.14106.005Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-18Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-18Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-18Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-181809-43091809-4031reponame:Práxis Educativa (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14106/209209211278https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14106/209209213258Copyright (c) 2019 Práxis Educativainfo:eu-repo/semantics/openAccessTozetto, Susana SoaresMartinez, Flavia Wegrzyn MagrinelliKailer, Priscila Gabriele da Luz2020-04-16T20:30:13Zoai:uepg.br:article/14106Revistahttp://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativaPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/oaipraxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br1809-43091809-4031opendoar:2020-04-16T20:30:13Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná
title A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná
spellingShingle A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná
Tozetto, Susana Soares
Pedagogia
Formação do pedagogo
Universidade pública
Pedagogy
Education of the pedagogue
Public university
Pedagogía
Formación del pedagogo
Universidad pública
title_short A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná
title_full A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná
title_fullStr A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná
title_full_unstemmed A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná
title_sort A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná
author Tozetto, Susana Soares
author_facet Tozetto, Susana Soares
Martinez, Flavia Wegrzyn Magrinelli
Kailer, Priscila Gabriele da Luz
author_role author
author2 Martinez, Flavia Wegrzyn Magrinelli
Kailer, Priscila Gabriele da Luz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tozetto, Susana Soares
Martinez, Flavia Wegrzyn Magrinelli
Kailer, Priscila Gabriele da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia
Formação do pedagogo
Universidade pública
Pedagogy
Education of the pedagogue
Public university
Pedagogía
Formación del pedagogo
Universidad pública
topic Pedagogia
Formação do pedagogo
Universidade pública
Pedagogy
Education of the pedagogue
Public university
Pedagogía
Formación del pedagogo
Universidad pública
description Este artigo buscou compreender como estão organizados os currículos dos cursos de Pedagogia das instituições públicas do estado do Paraná. Para tanto, foi realizado um levantamento das contribuições que os Projetos Pedagógicos dos cursos trazem para a formação dos pedagogos nessas instituições. Em primeiro lugar, traz-se um olhar para a organização do trabalho do pedagogo no Paraná, considerando diferentes períodos e, também, os momentos pelos quais a formação desses profissionais passou. Em seguida, apresentam-se os cursos de pedagogia nas IES públicas do estado a partir da análise dos Projetos Pedagógicos disponíveis nos sites das instituições. Os resultados apontam que há matrizes curriculares diversas e sob fundamentos teóricos diferentes, de modo a promover a formação de pedagogos no estado com uma pluralidade de concepções. Considera-se, portanto, que a formação inicial do pedagogo no Paraná prevê um árduo trabalho com os fundamentos da educação e com as práticas de ensino na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Pedagogia. Formação do pedagogo. Universidade pública. Abstract Initial teacher education: Pedagogy courses at the public universities of Paraná This paper sought to understand how the curricula of the Pedagogy courses of public institutions in the state of Paraná, Brazil, are organized. For that, a survey was made of the contributions that the Pedagogical Projects of the courses bring to the education of pedagogues in these institutions. Firstly, it is brought up a look at the organization of the work of the pedagogue in Paraná, considering different periods and also the moments by which the education of these professionals passed. Next, the courses of Pedagogy are presented in public HEIs of the state from the analysis of the Pedagogical Projects available on the institutions’ websites. The results indicate that there are different curricular matrices and different theoretical foundations, in order to promote the education of pedagogues in the state with a plurality of conceptions. It is considered, therefore, that the initial education of the pedagogue in Paraná foresees an arduous work with the foundations of education and with the teaching practices in the initial grades of Early Childhood Education and Elementary Education. Keywords: Pedagogy. Education of the pedagogue. Public university. Resumen La formación inicial de profesores: los cursos de Pedagogía en las universidades públicas de Paraná En este artículo se buscó comprender cómo están organizados los planes de estudio de los cursos de Pedagogía de instituciones públicas en el estado de Paraná, Brasil. Para ello, se realizó una encuesta de las contribuciones que los Proyectos Pedagógicos de los cursos aportan a la formación de los pedagogos en estas instituciones. En primer lugar, se observa la organización del trabajo del pedagogo en Paraná, considerando diferentes periodos y también los momentos por los cuales la formación de estos profesionales pasó. A continuación, se presentan los cursos de pedagogía en las IES públicas del estado a partir del análisis de los Proyectos Pedagógicos disponibles en los sitios web de las instituciones. Los resultados indican que hay matrices curriculares diversas y bajo fundamentos teóricos diferentes, para promover la formación de pedagogos en el estado, con una pluralidad de concepciones. Se considera, por lo tanto, que la formación inicial del pedagogo en Paraná prevé un trabajo arduo con los fundamentos de la educación y con las prácticas de enseñanza en la Educación Infantil y en los primeros años de Educación Primaria. Palabras clave: Pedagogía. Formación del pedagogo. Universidad pública.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14106
10.5212/PraxEduc.v.15.14106.005
url https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14106
identifier_str_mv 10.5212/PraxEduc.v.15.14106.005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14106/209209211278
https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14106/209209213258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Práxis Educativa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Práxis Educativa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Ponta Grossa
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-18
Práxis Educativa; Vol. 15 (2020): Publicação contínua; 1-18
Práxis Educativa; V. 15 (2020): Publicação contínua; 1-18
Práxis Educativa; v. 15 (2020): Publicação contínua; 1-18
1809-4309
1809-4031
reponame:Práxis Educativa (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Práxis Educativa (Online)
collection Práxis Educativa (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educativa (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv praxiseducativa@uepg.br||praxiseducativa@uepg.br
_version_ 1789802427550007296